Buscar

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DA CRIANÇA E ADOL 1

Prévia do material em texto

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DA CRIANÇA E ADOL. TEÓRICO
	
	 1a Questão (Ref.: 201502353378)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	3. Sobre o exame físico do recém-nascido a termo marque a opção correta
		
	
	Em função dos tocotraumatismos, a enfermagem deve atenção especial ao cefalohematoma, pois se deve ao acúmulo de sangue entre o periósteo e o osso produzindo edema que cruza as linha de sutura, podendo se expandir.
	
	A pele geralmente é corada e é comum a acrocianose nas primeiras horas de vida
	 
	A icterícia pode aparecer em recém-nascidos a termo e saudáveis, mas é preocupante se aparece nas primeiras 24 horas de vida
	
	As respirações são geralmente torácicas e variam de 40 a 50 mrpm e a freqüência cardíaca varia de 80-100 bpm
	
	e) A solução de nitrato de prata a 1% e a fitonadiona devem ser administrados nos cuidados imediatos ao recém-nascido no berçário
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502353159)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere a legislação à saúde da criança, nos últimos 70 anos, importantes leis e portarias foram publicadas no país, a fim de assegurar o direito da criança brasileira. Atualmente, a legislação brasileira trata de uma série de temas, como imunização, aleitamento materno, atenção à saúde do recém-nascido, nutrição, prevenção de acidentes e violências dentre muitos outros aspectos relacionados às políticas públicas de saúde da criança. Com base nessas informações, assinale a assertiva INCORRETA:
		
	
	O Alojamento conjunto, instituído pela portaria Inamps/MS nº 18 estabelece normas e torna obrigatória a permanência do bebê ao lado da mãe, 24h por dia, através do Sistema de Alojamento Conjunto nos hospitais públicos e conveniados.
	
	No que se trata da transmissão vertical do HIV, a portaria GM/MS nº 1.930 qualifica estados para o recebimento de recursos adicionais para disponibilização da fórmula infantil às crianças expostas ao HIV verticalmente.
	
	O Hospital Amigo da Criança, através da portaria MS nº 1.117 define valores de remuneração dos estabelecimentos de saúde credenciados como Amigo da Criança.
	 
	Em situações de maus tratos contra crianças, a portaria MS nº 1.968 dispõe sobre a comunicação de casos confirmados de maus tratos contra crianças.
	
	Nas normas para comercialização de alimentos para lactentes, a portaria MS nº 2.051 estabelece os novos critérios da Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, através das recomendações para o não uso de bicos artificiais e mamadeiras.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502353255)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A partir da Conferência Internacional de Alma-Ata em 1978 sobre os cuidados primários de saúde em nível mundial, introduziu-se um novo pensamento modelo de saúde com o intuito de melhorar as desfavoráveis condições de saúde da população infantil brasileira. O Ministério da Saúde criou a partir de 1984 o PAISC cujo objetivo principal era:
		
	
	Melhorar a qualidade da assistência neonatal;
	 
	Reduzir a morbimortalidade na faixa etária de 0 a 5 anos de idade;
	
	Contribuir para a redução do risco de infecção hospitalar.
	
	Reduzir o tempo de separação mãe e filho;
	
	Diminuição da incidência e ou gravidade dos casos de doenças infecciosas;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502353113)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O crescimento é caracterizado pela multiplicação das células e aumento de tamanho, resultando em aumento de peso do todo ou de qualquer de suas partes. É portanto, considerado um bom parâmetro para a avaliação do crescimento da criança por ser cumulativo, progressivo e não sofrer regressões. Com relação a estatura, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	No 2º ano de vida a criança cresce em torno de 10cm ao ano.
	
	Entre o 3 a 11 anos as crianças crescem em média 5-6 cm ao ano.
	
	No 1º ano a criança aumenta 25 cm, sendo 15 cm no 1º semestre e 10 cm no 2º semestre.
	
	Até os 2 anos, o comprimento deve ser medido na posição deitada em superfície rígida com auxílio de duas pessoas.
	 
	O crescimento linear ou altura é resultado do crescimento esquelético e permanece uniforme ao longo da vida.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502353149)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O histórico de enfermagem consiste em um guia sistematizado para levantamento de dados. Para os enfermeiros que atuam em pediatria, cabem habilidades específicas para quer a construção do histórico de enfermagem seja bem sucedido, tais como: capacidade de observação, comunicação e interação com o paciente, além do conhecimento científico. Com relação aos tópicos a serem abordados no histórico de enfermagem, correlacione e em seguida, marque a sequência correta: A - Identificação B- características comportamentais C - hábitos de vida D -Participação da família E - Avaliação física ( ) alimentação, sono e repouso, atividades, recreação e lazer. ( ) avaliação de peso, estatura e perímetros ( ) nome, apelido, sexo, idade, data do nascimento e escolaridade. ( ) cuidado principal e outras pessoas significativas para a criança ( ) temperamento, movimentos incomuns, uso de objetos preferidos
		
	
	C, A, E, D, B
	
	A, C, E, B, D
	
	B, D, C, A, E
	 
	C, E, A, D, B
	
	B, D, A, E, C

Outros materiais