Buscar

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DA MULHER TEÓRICO 2

Prévia do material em texto

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DA MULHER TEÓRICO
	
	 1a Questão (Ref.: 201502352559)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Quando uma mulher é diagnosticada com câncer de mama, ela enfrenta um tratamento que muitas vezes, muda a forma de seu corpo. Pela consulta de enfermagem, o enfermeiro oportuniza à cliente o tempo necessário para fazer perguntas e discutir quaisquer preparações necessárias para o seu tratamento. Assim, o enfermeiro envolvido no plano de tratamento a uma mulher com câncer de mama, consegue identificar os seguintes diagnósticos de enfermagem: I - Alteração da imagem corporal relacionada com a perda de feminilidade. II - Medo relacionado com o diagnóstico de câncer. III - falta de conhecimento relacionado com as opções de tratamento contra o câncer. Diante dos diagnósticos, estão corretas as seguintes assertivas relacionadas ao câncer de mama:
		
	
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
	
	Apenas a assertiva III está correta
	 
	Todas as assertivas estão corretas
	 
	As assertivas II e III estão corretas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502352577)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre as características e tratamento das lesões genitais causadas por doenças sexualmente transmissíveis, é CORRETO afirmar que:
		
	 
	a sífilis primária manifesta-se por pequenas pápulas transitórias e pouco dolorosas, ou por úlceras superficiais que podem supurar.
	
	o herpes genital manifesta-se por vesículas agrupadas sobre uma base eritematosa e edemaciada, que se rompem, deixando úlceras superficiais e pouco dolorosas. O tratamento e a cura definitiva do herpes genital são realizados com base no tratamento medicamentoso, banhos de assento e orientação sobre práticas sexuais seguras.
	
	o lifogranuloma venéreo manifesta-se com úlcera limpa, endurecida, superficial e não hipersensível, linfadenopatia regional discreta.
	 
	o exantema maculopapular, incluindo palmas das mãos e solas do pés, lesões condilomatosas, febre e linfadenopatia generalizada são manifestações clínicas da sífilis secundária.
	
	o condiloma acuminado é diagnosticado pelo esfregaço de Papanicolau ou por biopsia, e o tratamento inclui tratamento tópico com múltiplas aplicações de acido tricloroacético a 60%; são raras as recidivas após o tratamento.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502352647)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os elevados índices de incidência e mortalidade por câncer de colo do útero e de mama no Brasil justificam a implantação de estratégias efetivas de controle dessas doenças que incluam ações de promoção à saúde, prevenção e detecção precoce, tratamento e cuidados paliativos, quando esses se fizerem necessários. Assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	São considerados fatores de risco para o câncer de colo do útero, entre outros, a multiplicidade de parceiros, história de infecções sexualmente transmissíveis, idade precoce na primeira relação sexual e o uso prolongado de contraceptivos orais
	
	O Câncer de Colo de Útero é uma doença de crescimento lento e silencioso. Na fase pré-clínica ocorrem transformações intraepiteliais progressivas importantes detectadas somente através da realização periódica do exame preventivo do colo do útero, pois não existem sintomas. Já na fase mais avançada, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor
	 
	O rastreamento do câncer de mama indicado pelo Ministério da Saúde incluem o exame clínico das mamas em todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade com periodicidade anual e a mamografia nas mulheres com idade entre 50 a 69 anos de idade, com intervalo de no máximo 2 anos entre os exames
	 
	A história familiar é um importante fator de risco para o câncer de mama, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) forem acometidas antes dos 50 anos de idade. Outros fatores de risco para o câncer de mama incluem: atividade física regular, menarca tardia, dieta rica em fibras e pobre em gordura animal
	
	Segundo o Ministério da Saúde, o exame preventivo deve ser realizado em mulheres de 25 a 64 anos de idade, uma vez por ano e, após dois exames anuais consecutivos negativos, a cada três anos
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502352630)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em consulta ginecológica, uma mulher de 35 anos de idade apresentou queixas de dispareunia e leucorreia. Ao exame, foram observadas lesões exofíticas verrucosas de tamanho variável nas regiões da vulva e períneo, além de corrimento acinzentado cremoso no colo uterino. O quadro clínico descrito nesse caso hipotético sugere:
		
	
	Cancro duro e candidíase.
	
	Tricomoníase e herpes genital.
	 
	HPV e vaginose bacteriana.
	
	Sífilis e vaginose bacteriana.
	 
	HPV, exclusivamente.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502352765)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O climatério é definido pela Organização Mundial da Saúde como uma fase biológica da vida e não um processo patológico. A menopausa é um marco dessa fase, correspondendo ao último ciclo menstrual. A respeito dos seus conhecimentos sobre climatério, assinale a alternativa incorreta
		
	 
	Mulheres histerectomizadas tem menopausa instalada artificialmente, mas permanecem com função normal ovariana
	 
	A menopausa acontece geralmente em torno dos 48 aos 50 anos de idade, podendo ocorrer pequenas variações de mulher pra mulher.
	 
	A menopausa é somente reconhecida depois de passados 12 meses da sua ocorrência, em qualquer fase da vida da mulher
	 
	Oscilação importante na produção de estrogênios e androgênios nos anos que antecedem a menopausa podem acarretar ciclos menstruais irregulares
	 
	A menopausa se instala quando há um esgotamento folicular ou insensibilidade dos receptores de gonadotrofinas nos folículos.

Outros materiais