Buscar

ciencia politica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão 
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na retórica são aplicadas algumas indispensáveis técnicas discursivas, a saber: 0,5 ponto) 1 - aparentar ao ouvinte transmissão de segurança no que afirma, convicção, certeza, evidência, o absolutamente correto; 2 - convencer, persuadir, sempre com a preocupação com a verdade do conteúdo; 3 - argumentar bem; 4 - usar uma linguagem compreensível, de fácil entendimento, comum, popular; 5 - direcionar a mensagem com o objetivo de alcançar diretamente parte do público ouvinte, sem parecer generalista;
		
	 
	Apenas as alternativas 1, 3 e 5 estão corretas ;
	
	Apenas a alternativa 4 está correta.
	
	Apenas as alternativas 2 e 3 estão corretas;
	
	Todas as alternativas estão corretas;
	
	As alternativas 2 e 5 estão incorretas;
		
	
	
	 2a Questão 
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale as alternativas corretas:
		
	 
	4. Legalidade: regras mais ou menos permanentes e válidas, sejam ou não obra da razão, que possam abrigar os indivíduos de uma conduta arbitrária e imprevisível dos governantes.
	 
	5. A única sociedade em que a autoridade se origina sem formalidades é a família natural. A autoridade pertence ao casal que a constitui. O primeiro pacto social é a família.
	 
	3. Legitimidade: regra, em virtude da qual, se julga que um poder deve ou não ser obedecido.
	 
	1. O poder coercitivo é utilizado para se conseguir o que quer com base em: ameaças e punições;
	 
	2. Autoridade ou poder de direito: é o direito estabelecido para tomar decisões e ordenar ações de outrem, a legitimação do poder através da incorporação de um conteúdo jurídico/moral, ou seja, normas ritualizadas nos costumes ou codificadas no direito.
		
	
	
	 3a Questão 
	Pontos: 0,1  / 0,1
	MARQUE A ALTERNATIVA INCORRETA:
		
	
	Política é a ciência da governança de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses.
	
	O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público.
	
	Na ciência política, trata-se da forma de atuação de um governo em relação a determinados temas sociais e econômicos de interesse público: política educacional, política de segurança, política salarial, política habitacional, política ambiental, etc.
	 
	A política é uma forma de corrupção de defesa de interesses de apenas alguns grupos particulares.
	
	O sistema político é uma forma de governo que engloba instituições políticas para governar uma Nação.
		
	
	
	 4a Questão 
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a opção correta sobre o pensamento de Rousseau sobre a constituição da cidadania.
		
	
	A ordem estabelecida mediante o contrato social sucede ao Estado de natureza, uma condição original da humanidade, historicamente demonstrável, no qual o homem vivia como um bom selvagem.
	 
	A vontade geral é soberana e sempre pode legitimamente se pronunciar sobre o corpo da nação, pois o soberano é o povo no estado ativo e o povo é o soberano no estado passivo
	
	A liberdade resulta do livre consentimento a uma lei estrita e inviolável, a qual os indivíduos acatam por ter sido aprovada segundo regras legítimas de maioria.
	
	Mediante o contrato social constitui-se um corpo moral coletivo pelo qual todas as vontades individuais compõem a vontade geral, que é a soma dos interesses de cada um, logo, a base da sociedade.
	
	A desigualdade da propriedade é um problema moral, um fato que nenhum homem jamais pode aceitar, somente sendo admissível a distribuição desigual da força física e dos dons mentais.
		
	
	
	 5a Questão
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Três razões fazem ver que este governo é o melhor. A primeira é que é o mais natural e se perpetua por si próprio... A segunda razão é que esse governo é o que interessa mais a conservação do Estado... A terceira razão tira-se da dignidade das casas reais..." ANDERSON, Perry. Linhagens do estado absolutista. São Paulo, Brasiliense, 1985. p. 18. Segundo Perry Anderson, um dos maiores estudiosos do absolutismo Ocidental, este era apenas um aparelho de dominação feudal recolocado e reforçado, destinado a sujeitar as massas camponesas à sua posição social tradicional...Visando a dominação ideológica, foram criadas inúmeras teorias, cujo objetivo era justificar o poder centralizado dos reis, na formação dos Estados Modernos. Correlacionando os principais teóricos do Absolutismo às suas idéias, 1) Thomas Hobbes e H. Grotius ( ) "o trono real não é o trono de um homem, mas do próprio Deus...". 2) Nicolau Maquiavel ( ) "o Príncipe não deve se importar com se expor à infâmia dos vícios, sem os quais seria difícil salvar o poder...". 3) Jean Bodin e Jacques Bossuet ( ) um governo deve ser forte, para que a paz e a ordem sejam mantidas, evitando assim que o homem se torne "Lobo do Próprio Homem". A opção correta é:
		
	
	2, 3, 1.
	 
	3, 2, 1.
	
	1, 3, 2.
	
	3, 1, 2.
	
	1, 2, 3.

Outros materiais