Buscar

exercicios de sistema de informação

Prévia do material em texto

Assinale a alternativa incorreta:
		
	
	SPT são sistemas que provêm informações de cunho operacional;
	
	Em geral os SIE possuem informação para gerar um diferencial competitivo, atende a direção das empresas;
	
	SIG tem como principal objetivo melhorar o processo de tomada de decisão;
	
	Existem partes dos Sistemas de informação que não são Tecnologia da informação;
	 
	SIG em geral definem os rumos estratégicos das empresa;
	
	 2a Questão (Ref.: 201702797836)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a alternativa errada sobre aplicações dos sistemas de informação.
		
	
	Com o crescimento da internet as empresas estão interconectadas e possuem sistemas globalizados de e-Business e e-Commerce.
	
	A implementação de sistemas de informação dentro de uma organização pode ser dispendiosa. Custos de implementação incluem não só a instalação dos sistemas, mas também sessões de treinamento de funcionários.
	
	Sistemas de informações de empresas ajudam no desenvolvimento de um maior número de sistemas na empresa. Adoção de sistemas de informações simplifica os processos de negócios e elimina atividades desnecessárias.
	 
	Os primeiros sistemas de informação utilizados pelas empresas foram os do tipo de apoio à decisão.
	
	O sucesso a longo prazo de uma empresa depende da adequação de seus planos estratégicos. Uma equipe de gestão da organização utiliza sistemas de informação para formular planos estratégicos e tomar decisões para a longevidade da organização e prosperidade.
	
	 3a Questão (Ref.: 201702168690)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O que os usuários finais devem saber sobre sistemas de informação, quanto a "conceitos básicos"?
		
	
	conceitos básicos, tecnologia de sistemas, aplicações industriais, processos de negócio e desafios gerenciais;
	
	sistemas da computação, conceitos básicos, tecnologia do negócio, aplicações empresariais e processos operacionais;
	
	conceitos básicos, tecnologia da informação, aplicações empresariais, processos de desenvolvimento e desafios gerenciais.
	 
	conceitos comportamentais, técnicos e administrativos fundamentais sobre os componentes e papéis dos sistemas de informação;
	
	fundamento de sistemas, tecnologia da informação, redes sem fio, processos operacionais e de negócio;
	
	 4a Questão (Ref.: 201702417855)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as sentenças sobre dados, informação e conhecimento e, em seguida, assinale a alternativa verdadeira:
I) As informações são elementos brutos, sem significado, desvinculados da realidade, tem sintaxe, mas não semântica.
 II)Os dados são determinados por um conjunto de informações.
III) Conhecimento é um conjunto de informações contextualizadas e dotadas de semânticas inerentes ao agente que o detém, seja a mente humana ou não.
IV) Dados e informações possuem relativa facilidade de captura, estruturação, transferência e armazenagem, já o conhecimento tem muita dificuldade em realizar essas operações.
V) Dados fornecem informações valiosas para análise de situação.
		
	 
	Somente as sentenças I, III,V estão corretas.
	 
	Somente a sentença I é correta.
	 
	Todas as sentenças são corretas.
	 
	Somente as sentenças II,III e V estão corretas.
	 
	Somente a sentença III, IV estão corretas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702172036)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual a ferramenta que permite a análise multidimensional de dados, de forma que os usuários vejam os mesmos dados de diferentes maneiras, pois usa múltiplas dimensões?
		
	
	CASE
	
	Data mining
	
	ITIL
	 
	OLAP
	
	SGBD
	 1a Questão (Ref.: 201702171989)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sistema que está relacionado com a tomada de decisão gerencial referente aos processos de negócios que agregam valor à organização. Devem oferecer condições para auxiliar os tomadores de decisão a lidar com problemas não estruturados e não rotineiros, portanto mais complexos. Esse sistema é o:
		
	
	SIS
	
	SPA
	 
	SAD
	
	SIG
	
	SPD
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201702174079)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação à Teoria de Sistemas, maque a única opção INCORRETA:
		
	
	Vários sistemas possuem a propriedade da homeostase, que em poucas palavras é a característica de manter o meio interno estável, mesmo diante de mudanças no meio externo.
	
	Todo sistema possui um objetivo geral a ser atingido
	 
	Todos os sistemas devem ser informatizados para otimização das tarefas e processos
	
	A boa integração dos elementos componentes do sistema é chamada sinergia, determinando que as transformações ocorridas em uma das partes influenciarão todas as outras
	
	Um circuito elétrico pode ser considerado um exemplo de sistema em Engenharia.
	
	 3a Questão (Ref.: 201703189364)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Entre os componentes que formam a estrutura de um sistema de informação, 2 deles se destacam, pois grande parte do capital intelectual da organização vai residir neles. Quais são esses componentes?
		
	
	SOFTWARE E HARDWARE
	
	HARDWARE E MIDDLEWARE
	
	MIDDLEWARE E DATAWARE
	
	DATAWARE E HARDWARE
	 
	PEOPLEWARE E SOFTWARE
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201702822635)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais. Neste contexto a diretoria da Cia. Miriti, empresa de Escritório Central de Contabilidade Empresarial, com filiais em todo o Brasil, preocupada com a guarda e segurança de seus arquivos de dados, das informações que envolvem o Processamento Eletrônico, utiliza do GED e da perfeita reconstituição de relatórios e demonstrações contábeis, reúne-se com a área responsável para estabelecer as normas e os procedimentos de segurança que deverão ser adotados em relação ao assunto. Qual é o procedimento que a empresa deve adotar para assegurar a recuperação de seus dados?
		
	 
	Criar um setor de armazenamento, de modo que todos os arquivos de dados estejam na sede da empresa e mídias de backup localizada há quilômetros de distância do centro de dados, evitando caso ocorra um desastre de natureza física, onde o que quer que tenha destruído seus computadores, também destruiria os backups localizados próximos dos computadores.
	 
	Exigir que todos os documentos sejam guardados durante a existência da empresa com utilização de software confiável que deve fazer o backup do que for necessário e quando for necessário, de acordo com conceito de disponibilidade.
	 
	Permitir que os funcionários tenham acesso limitado, implantando o conceito de acessibilidade por competência ao dispositivo de backup e ao software necessário para restaurar os dados pela mídia de backup da empresa.
	 
	Determinar que os procedimentos sistêmicos e os controles do sistema sejam apenas de conhecimento do departamento de TIC da empresa e utilizar de monitoramento de ambientes e treinamento sobre interações humanas evitando o método de engenharia social.
	 
	Cuidar para que existam cópias de segurança e centros de contingências de processamento de dados para prever eventuais erros no Software ou Hardware.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201702172000)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual o tipo de relacionamento comercial existente entre uma montadora de veículos e fornecedoras de peças?
		
	
	C2M
	
	C2C
	 
	B2B
	
	B2C
	
	B2M
	1a Questão (Ref.: 201703153201)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Tecnologia da Informação (TI) pode ser entendida como o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação. Que papel esses recursos desempenham? Marque as alternativas verdadeiras.Em SI, a tecnologia da informação deixa de ser um componente principal, pouco utilizado para alcançar os fins desejados.
	 
	conjunto de recursos não humanos que desempenha uma ou mais tarefas de processamento das informações do SI tal como coletar, transmitir, armazenar, recuperar, manipular e exibir dados.
	 
	A tecnologia aperfeiçoa ou adiciona eficiência a uma tarefa. Ela é um facilitador, um componente. A tecnologia não cria diretamente a satisfação da empresa e dos seus usuários.
	 
	O principal benefício que a TI traz para as organizações é a capacidade de melhorar a qualidade e a disponibilidade de informações e conhecimentos importantes para a empresa, seus clientes e fornecedores
	 
	Nenhuma das anteriores
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201702171989)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sistema que está relacionado com a tomada de decisão gerencial referente aos processos de negócios que agregam valor à organização. Devem oferecer condições para auxiliar os tomadores de decisão a lidar com problemas não estruturados e não rotineiros, portanto mais complexos. Esse sistema é o:
		
	
	SIG
	
	SPA
	
	SIS
	
	SPD
	 
	SAD
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201702752597)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A meta dos sistemas de informações é a produção de produtos de informação apropriados para os usuários finais. Este conceito está relacionado à qual atividade dos sistemas de informação.
		
	 
	Saída de Produtos da Informação.
	
	Controle de Desempenho do Sistema.
	
	Transformar os Dados em Informação.
	
	Entrada de Recursos de Dados.
	
	Armazenamento de Recursos de Dados.
		
	
	Marque verdadeiro ou falso sobre os desafios de TI.
		
	 
	O desenvolvimento ou o aperfeiçoamento das tecnologias e dos sistemas de informação para a organização e a administração dos esforços de desenvolvimento de especialistas de sistemas e outros usuários constitui um importante desafio para muitos profissionais da atualidade.
	 
	O sucesso de um sistema de informação deve ser medido pela eficiência em minimizar custos, tempo e o uso dos recursos de informação, bem como pela eficácia da tecnologia da informação no apoio às estratégias da organização, na sua estrutura e cultura, com intuito de aumentar o valor da organização para os negócios e para os clientes.
	 
	A tecnologia da informação não traz problemas aos gerentes, promovendo apenas ferramentas para solução.
	 
	A utilização estratégica e bem sucedida dos sistemas de informação não depende da ênfase no aperfeiçoamento contínuo e no desenvolvimento de sistemas de informação, visto que um bom sistema de gestão uma vez customizado à organização sempre atenderá suas necessidades.
	 
	O uso da tecnologia da informação nos negócios impacta sobremaneira a sociedade, podendo trazer consequências positivas e negativas. Os gestores de TI detêm o poder de influenciar vidas e têm um papel fundamental nessa discussão.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201702173067)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um dos recursos básicos dos sistemas de informação são os "Recursos de Rede", que em geral são caracterizados por:
		
	
	Redes e Servidores;
	
	Informações sobre a dinâmica e situação de comunicação entre os sistemas;
	
	Elementos dos sistemas operacionais e de softwares básicos.
	 
	Meios de comunicação, processamento de comunicações, acesso a redes e software de controle;
	
	Programas de firewall e de aplicativos básicos;
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201703262571)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para ser considerado um ERP, uma suíte de softwares deve conter funcionalidades que abordem
		
	 
	pelo menos duas áreas de uma organização.
	
	todas as áreas de uma organização.
	
	pelo menos as áreas financeiras de uma organização.
	
	pelo menos as áreas operacionais de uma organização.
	
	toda a operação logística e o estoque da empresa.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201702166172)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O desempenho organizacional da empresa Oliex Petrolífera depende cada vez mais de um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) bem estruturado, com capacidade de processamento de informações e de dados a fim de garantir sua efetiva utilidade aos diversos processos administrativos. Para administração da empresa, o SIG é particularmente importante em virtude de:
		
	
	Incrementar as informações e dados favoráveis à rotatividade organizacional, possibilitando a diminuição do quadro funcional da área de informática da empresa
	 
	Ajudar a organização a atingir suas metas, fornecendo aos administradores uma visão das operações da empresa, de modo a melhorar o controle, a organização e o planejamento
	
	Determinar o fechamento dos dados e das informações específicas dos balanços patrimoniais da empresa a tempo de serem avaliados gerencialmente antes do processo de auditoria externa
	
	Incrementar as informações e dados favoráveis à rotatividade organizacional, possibilitando o auxílio de uma auditoria externa
	
	Sugerir um redesenho organizacional que possibilite a melhor avaliação do seu potencial de crescimento, visando a um aumento de mercado
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201702198618)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa que representa os critérios utilizados para aplicações que são convenientes para o desenvolvimento de sistemas especialistas.
		
	
	Domínio, know-how, consolidação, estrutura e agregação.
	
	Domínio, drill-down, consolidação, estrutura e agregação.
	 
	Domínio, Know-how, complexidade, estrutura e disponibilidade.
	
	Estrutura, seleção, complexidade, controle e disponibilidade.
	
	Drill-down, Know-how, consolidação, estrutura e disponibilidade.
	
	 4a Questão (Ref.: 201702173080)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto aos tipos de Sistemas de Informação, temos os Sistemas de Apoio às Operações, os quais dividimos em:
		
	 
	Processamento de Transações, Controle de Processos e Colaborativos;
	
	Processamento, Controle e Apoio à Decisão.
	
	Apoio, Gerencial e Colaborativos;
	
	Operações Básicas, Suporte e Controle;
	
	Transações, Controle e de Decisão;
	
	 5a Questão (Ref.: 201703189078)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Responda (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas: ( ) Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar com os diversos departamentos de uma empresa. ( ) Como características de um ERP tem-se: Base de dados única; modular; capaz de interagir com outros sistemas de informação, dentre outras. ( ) Todos os ERPs são gratuitos. ( ) Como uma desvantagem do ERP tem-se os custos de hardware e infra-estrutura.
		
	
	VVFF
	
	VVVF
	 
	VVFV
	
	FFFV
	
	VVVV

Continue navegando