Buscar

linguagem da arte e regionalidades aula 06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201703213030)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Leia os seguinte fragmento sobre relações étnicas no Brasil Colônia: 
 
O cultivo da cana-de-açúcar, produto rentável no mercado europeu, exigia produção em larga escala, não apenas na plantação, mas também na colheita e no processamento. A primeira solução encontrada para a mão-de-obra foi a indígena, induzida e, posteriormente, forçada a servir nas plantações. Os resultados foram, no entanto, desanimadores " tal qual haviam sido nas colônias espanholas do Caribe ", pois os índios, desacostumados a trabalhos dessa natureza, não compreendiam a necessidade, tampouco a significação de tanto esforço, visto que não se adaptavam física e espiritualmente às exigências dos engenhos. /.../A opção dos portugueses foi, por conseguinte, voltar-se para a escravidão negra, já praticada nas Índias Ocidentais espanholas e na península, sobretudo pela compleição física do negro melhor aclimatado aos trópicos. (Texto adaptado de O ensino das Literaturas Africanas e Afro-Brasileira e os desafios à práxis educacional e à promoção humana na contemporaneidade, Robson Dutra)
 
Segundo o texto, a imagem do indígena foi construída como:
		
	 
	não adaptado ao trabalho nos engenhos
	
	forte e de aspecto físico semelhante a do negro
	
	herói risível que se aproveitava da máquina colonial
	
	mão de obra perfeita para a lavoura
	
	herói romântico, guerreiro e nobre
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703197436)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Observe a seguinte declaração sobre o Pré-Modernismo:
"Creio que se pode chamar pré-modernismo (no sentido forte de premonição dos temas vistos em 22) tudo o que, nas primeiras décadas do século, problematiza a nossa realidade social e cultural.” (BOSI, Alfredo, História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1994. p. 306.)
Atente agora para o que se afirma a respeito de algumas obras e autores brasileiros e assinale a alternativa cujo conteúdo NÃO contempla a síntese crítica de Alfredo Bosi:
 
 
		
	
	Mário e Oswald de Andrade notabilizaram-se como os grandes líderes da revolução de 22 e, portanto, do processo de ruptura em relação à tradição intelectual, libertando a literatura brasileira da “calmaria” em que se encontrava.
	 
	Um dos grandes temas de Os Sertões é a denúncia que Euclides da Cunha faz sobre o crime que a nação cometeu contra si própria na Guerra dos Canudos.
	
	Lima Barreto expressou sempre o inconformismo face às injustiças sociais e, na obra Triste fim de Policarpo Quaresma, construiu uma imagem caricata do Brasil com todas as suas contradições.
	
	Monteiro Lobato imortalizou o personagem Jeca Tatu, transformando-o no símbolo do caipira subdesenvolvido que vive na indolência e pratica sempre a “lei do menor esforço”.
	
	Em Os Sertões, Euclides da Cunha opõe o homem do sertão ao homem do litoral, acentuando-lhes as diferenças econômicas e socioculturais.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703197814)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Ao reeditar seu primeiro livro – Alguma poesia –, Carlos Drummond de Andrade suprimiu dois poemas, a saber, “Eu também já fui brasileiro” e “Europa, França e Bahia”, mas incluiu “Sentimental”. Leia os trechos dos poemas abaixo para responder o que se pede:
Eu também já fui brasileiro: "Eu também já fui brasileiro/ Moreno como vocês./ Ponteei viola, guiei forde/ e aprendi na mesa dos bares/ que o nacionalismo é uma virtude/ Mas há uma hora em que os bares se fecham/ e todas as virtudes se negam./ […]" Europa, França e Bahia: " […] Meus olhos brasileiros se enjoam da Europa./ […]/ Chega!/ Meus olhos brasileiros se fecham saudosos./ Minha boca procura a "Canção do Exílio"./ Como era mesmo a "Canção do Exílio"?/ Eu tão esquecido de minha terra.../ Ai terra que tem palmeiras/ onde canta o sabiá!" Sentimental: "Ponho-me a escrever teu nome/ com letras de macarrão./ No prato, a sopa esfria, cheia de escamas/ e debruçados na mesa todos contemplam/ esse romântico trabalho.// Desgraçadamente falta uma letra,/ uma letra somente/ para acabar teu nome!/ Eu estava sonhando.../ E há em todas as consciências este cartaz amarelo:/ ”Neste país é proibido sonhar.”" 
Assinale a alternativa que traz uma declaração de Drummond, em carta a Mário de Andrade, que tenha relação com mudança na estrutura do livro.
		
	
	“Tímido e inexperiente como sou, acompanho com interesse as suas pesquisas e tentativas no sentido de ‘“estilizar o brasileiro vulgar’; não me meto nelas porque, para mim, ainda é cedo. Não fiz a volta à língua, nem me libertei de todo da carga filológica que todos nós trazemos do grupo escolar.” (ANDRADE, Carlos Drummond de & ANDRADE, Mário de. Correspondência de Carlos Drummond de Andrade e Mário de Andrade. Rio de Janeiro: Bem-Te-Vi, 2002. p.108)
	
	“O resto falhou, mas a boa vontade continua. Tem muitíssimos defeitos, a colaboração é o que há de mais arca-de-Noé, a parte material não agrada, mas em Minas é isso mesmo, não se pode fazer muito melhor do que fizemos. Teu magnífico ‘Capítulo’ salvou a nossa honra literária, comprometida pelo inevitável passadismo de alguns colaboradores. Obrigado pelo inestimável apoio que você nos deu.” (ANDRADE, Carlos Drummond de & ANDRADE, Mário. Op. cit. p.133)
	
	“Não me sinto capaz de grandes coisas, por isso também não sinto dificuldade em renunciar a executá-las. […] E não me queira mal, se um dia eu te escrever que rasguei o meu caderno de versos.” (ANDRADE, Carlos Drummond de & ANDRADE, Mário. Op. cit. p.208)
	
	“É sobre o Osvaldo, e não pode prestar porque, além de eu não fazer crítica que preste, foi feito em condições particularmente penosas. Brinquei um pouco com Osvaldo; diga se fui injusto. Não quis sê-lo, isso não. O povo talvez não compreenda, mas ele, você, alguns mais compreenderão.” (ANDRADE, Carlos Drummond de & ANDRADE, Mário. Op. cit. p.165)
	 
	“Também eu já estou aporrinhando de brasileirismo confessado. Meu brasileirismo agora já está assimilado, já faz parte de mim, não me preocupa mais. Se não enxergo errado em mim mesmo, estou percebendo que meus versos agora pendem para um sem-vergonhismo dos sentidos quase ingênuo de tão cínico, e se preocupam cada vez mais em falar de mulher, de amor, de besteiras universais, não de Brasil, de palmeiras, onças, papagaios, Ouro Preto etc..” (ANDRADE, Carlos Drummond de & ANDRADE, Mário. Op. cit. p.325-326)
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703432423)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	O Modernismo de 1922, os escritores de 1930 e a "Geração de 45" inovaram as artes ao incluir na literatura:
		
	
	a evolução da escrita a partir das propostas do formalismo russo.
	
	os fatos históricos do período colonial.
	
	a estética africana nas artes.
	
	o modelo da literatura norte-americana.
	 
	as expressões culturais populares do Brasil.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703213426)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Num sermão pregado em 1657, Vieira nos dá uma visão bastante realista do contraste que vem caracterizando o Brasil de então:
          Já se depois de chegados olharmos para estes miseráveis e para os que se chamam senhores, o que se viu nos dois estados de Jó, é o que aqui se representa a fortuna, pondo juntas a felicidade e a miséria no mesmo teatro. Os senhores poucos, os escravos, muitos; os senhores rompendo galas, os escravos despidos e nus; os senhores banqueteando, os escravos perecendo a fome; os senhores nadando em ouro e prata, os escravos carregados de ferro; os senhores tratando-os como brutos, os escravos adorando-os e temendo-os como deuses; os senhores em pé, apontando para o açoite, como estátuas da soberba e da tirania, os escravos prostrados, com as mãos atadas atrás como imagens vilíssimas da servidão e espetáculoda extrema miséria.
 (Texto adaptado de O ensino das Literaturas Africanas e Afro-Brasileira e os desafios à práxis educacional e à promoção humana na contemporaneidade, Robson Dutra)
 
Vieira no texto revela a ideologia colonialista que se fundamenta no etnocentrismo, que é:
 
 
		
	
	a inferioridade da raça branca
	
	a igualdade entre as raças
	 
	a supremacia do branco
	
	a superioridade do negro
	
	a humanização do branco
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201703450023)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	O escritor francês Charles Baudelaire é considerado o "pai da modernidade" por ter sido pioneiro em registrar os sentimentos do homem moderno. Leia o poema "A Uma Passante" de Baudelaire, a seguir transcrito, e identifique a alternativa que corresponde à proposta ideológica do autor nos fragmentos destacados.
 
A uma passante
A rua em derredor era um ruído incomum, 
longa, magra, de luto e na dor majestosa, 
Uma mulher passou e com a mão faustosa 
Erguendo, balançando o festão e o debrum;
Nobre e ágil, tendo a perna assim de estátua exata. 
Eu bebia perdido em minha crispação 
No seu olhar, céu que germina o furacão, 
A doçura que embala o frenesi que mata.
Um relâmpago e após a noite! Aérea beldade, 
E cujo olhar me fez renascer de repente, 
Só te verei um dia e já na eternidade?
 
		
	 
	A efemeridade e a transitoriedade da vida moderna.
	
	O triunfo do capitalismo.
	
	A industrialização iniciada no século XIX.
	
	A melancolia e a depressão do homem moderno.
	 
	Os ideais franceses de liberdade, igualdade e fraternidade.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado

Outros materiais