Buscar

PRÁTICA SIMULADA I Contes aula 11

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

caso concreto aula 11
Elaboração de contestação 
– Ação de Anulação do Negócio Jurídico
16/05/2017
1
6
1
João Pinho, espanhol, viúvo , contador , residente na Rua Uruguai, 180, na cidade de Goiania, procura você em seu escritório informando que, recebeu mandado de citação expedido pela 1ª Vara Cível da Comarca de Anápolis/GO , relativo à ação de anulação do negócio jurídico ajuizada em 08 de novembro de 2016, tendo como autora empresa XYZ, com sede na Rua Limão, 213, Anápolis/GO. A inicial informa o que se segue:
2
Que o réu João Pinho é fiador em contrato de locação firmado entre a autora como locadora e tendo como locatário Mario Vargas, brasileiro, divorciado, contador, residente na Rua Barão daPena, 340, Anápolis/GO desde 05 de março de 2008, que hoje vigora por prazo indeterminado. Que o réu possui 3 imóveis e doou a suas duas filhas, Mara Pinho e Marta Pinho , dois apartamentos situados na Rua Arboredo 324, apts. 307 e 505, Goianias/GO, valendo cada um R$ 200.000,00, com a concordância de ambas no dia 06 de janeiro de 2012, data em que as doações foram levadas a registro, restando somente um imóvel no valor de R$ 120.000,00, que não cobrem os débitos locatícios cobrados judicialmente.
3
Ocorre que o locatário encontra-se inadimplente desde 06 de abril de 2014,o que acarretou ação de despejo contra o locatário proposta em 09 de julho de 2015 e julgada procedente em 25 de novembro de 2016 já em fase de execução para cobrança dos aluguéis. 2ª Vara Cível de Anápolis/GO
Finaliza requerendo a citação do réu e a procedência do pedido para anular as doações por ter ocorrido fraude contra credores tendo em vista que os imóveis constituíam todo o patrimônio do réu.
João lhe informa queo contrato de locação era de 30 meses e que 120 dias antes do contrato de locação terminar notificou o locador e o locatário que não renovaria a fiança em caso de prorrogação do contrato. Que não há previsão expressa no contratode locação do fiador se responsabilizar pelos alugueis até a entrega das chaves. Epor fim, informa que efetivamente doou os imóveis aos filhos antecipando assim a legítima consoante permite o art. 544 do CC eis que de igual valor os imóveis por ser a última vontade declarada por sua esposa em seu leito de morte para que futuramente os irmãos não viessem a se desentender por conta de herança.
 Você ao analisar o processo verificou que a ausência de procuração do advogado nos autos. 
Elabore a medida judicial cabível para defesa dos interesses de João Pinho.
4
5
CONTESTAÇÃO
COMPETÊNCIA:
O JUIZ DACAUSA
PARTES:
REQUERENTE E REQUERIDO
HIPÓTESES DE CABIMENTO:
É O MEIO PROCESSUAL ONDE O RÉU APRESENTA A DEFESA PROCESSUAL E DE MÉRITO, IMPUGNANDO TODOS OS TERMOS DESCRITOS NA INICIAL
FATOS:
DA SÍNTESE DAINICIAL
BREVE RESUMO DA INICIAL, RESUMO ESTE NA VERSÃO QUE VOCÊ DEFENDE
FUNDAMENTOS JURÍDICOS:
PRELIMINARES ART. 337 CPC
PEDIDO:
1 ACOLHIMENTO DA(S) PRELIMINAR(RES) SE HOUVER;
2. IMPROCEDENCIA TOTAL DO PEDIDO DO AUTOR;
3. SUCUMBÊNCIA
4. PROVAS
6
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL DA COMARCA ______________________ /UF 
1ª Vara Cível da Comarca de Anápolis – GO
 
 
Processo nº ___________________________
 
 
 
 
 
 
NOME DO RÉU, já devidamente qualificado nos autos da AÇÃO ANULAÇÃO DO NEGÓCIO JURIDICO , pelo rito ___________, que lhe move NOME DO AUTOR, vem por seu advogado abaixo subscrito com endereço profissional na Rua ___________, nº ____, bairro, cidade, oferecer a V. Exa. sua 
 
CONTESTAÇÃO
 
Expondo e requerendo o que segue:
 SINTESE DA INICIAL OU DOS FATOS 
7
I – DAS PRELIMINARES
 Analisar os incisos do art. 337 NCPC.
  •Incompetência relativa– 337 II - tratando-se de ação pessoal o foro competente é o do domicílio do réu (art. 46 do CPC) no caso a ação deveria ter sido distribuída para uma das varas cíveis da Comarca de Goiás )
•Litisconsórcio passivo necessário – art. 114/115, II e parágrafo único CPC e art. 485 , inc. X CPC C).. duas filhas, Mara Pinho e Marta Pinho.   Nos casos de litisconsórcio passivo necessário, o juiz determinará ao autor que requeira a citação de todos que devam ser litisconsortes, dentro do prazo que assinar, sob pena de extinção do processo.
Defeito de representação - 337, IX -   Incumbe ao réu, antes de discutir o mérito, alegar defeito de representação no prazo designado pelo juízo sob pena extinção do processo sem resolução do mérito.
 
II – DA PREJUDICIAL DO MÉRITO
  São inconfundíveis com as questões preliminares, que concernem à existência, eficácia e validade do processo. As preliminares podem conduzir apenas à impossibilidade do julgamento do mérito, não contribuindo para a sua solução (são questões meramente processuais). As questões prejudiciais repercutem sobre o mérito da causa.
 Prejudicial de mérito: decadência (art. 178, II do CC) 
8
 
III - DO MÉRITO
  O autor não era credor à época da liberalidade uma vez que seu crédito só surgiu quando da inadimplência do locatário. Descabida a aplicação do disposto no art. 158 CC.
Desenvolver com doutrina e jurisprudência
IV - DO PEDIDO
Isto posto, requer a V. Exa:
 
a) seja acolhida a primeira preliminar argüida reconhecendo-se a incompetência relativa deste d. Juízo remetendo-se os autos ao Juízo cível da Comarca de Goiania
b) seja acolhida a segunda preliminar argüida intimando-se o autor para regularizar o pólo passivo da ação sob pena de extinção do processo sem resolução do mérito 
c) regularizar a representação no prazo designado pelo juízo sob pena extinção do processo sem resolução do mérito
d) seja reconhecida a decadência extinguindo-se o processo com resolução do mérito 
e)ultrapassada a prejudicial de mérito, seja julgado improcedente o pedido; 
f) a condenação do autor ao pagamento das custas judiciais e honorários advocatícios no máximo legal. 
9
V – DAS PROVAS
 
Requer a produção de todos os meios de prova em direito admitidos, especialmente, documental, bem como depoimento pessoal da autora.
OAB n°
 ROL DE TESTEMUNHAS
 1 – Nome:
 Identidade:
 Endereço:
 
10
 
 Art. 336.  Incumbe ao réu alegar, na contestação, toda a matéria de defesa, expondo as razões de fato e de direito com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir.
Art. 337.  Incumbe ao réu, antes de discutir o mérito, alegar:
I – inexistência ou nulidade da citação;
II – incompetência absoluta e relativa;
III – incorreção do valor da causa;
IV – inépcia da petição inicial;
V – perempção;
VI – litispendência;
VII – coisa julgada;
VIII – conexão;
IX – incapacidade da parte, defeito de representação ou falta de autorização;
X – convenção de arbitragem;
XI – ausência de legitimidade ou de interesse processual;
XII – falta de caução ou de outra prestação que a lei exige como preliminar;
XIII – indevida concessão do benefício de gratuidade de justiça.
 Art. 343. Na contestação, é lícito ao réu propor reconvenção para manifestar pretensão própria, conexa com a ação principal ou com o fundamento da defesa.
Considerando o texto da Nova Lei, as outrora até cinco peças de resposta passam a se resumir a uma: contestação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais