Buscar

Saude da mulher

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201401284682)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação ao assoalho pélvico pode-se afirmar, EXCETO:
		
	
	Os músculos elevadores do ânus (iliococcígeno, pubococcígeno e puborretal) mais os isquiococcígenos constituem o diafragma pélvico e são localizados profundamente.
	
	O diafragma urogenital, mais superficial, é constituído pelo esfíncter anal, esfíncter uretral, pelos músculos tranversos (superficial e profundo) do períneo, isquiocavernoso e bulboesponjoso.
	 
	A nutação está relacionada com um encaixe anatômico para a cabeça do bebê; a contra-nutação com o momento do parto.
	
	O sacro possui movimentos de nutação e contra-nutação que auxiliam a gestação e o parto. Na nutação a base do sacro anterioriza e inferioriza, enquanto o ápice posterioriza e superioriza. Na contra-nutação acontecem os movimentos contrários.
	
	A existência do orifício vaginal no períneo feminino predispõe mais a mulher à incontinência urinária que o homem.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401848063)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um grupo de 6 gestantes de baixo risco, sendentárias antes de engravidar, reúne-se semanalmente para praticar atividade física desde que tinham 15 semanas de idade gestacional. Atualmente, a idade gestacional delas varia de 23 a 27 semanas. Como elas não dispõem do acompanhamento de nenhum profissional de saúde para o exercício, confira abaixo se estão praticando corretamente ou não. (1 ponto) I- Todas realizam alongamentos apenas da musculatura de quadríceps femoral e peitoral, por 4 segundos. II- Três vezes por semana realizam caminhada por 50 minutos, num ritmo em que conseguem andar e falar, sem que ocorra batimento de asa de nariz. III- Elas acreditam que podem continuar fazendo a caminhada até o final da gravidez. IV- As gestantes fazem a caminhada com tênis e roupa bem aquecida, pois acreditam que seja bom suar bastante para manter o ganho de peso adequado.
		
	 
	Apenas os itens II e III são corretos.
	
	Apenas os itens pares são corretos.
	
	Apenas o item I é falso.
	
	Apenas o item II é correto.
	
	Apenas o itens ímpares são corretos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401369872)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Para que a gestação transcorra adequadamente, é importante que ocorram alterações anatômicas, bioquímicas e funcionais. Sobre o sistema endócrino da gestante, pode-se afirmar:
		
	 
	O HCG é um hormônio que existe apenas durante o parto.
	 
	Estrogênio é uma glândula bastante importante durante a gravidez.
	 
	A progesterona é um importante hormônio pois relaxa o útero na gravidez, mas causa desconforto na gestante como no caso da constipação intestinal.
	 
	O HCG é um hormônio que existe apenas durante o puerpério.
	 
	O LH é um hormônio sem atuação durante a gravidez.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401871856)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	MRRSG, 35 anos, G2, P0, A1, 22sIG, apresenta edema em MMII e constipação intestinal. Nega HAS, apresenta hipotireoidismo controlado e diabetes gestacional. Há 2 anos foi submetida FIV (fertilização in vitro) sem sucesso (a gestação não evoluiu). Peso pré-gestacional 80kg e peso atual 87kg. Profissão: médica. Apresenta dor lombar ao final do dia. A única intercorrência na gestação foi descolamento de placenta até a 14asIG. Faz uso de suplemento vitamínico. Praticava exercício funcional 3x/sem antes de engravidar. Atualmente está sedentária. Procurou atendimento fisioterápico para realizar algum tipo de atividade física (indicada pelo obstetra). Aponte a resposta mais correta sobre o caso em questão.
		
	
	A presença de diabetes gestacional não contribui para que a gestante tenha um risco aumentado em desenvolver HAS.
	
	Como a gestante tem sobrepeso e está diabética, a melhor opção é que ela não realize fisioterapia durante o período gestacional.
	
	A ausência de HAS é indicativo de que a diabetes gestacional não é tão grave.
	
	Devido à história obstétrica da gestante a única indicação fisioterapêutica é a realização de hidroterapia 2x/sem.
	 
	A presença de dor lombar, edema em MMII, constipação intestinal e diabetes gestacional são indicações para que a gestante seja submetida a várias técnicas de fisioterapia (não apenas a atividade física).
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401278781)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As disfunções do assoalho pélvico da mulher constituem importante problema de Saúde Pública devido a sua prevalência, ao grande impacto na qualidade de vida e pelos elevados custos econômicos que comportam. Dentre as disfunções do assoalho pélvico, é possível citar:
		
	
	Endometriose, menopausa, incontinência fecal.
	
	Incontinência urinária, dispareunia, incontinência fecal.
	
	Incontinência fecal, prolapso dos órgãos pélvicos, menopausa.
	 
	Incontinência urinária, prolapso dos órgãos pélvicos, incontinência fecal.
	
	Prolapso dos órgãos pélvicos, menopausa e incontinência urinária.

Outros materiais