Buscar

Relatório de microbiologia

Prévia do material em texto

Relatório de microbiologia
Introdução:
Meios de cultura são composições de substancias que fornecem nutrientes necessários para o desenvolvimento de microrganismos. Sendo favorecido o crescimento, é possível a identificação desses organismos através das suas atividades bioquímicas e metabólicas.
Procedimento:
Fazer a regra de três para saber a quantidade necessária para preparar o meio de cultivo, o qual foi utilizado o PCA. 
23,5g------ 1000ml
X g------100ml
X= 2,35g
Após descobrir a quantidade exata do meio de cultura PCA para 100ml, foi pesado na balança 2,35 de PCA.
Em um béquer foi colocado 100ml de agua destilada e acrescentado 2,35 de meio de cultura PCA. Esta solução dever ser agitada, para isso utilizamos um bastão de vidro para agitar até que a solução fique diluída.
E por fim foi colocado um papel filme para cobrir a boca do béquer e guardado.
Principais meios de cultura        
     Ágar nutriente
Simples, de fácil preparo e barato, é utilizado na análise de água, alimentos e leite como meio para cultivo de amostras submetidas a exames bacteriológicos e isolamento de organismos para culturas puras
Ágar MacConkey
Destinado para o crescimento de bactérias Gram negativas e indica a fermentação de lactose. Colônias de bactérias que fermentam lactose tornam o meio rosa choque e as bactérias que não são fermentadoras de lactose tornam o meio amarelo claro
Ágar Sangue
De coloração vermelha escura e opaca, oferece excelentes condições de crescimento para a maioria dos microrganismos.
Ágar Salmonella-Shigella
Possui componentes que inibem microrganismos gram positivos. Permite selecionar e isolar espécies de Salmonella e Shigella em amostras de fezes, alimentos e água
Ágar chocolate
Utilizado para o cultivo de microrganismos exigentes, embora cresçam neste meio quase todos os tipos de microrganismos. À base do meio, é adicionado sangue de cavalo, carneiro ou coelho em temperatura alta, o que faz com que as hemácias lisem, liberando hemina e hematina, compostos fundamentais para o crescimento dos microrganismos exigentes.
O meio de cultura é uma preparação química que possui nutrientes necessários para que microrganismos de determinada amostra biológica se multipliquem, permitindo seu estudo, identificação e análise. Os principais componentes de um meio de cultura são fontes de carbono, energia (açúcares), nitrogênio, fósforo e sais minerais
Técnicas de semeadura:
A técnica de semeadura varia de acordo com o meio de cultura (caldo ou sólido), mas as seguintes regras devem ser respeitadas em ambos os casos:
         Esterilize por flambagem a agulha e a alça de níquel-cromo antes e após qualquer cultivo. Esfrie-as cuidadosamente antes da coleta.
         Sempre abra os recipientes próximos à chama do bico de Bunsen.
         Evite que as tampas dos tubos e placas fiquem sob a bancada durante o cultivo.
         Não perfure ou rasgue o ágar, pois acarreta o acúmulo de bactérias e altera as condições de crescimento bacteriano.
         Para a semeadura em meio sólido: divida a Placa de Petri em três partes, utilizando um pincel marcador para fazer linhas na parte inferior da placa. Depois, mergulhe a alça de platina esterilizada na cultura bacteriana que for usar. Em seguida, faça estrias em cada divisão, respeitando as linhas e utilizando toda a superfície da placa, da melhor maneira possível.
         Para a semeadura em meio líquido: Destampe o tubo e retire uma porção de amostra com a alça, fechando-o em seguida. Retire a tampa do tubo que será inoculado e introduza a alça até aproximadamente ¼ de profundidade do meio. Feche o tubo.
Acadêmicas: Evelin Lima RA: 201702484891, Maria Carolina RA: 201702465004
FARMÁCIA – MATUTINO
MICROBIOLOGIA
Professor: Paulo

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes