Buscar

TG UNIP Ed. Fisica Comunicação e Expressão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO EM GRUPO – TG
 2017
 Nos dias atuais, os textos não verbais tendem à ganhar mais espaço , pois muitas vezes na correria do dia a dia as pessoas não possuem mais tempo para uma leitura longa.
Além do fato de tais textos prenderem a atenção do leitor com mais facilidade, como por exemplo, comerciais, charges, propagandas, sinalizações, entre outros.
Nos textos não verbais o plano de conteúdo e o de expressão estão interligados, sendo que o conteúdo traz o significado da mensagem que será passada e a expressão representa através de imagens, sons o próprio significado, o que torna a leitura mais fácil, muitas vezes nem sendo necessária a escrita.
O conceito da junção entre conteúdo e expressão advém da linguística estrutural de Louis Hjelmslev (1899-1965) e de acordo com o autor “uma expressão não é expressão senão porque ela é expressão de um conteúdo e um conteúdo não é conteúdo se não porque é o conteúdo de uma expressão”. (HJELMSLEV, 1968, pag. 667)
Em um texto não verbal, conteúdo é onde encontramos o conceito da obra e expressão é a forma como esse conceito será exposto. Sem a junção dos dois elementos nada haveria sentido ou significado.
À partir do olhar conseguimos identificar ambos os planos, conteúdo e expressão e fazer leituras aprofundadas e diferenciadas, pois cada pessoa terá uma interpretação do que está vendo.Logo, dentro da linguagem não verbal não se pode estabelecer uma leitura cem por cento exata, já que haverá interpretações distintas de acordo com a vivência, pensamento e imaginação de cada indivíduo.
É possível fazer uma série de interferências e interagir com o texto de maneira mais profunda mesmo não existindo a linguagem verbal.
Conteúdo se refere aquilo que o texto diz e expressão em como o conteúdo é expresso no texto.
Vejamos a figura abaixo de um semáforo:
O objeto da figura em questão nos adverte se podemos seguir em frente (verde), se devemos ter atenção e cautela (amarelo) e se devemos obrigatoriamente parar (vermelho).
Com isso, concluímos que sempre existirá mais de uma mensagem e esta terá mais de um significado, de acordo com as leituras.Uma mais geral, no qual não se atentaram aos detalhes e uma mais específica, onde será analisado minuciosamente tudo, como por exemplo nas leituras de obras de arte, feitas por um leigo e por um especialista.

Outros materiais