Buscar

Exercício Aula 4

Prévia do material em texto

CRIMINOLOGIA
4a aula
	 
	
	 1a Questão (Ref.: 201502674684)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	As teorias do conflito tentam entender o crime dentro de uma estrutura social espaço-temporal. Essa interpretação pode ser compreendida segundo um viés:
		
	
	Orgânico;
	
	Psicológico.
	
	Heterodoxo;
	 
	Político;
	
	 2a Questão (Ref.: 201503005463)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	No dia 20 de outubro de 2013 cinco rapazes de classe média, moradores de bairro classe alta identificados como lutadores de artes marciais, surraram um estudante de direito que se encontrava numa bar com uma camisa escrita ¿se seu namorado não faz direito, eu faço. Um dos rapazes, que estava com a namorada, achou ofensivos os dizeres da camisa e agrediu, junto com seus amigos, o estudante fisicamente. Segundo as teorias, analisando os valores envolvidos, como interpretar a conduta desses cinco rapazes?
		
	
	O grupo busca mudar os valores da sociedade através de suas condutas marginais;
	
	A seleção é feita seguindo o estereótipo do criminoso, tendo como base aqueles que se encontram nas classes mais abastadas da sociedade;
	
	São rapazes sem valores, sem moral e sem caráter, ¿bactérias¿ que merecem ser excluídas da sociedade;
	 
	Não há falta de valores por parte deste grupo, mas valores distintos da maioria;
	
	Trata-se de uma ação legitimada pela sociedade, pois a vítima provocou o agressor;
	
	 3a Questão (Ref.: 201502572760)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	A análise crítica do art. 157, parágrafo 3º do CP (latrocínio), que define o crime de roubo seguido de morte, no que tange a sua pena de 20 a 30 anos, demosntra que o legislador conferiu mais peso ao patrimônio do que à vida, uma vez que o homicídio qualificado possui pena mínima de 12 anos. Tal assertiva é analisada e criticada pela:
		
	
	teoria ecológica
	
	teoria da anomia
	
	teoria do etiquetamento
	
	teoria positivista
	 
	teoria do conflito
	
	 4a Questão (Ref.: 201502572766)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	A lei 8.072/90 define como crime hediondo as condutas previstas no art. 273 do CP: "falsificar, corromper, adulterar ou alterar produto destinado a fins terapêuticos ou medicianis", com uma pena de 10 a 15 anos, o que também é aplicado a quem vende estes produtos, ou mesmo se tratar de cosméticos ou produtos de limpeza, ou quem não tem o devido registro no órgão compettente. Com isto, marque a opção correta que melhor analisa o caso segundo a teoria do conflito.
		
	
	É uma hipótese de se reduzir os conflitos na sociedade
	
	Tal medida é legítima pois a conduta é mais grave que envenar água potável, prevista no art 170, cujo artigo também define uma pena de 10 a 15 anos de reclusão.
	
	Trat-se de uma opção legítima do legislador em optar por uma pena maior, ainda que de forma desproporcional
	 
	Expressa os valores do legislador que atende os interesses da classe dominante, no caso, os laboratórios e grandes empresas.
	
	Demonstra a falta de preparo do legislador que, negligentemente, previu uma pena muito alta
	
	 5a Questão (Ref.: 201502606608)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	O art. 320 do CP define o crime de condescendência criminosa, que é uma espécie de prevaricação que ocorre quando o funcionário público deixa de responsabilizar subordinado que praticou infração, no exercício do cargo, ou não levou o fato ao conhecimento da autoridade competente, punindo com uma pena de 15 dias a 1 mês, bem inferior que a pena de 3 meses a 1 ano da prevaricação, que trata da conduta genérica de deixar ou praticar indevidamente ato de ofício. Analisando o caso, marque a opção correta segundo a teoria do conflito.
		
	
	Demonstra a falta de preparo do legislador que, negligentemente, previu uma pena muito pequena
	 
	Expressa os interesses do legislador, que também é funcionário público
	
	Trata-se de uma opção legítima do legislador em optar por uma pena menor, recompensando a condescendência
	
	É uma medida adotada pela Teoria Ecológica que prima pelo princípio da proporcionalidade
	
	É uma hipótese de se reduzir os conflitos dentro do funcionalismo público
	
	 6a Questão (Ref.: 201502606610)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Como é possível observar na Lei 4.898/65, os crimes de abuso de autoridade nela previstos têm cominada uma pena de 10 dias a 6 meses de detenção para qualquer uma das hipóteses, por mais grave que ela seja, como atentar contra a liberdade, o domicílio ou direito de reunião. Segundo a teoria do conflito, como se explicaria a vigência desta lei, face à gravidade destes delitos que são praticados por funcionários públicos?
		
	
	Apesar de graves, por serem cometidos por funcionários públicos, devem ter uma pena menor para não prejudicar o fiel andamento da administração pública
	 
	Como o legislador também é funcionário público, verifica-se o reflexo de seus interesses na elaboração da lei que regula, de forma mais branda, crimes que venham a ser praticados por ele
	
	Aplica-se esta lei apenas nos casos mais leves, pois nos mais graves, mesmo sendo autoridade, aplica-se o Código penal.
	
	Em verdade não são tão graves, sendo o crime praticado por particular muito mais grave, por isso, merecem uma pena maior
	
	Trata-se de lei especial e, tendo em vista o princípio da especialidade, deve ser aplicada afastando a norma geral, permanecendo em vigor enquanto não for revogada por outra lei
	
	 7a Questão (Ref.: 201502606619)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	No título I (Dos crimes contra a pessoa) do Capítulo I (Dos crimes contra a vida) do CP, nós encontramos no art. 121 preceituado o crime de homicídio para o qual a pena cominada, determinada em lei, é de 6 a 20 anos de reclusão, sendo o bem jurídico tutelado, protegido, a vida, o bem maior em nossa sociedade. Qual teoria da criminologia poderia explicar o fato do crime de extorsão mediante sequestro com lesão corporal (art. 159 § 2º do Código Penal), ter uma pena de 16 a 24 anos de reclusão cominada pelo legislador, sabendo-se que tal conduta está descrita no título II, que protege como bem jurídico o patrimônio?
		
	
	Teoria do Etiquetamento
	
	Teoria do Processo Social
	
	Teoria Ecológica
	 
	Teoria do Conflito
	
	Positivismo.
	
	 8a Questão (Ref.: 201503008179)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Segundo esta teoria a ordem social é formada por um mosaico de grupos e subgrupos, os quais possuem seus próprios códigos de valores, que nem sempre coincidem com os demais, sendo o crime não o produto de desorganização ou falta de valores, mas reflexo de valores distintos
		
	 
	Teoria Subcultural
	
	Teoria Positivista
	
	Teoria Social
	
	Teoria do Consenso
	
	Teoria Subjetiva

Outros materiais

Perguntas Recentes