Buscar

SIMULADO 4 HOSPITALAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402657180)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a primeira coluna de acordo com a segunda e posteriormente marque a alternativa CORRETA. 1) Farmacovigilância 2) Evento adverso 3) Reação adversa 4) Assistência Farmacêutica 5) Farmácia Clinica 6)Atenção farmacêutica ( ) É compreendido como ¿qualquer ocorrência clinica desfavorável que resulta em morte, ameaça ou risco de vida; hospitalização ou prolongamento de uma hospitalização preexistente, excetuando-se as cirurgias eletivas e as internações previstas em protocolo; incapacidade persistente ou significativa; anomalia congênita ou defeito de nascimento; e ocorrência clinica significativa. ( ) Qualquer efeito prejudicial ou indesejado que se apresenta após a administração de medicamentos, normalmente utilizados no homem para profilaxia, diagnóstico ou tratamento de uma doença, ou com o objetivo de modificar uma função biológica. ( ) Consiste da ciência e das atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer outros possíveis problemas relacionados a medicamentos. ( ) Compreende atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e corresponsabilidades na prevenção de doenças, na promoção e na recuperação da saúde, de forma integrada à equipe de saúde. É a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida. Esta interação também deve envolver as concepções dos seus sujeitos, respeitadas as suas especificidades bio-psico-sociais, sob a ótica da integralidade das ações de saúde. ( ) Elaborar o perfil farmacoterapeutico dos pacientes internados ou ambulatoriais, visando avaliar a adequação do tratamento prescrito detectar interações medicamentosas e verificar a adesão do paciente ao esquema terapêutico. ( ) Conjunto de ações e serviços relacionados com o medicamento, destinado a apoiar as ações de saúde demandadas por uma comunidade. Envolve o abastecimento de medicamentos em todas e em cada uma de suas etapas constitutivas, a conservação e controle de qualidade, a segurança e a eficácia terapêutica dos medicamentos, o acompanhamento e a avaliação da utilização, a obtenção e a difusão de informação sobre medicamentos e a educação permanente dos profissionais de saúde, do paciente e da comunidade para assegurar o uso racional de medicamentos.
		
	
	3, 2, 1, 5, 6, 4
	
	2, 3, 4, 1, 6, 5
	 
	2, 3, 4, 1, 5, 6
	
	3, 2, 1, 5, 4, 6
	 
	2, 3, 1, 6, 5, 4
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402505161)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na área hospitalar há diversas atividades que são privativas do profissional farmacêutico, qual das seguintes não faz parte dessas atividades privativas do farmacêutico.
		
	
	d) Preparo de soluções parenterais e especiais
	
	b) Guarda de produtos controlados
	
	a) Dispensação de medicamentos
	
	e) Controle de matéria-prima e de medicamentos
	 
	c) Prescrição de medicamentos
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402505234)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O profissional farmacêutico é possuidor diversas tarefas na farmácia hospitalar. Qual das alternativas a seguir é uma das tarefas relacionada ao sistema de distribuição unitária?
		
	 
	c) Preparar as doses unitárias
	
	d) Conferir a reposição dos medicamentos utilizados nas urgências
	
	a) Receber e conferir as doses unitárias
	
	b) Recolher as doses unitárias não ministradas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402505223)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Segundo a OMS, Reação adversa a Medicamentos (RAM) foram definidas como aquelas que resultam em:
		
	 
	a) Respostas nocivas e não intencionais que ocorrem em doses comuns usadas pelo homem para terapia
	
	e) Respostas altamente nocivas, quase letais, que ocorrem com doses corriqueiramente usadas pelo home para a profilaxia, diagnóstico ou terapia
	 
	c) Respostas nocivas, mas não intencionais e que ocorrem com doses usadas pelo homem para a profilaxia, diagnóstico ou terapia.
	
	b) Respostas letais e não intencionais e que ocorrem com doses usadas pelo homem para a profilaxia, diagnóstico ou terapia
	
	d) Respostas que provocam a morte, com doses mais altas que o aconselhável, quando usadas pelo homem para o diagnóstico ou terapia
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402505533)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Conjunto de ações que tem como finalidade detectar, registrar e avaliar sistematicamente a ração adversa a medicamentos chama-se:
		
	
	d) Notificação voluntária
	
	c) Farmacobotânica
	 
	b) Farmacovigilância
	
	e) Protocolos institucionais de tratamento
	
	a) Farmácia clínica

Outros materiais