Buscar

Aula sobre - Cores nos Ambientes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ARQUITETURA E URBANISMO
Cores 
CORES
O que é Cor?
Propriedade de uma radiação eletromagnética, com comprimento de onda pertencente ao espectro visível, capaz de produzir no olho uma sensação característica
É um fenômeno ótico provocado pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo ótico.
CORES
A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. 
Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor.
CORES
Assim, um objeto é VERMELHO se absorve preferencialmente as frequências fora do vermelho.
A cor é relacionada com os diferentes frequências do espectro eletromagnético. 
São percebidas pelas pessoas, em faixa específica (zona do visível).
CORES
Considerando as cores como luz, a cor BRANCA resulta da sobreposição de todas as cores, enquanto o PRETO é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um PRISMO. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris.
Espectro Contínuo
Cores do espectro visível
Cor
Comprimento de onda
Freqüência
vermelho
~ 625-740 nm
~ 480-405 THz
laranja
~ 590-625 nm
~ 510-480 THz
amarelo
~ 565-590 nm
~ 530-510 THz
verde
~ 500-565 nm
~ 600-530 THz
ciano
~ 485-500 nm
~ 620-600 THz
azul
~ 440-485 nm
~ 680-620 THz
violeta
~ 380-440 nm
~ 790-680 THz
TEORIA DA COR
Quando se fala de cor, há que se distinguir entre a cor obtida aditivamente (cor luz) e subctrativamente (cor pigmento ).
No primeiro caso, chamado de sistema RGB, temos os objetos que emitem luz (monitores, televisão, Sol, etc.) em que a adição de diferentes frequências de onda das cores primárias de luz Vermelho + Azul (cobalto) + Verde = Branco.
TEORIA DAS CORES
No segundo sistema (subtractivo ou cor pigmento) iremos manchar uma superfície sem pigmentação (branca) misturando-lhe as cores secundárias da luz; Ciano + Magenta + Amarelo. Este sistema corresponde ao "CMY" das impressoras e serve para obter cor com pigmentos (tintas e objetos não emissores de luz). Subtraindo os três pigmentos temos uma matiz de cor muito escura, muitas vezes confundido com o preto.
CORES QUENTES E FRIAS
Cores quentes e cores frias são as cores que transmitem a sensação de calor ou de frio. 
Cores quentes, são as cores solares ex. o vermelho, amarelo e laranja.
Cores frias, são as cores do mar ex. o azul, verde e o violeta. 
As cores quentes e frias são muitas vezes usadas para causar sensações diferentes nas pessoas que as visualizam.
[editar] Teoria da Cor
Cor, freqüência e energia da luz 
TEMPERATUA DAS CORES
Sabemos que a luz branca é a mistura de 7 cores, mas nem sempre a proporção destas cores é a mesma.
As lâmpadas incandescentes fornecem uma luz branca alaranjada, e a luz branca emitida por uma fonte fluorescente é esverdeada.
No século 19 Lord Kelvin criou uma forma de medir os desvios de proporção da luz branca que foi chamada de ESCALA DE TEMPERATURA DAS CORES.
Assim sendo temos:
1 200 k  corpo negro torna-se vermelho
1 700 k  laranja
3200 k  amarelo
5 000 k  verde
6 000 k  azul
7 000 k  anil
8 000 k  violeta
EXEMPLO DE CORES NA ARQUITETURA
As cores não são só elementos decorativos, elas são sobretudo elementos arquitetônicos, como a escala, a estrutura, a vedação, a materialidade e a luz natural.  
Assim como na pintura, as cores podem ser utilizadas na arquitetura para enriquecer nossas experiências sensoriais e emotivas.
VERMELHO COMO TRANSITORIO
VERMELHO
Quando utilizado em excesso, o vermelho pode provocar excitação e nervosismo. Quando utilizado de modo equilibrado, confere ao ambiente calor e elegância. Neste projeto, a persiana vermelha, por ser um elemento retrátil, confere ao vermelho um ar de transitoriedade e ao mesmo tempo pode fornecer diferentes níveis de incidência da luz natural.
VERMELHO
Neste projeto, as portas votantes em madeira tipo mdf pintada, foram pintadas de vermelha e funcionam como planos móveis que ora descortinam a vista para a paisagem externa ora funcionam como plano de fundo vermelho estimulando a sensação de calor e de vitalidade do ambiente.
LARANJA COMO PLANO FIXO
LARANJA
Neste projeto, a cor laranja aparece como plano de fundo fixo e plano da convergência de olhares da sala de estar. 
De acordo com a cromoterapia, a cor laranja é uma cor quente que estimula a criatividade.
AMARELO COMO EXCEÇÃO
AMARELO
A cor amarela é muito utilizada para estimular a comunicação e as atividades mentais, como o raciocínio. Portanto, em ambientes sociais como salas de estar, o uso do amarelo pode contribuir para a experiência sensorial e emotiva vivenciada entre amigos e familiares. Neste projeto, o predomínio do branco e de detalhes na cor preta, como o sofá e a coluna, realçam a presença do amarelo, que dá mais luminosidade ao ambiente.
AMARLO COMO REGRA
AMARELO
Além da visão, a cor amarela também estimula sentidos como a audição. 
É a cor do sol. Portanto, cor quente e é a cor que traz brilho e vida aos ambientes. 
Neste projeto, o predomínio do amarelo e a sensação de calor que ele traz são suavizados pelo piso na cor preta e pelos móveis de madeira.
VERDE COMO PLANO DE FUNDO
VERDE
O verde é a cor que menos cansa a vista, porque não incide muita luz, e que acalma o sistema nervoso. Portanto, é a cor recomendada quando se busca o equilíbrio emocional. Neste projeto, combinado com piso de madeira e paredes brancas, o plano de fundo verde traz tranquilidade ao ambiente e ameniza o excesso de estímulos visuais emitidos pelo aparelho de televisão.
EFEITO DEGRADÊ
DEGRADÊ
Uma maneira de aplicar determinada cor no ambiente e não causar nenhum incômodo visual pelo excesso é a utilização do efeito degradê, que suaviza o predomínio da cor escolhida e ao mesmo tempo realça sua presença e a presença da luz.
AZUL TURQUEZA (papel parede)
PAPEL DE PAREDE
Os papéis de paredes, além de explorarem diferentes texturas e estampas, também trabalham com as influências que as cores exercem na nossa forma de percebermos o ambiente construído. Neste projeto, o papel de parede com linhas horizontais empresta as qualidades estéticas e sensórias da cor azul turquesa para criar um espaço calmo e revigorante.
MULTIPLAS CORES
MÓVEIS COM MULTIPLAS CORES
Por fim, os móveis também podem possuir múltiplas cores e colorir os espaços nos quais estão inseridos. 
Neste projeto os armários coloridos resultam em uma cozinha mais descontraída e alegre. Além disto, a cor azul, que predomina, transmite paz e serenidade.
https://www.homify.com.br/livros_de_ideias/18954/o-papel-das-cores-na-arquitetura

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais