Buscar

Avaiação Parcial CONSULTORIA INTERNA DE rh

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaiação Parcial: GST0341_SM_201501196189 V.1 
	 
	Aluno(a): ALESSANDRA GRACINA DE OLIVEIRA
	Matrícula: 201501196189
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 20/09/2017 14:25:19 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201501312565)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Abaixo estão descritas algumas da etapas que compõe um trabalho de consultoria, exceto:
		
	
	Realizar levantamento de informações
	
	Propor soluções
	
	Identificação ou constatação de causas
	 
	Implementar ações sem o conhecimento do cliente
	
	Estudo de alternativas viáveis
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501995092)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Essencialmente, a consultoria é o produto de um trabalho que pressupõe a integração de dois tipos diferentes de know-how: o técnico, específico sobre o assunto, e o decorrente da vivência organizacional e do conhecimento de suas peculiaridades contextuais, políticas e culturais. Com base neste contexto, assinale a única questão que melhor responde o papel do consultor interno de recursos humanos:
		
	
	Estabelece uma relação de ajuda, tomando todas as decisões da empresa, sem necessariamente estabelecer uma parceria de trabalho com os integrantes da empresa, e definindo seu ambiente de trabalho.
	
	Estabelece uma relação de autoridade na empresa, realizando de forma autônoma, mudanças organizacionais que impactam diretamente nos colaboradores e no seu ambiente de trabalho.
	
	Estabelece uma ação revolucionária dentro da empresa, estabelecendo ações distintas as tomadas anteriormente pela empresa, e também, estabelece a regulação do ambiente de trabalho.
	
	Estabelece uma conexão direta com o mercado e define as ações estratégicas que a empresa deve adotar a equipe que deve ser selecionada, tornando-a mais competitiva no mercado de trabalho.
	 
	Estabelece uma relação de ajuda, uma parceria profissional do consultor de modo a ajudar o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente de trabalho.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501985886)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O consultor externo está fora da empresa e de seu sistema, e sujeito a normas, procedimentos, relações e valores definidos em contrato especialmente estabelecido para a realização de determinados trabalhos, precisando responder a questões específicas e proporcionar meios para o alcance de resultados. Nesse sentido, assinale qual a vantagem de contratar um consultor externo:
		
	
	Conhece toda a cultura da empresa
	
	Menor acesso e liberdade em relação aos colaboradores do cliente.
	 
	Maior imparcialidade e possibilidade de críticas, pois não está envolvido na rotina do cliente.
	
	Tem poder formal na hierarquia da empresa-cliente
	
	Custa mais barato que o consultor interno
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501980647)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Você foi contratado para atuar com consultor e em seu primeiro contato com um cliente, solicitaram uma consultoria artesanal, que é aquela na qual o projeto é baseado em metodologias e técnicas especificamente estruturadas para a referida empresa-cliente, tendo, entretanto, sustentação de outras abordagens e modelos aplicados em outras empresas. Você foi orientado a instruir seus parceiros, do que se tratava esse tipo de consultoria. Você afirmou que são efetuadas as adaptações necessárias caso a caso, de acordo com cada cliente e disse também:
		
	
	Nesse tipo de consultoria temos um prazo maior para realização, custo/hora mais elevado, menor relação de parceria, maior flexibilidade, maior nível de resistência.
	
	Nesse tipo de consultoria temos um prazo menor para realização, custo/hora mais elevado, melhor relação de parceria, menor flexibilidade, menor nível de resistência.
	 
	Nesse tipo de consultoria temos um prazo maior para realização, custo/hora mais elevado, melhor relação de parceria, maior flexibilidade, menor nível de resistência.
	
	Nesse tipo de consultoria temos um prazo menor para realização, custo/hora mais elevado, melhor relação de parceria, menor flexibilidade, maior nível de resistência.
	
	Nesse tipo de consultoria temos um prazo maior para realização, custo/hora mais baixo, melhor relação de parceria, maior flexibilidade, menor nível de resistência.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501312228)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O papel do consultor interno pode ser definido exceto por:
		
	
	Identificar de novos talentos
	
	Oferecer suporte na execução de programas específicos de cargos, salários e benefícios
	
	Desenvolver contato com todos os colaboradores buscando ouví-los em suas necessidades
	
	Assessorar as áreas no levantamento de necessidades de treinamento
	 
	Administrar possíveis casos de faltas atrasos, admissões e demissões
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201501312231)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para um cliente prolixo ou detalhista, por exemplo, um parceiro que acrescentaria valor seria:
		
	 
	Um Consultor com perfil voltado para a objetividade e sentido prático
	
	Um parceiro que realizasse reuniões diárias com todos os consultores internos para o acompanhamento do projeto
	
	Um consultor empreendedor
	
	Um parceiro que valorizasse o background e a competência Individual
	
	Um parceiro autônomo
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201501452621)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Consultoria Interna de RH envolve alguns riscos e oportunidades para eficácia do processo. O conhecimento sobre a cultura da organização,a facilidade de acesso à área do cliente traz alguns riscos. Marque um dos riscos que pode ocorrer através da Consultoria Interna de RH:
		
	
	disponibilidade do consultor interno.
	
	relação de confiança entre consultor interno e cliente.
	
	possibilidade de feedback mais frequente.
	 
	falta de neutralidade para tratar problemas do cliente, por parte do profissional do RH.
	
	prontidão para identificar necessidades do cliente.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201501312162)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A dinâmica do ambiente empresarial globalizado exige que as organizações busquem novas políticas de gestão de pessoas como é o caso da Consultoria Interna de RH. Vantagens significativas resultam da presença do consultor interno de RH junto aos seus clientes e aos dirigentes das diferentes áreas organizacionais atendidas. Essa proximidade representa a oportunidade de haver o atendimento imediato das necessidades e expectativas desses clientes internos. Entretanto, existem riscos e oportunidades que devem ser considerados e ponderados. Caracteriza uma destas OPORTUNIDADES:
		
	
	A implantação de uma Consultoria Interna exige que haja, por parte da alta direção, divulgação da função e do papel dos consultores internos de RH, de modo a despertar a compreensão e a conscientização de todos para a importante contribuição desses profissionais o que muitas vezes não ocorre da forma adequada gerando dúvidas e insatisfações.
	 
	Na atuação da Consultoria Interna de RH é a relação de ajuda que deve prevalecer entre o consultor e o cliente, de modo que haja a conveniente parceria na identificação, análise e busca de solução imediata para os problemas surgidos.
	
	O Consultor Interno, normalmente, não possui experiências em muitas organizações distintas o que, talvez, possa tornar mais lenta à tomada de decisões e a escolha da melhor opção para problemas detectados.
	
	A atitude neutra é uma condição exigível no desempenho do consultor interno ainda que exista o risco de haver mal-entendido por sua posição, neste sentido o fato de ser funcionário pode gerar dificuldade na manutenção desta isenção.
	
	O consultor interno de RH é um funcionárioe conhece as características da cultura da organização, mas esta situação poderá representar um problema na medida em que precisará ser isento e discreto na proposição de alterações que sabe serem geradoras de resistências.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201501485552)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em relação à consultoria de recursos humanos, analise as assertivas abaixo. I - A Consultoria Interna de Recursos Humanos é um processo que exige que cada profissional de RH atue de forma interdisciplinar na estrutura organizacional. II - A Consultoria Interna de Recursos Humanos tem como um dos objetivos principais prover a organização de informações centralizadas. III - A Consultoria de Recursos Humanos é um processo dinâmico tanto na sua implantação quanto durante a gestão. IV - Políticas de Recursos Humanos definidas, desburocratização e racionalização são algumas das diretrizes para a implantação de um projeto de consultoria interna. Está correto o que se afirma em:
		
	
	( ) I, II e IV, apenas.
	
	( ) I , apenas
	
	( ) II e III, apenas.
	 
	( ) I, III e IV, apenas.
	
	( ) III e IV, apenas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201501485529)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Alguns aspectos positivos decorrentes da implantação da consultoria Interna de Recursos Humanos estão listados abaixo. Assinale a alternativa que NÃO indica um desses aspectos:
		
	
	Menor custo.
	
	Consultor interno como funcionário da empresa.
	
	Proximidade entre cliente interno e consultor interno.
	
	Job rotation entre consultores internos.
	 
	Resistência a mudança.

Outros materiais