Buscar

Revisão bioclimatologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Assistir A grande farsa do aquecimento global
Uma verdade inconveniente(netflix) Fazer resenha.
Questões para revisão do conteúdo 
R: O tempo é o estado da atmosfera em um local determinado e em um momento definido. Assim, por exemplo, pode-se dizer que hoje em Belém o tempo é quente e ensolarado, Por outro lado, o clima é a condição média da atmosfera durante um longo período. Assim, dizemos que o clima em Belém é equatorial, com temperaturas elevadas e chuvas bem distribuídas ao longo do ano.
R: Atenua a incidência de raios infravermelho na superfície, além disso, é responsável pela precipitação das chuvas. (quanto mais água na atmosfera, menor a temperatura).
R: A quantidade de vapor de água no ar é medida por uma grandeza conhecida como umidade relativa do ar (UR). Como o próprio nome diz, é uma relação entre a quantidade de vapor d’água no ar e a capacidade de saturação do ar.
R: Quando a umidade relativa atinge 100%, a condensação do vapor de água na atmosfera dá origem às nuvens. Estas são um conjunto de gotículas de água ou partículas de gelo, em suspensão na atmosfera. A condensação ocorre quando o ar não pode conter mais vapor de água a uma certa temperatura e dizemos então que o ar está SATURADO.
R: O vento está intimamente associado as variações da pressão atmosférica, vejamos. Se o ar mais quente (baixa pressão) sobe, o ar mais frio (alta pressão) desce e  virá para ocupar o lugar do ar que subiu. A estes movimentos verticais se originam os movimentos horizontais e que  simplesmente  chamamos de vento. Assim sendo, quanto maior for à diferença da pressão atmosférica para um determinado ponto mais intenso deverá ser o vento que atuará sobre este ponto.
R: O vento é muito importante para o ser humano, pois facilita a dispersão dos poluentes e também pode gerar energia (energia eólica).
As formações vegetais, especialmente as florestas, desempenham funções importantes: na proteção do solo, minimizando os efeitos do escoamento superficial; no equilíbrio ecológico; no abrigo das faunas silvestres, propiciando a preservação de espécies; na manutenção dos ecossistemas e dos recursos hídricos. ....
Tempo; Clima; Tempo; Clima.
R: Quanto maior a temperatura do ar, maior sua capacidade de conter umidade. As nuvens se formam pela perda da capacidade do ar de conter umidade.Isto ocorre normalmente, quando massas de ar que estão com alta umidade relativa, sofrem resfriamento. Na atmosfera, isto se dá normalmente pela elevação destas massa de ar. Ao subir, o ar vai se expandindo pela diminuição da pressão atmosférica. Esta expansão, desconcentra calor, resfriando-o. À medida que o ar vai se resfriando, ele vai perdendo a capacidade de conter umidade, ou seja, sua umidade relativa vai aumentando até chegar a 100% da sua capacidade. Daí para frente, a umidade começa a aparecer sob a forma de pequenas gotículas de água que pairam no ar, levadas pelos ventos.
 R:
 R: 
 R: 
 R:  o sol ascendeu ao posto de aliado da boa saúde porque se comprovou a sua estreita relação com a vitamina D, - Ajuda na absorção do cálcio, evitando doenças dos ossos (osteoporose, raquitismo).
- Ajuda a abaixar o colesterol e a pressão arterial.
- Auxilia na diminuição de doresarticulares na artrite reumatóide (reumatismo).
- Proteje contra câncer de mama, cólon e próstata, e até previne que estes, além de leucemia e linfoma, progridam, quando já instalados.
- O Sol também contribui: na produção de melatonina, hormônio que proporciona melhor  qualidade do sono e que também ajuda na prevenção de doenças mentais como depressão e  outros transtornos do humor.
-  Atua comoagente adstringente e no controle de infecções, como a tuberculose, por exemplo.
- Melhora o sistema imunológico, nosso sistema de defesa, evitando assim tantas outras doenças.
- Auxilia no tratamento da tensão pré-menstrual. 
Efeitos malignos: Dependendo do comprimento de onda, a exposição à radiação ultravioleta, assim como outras radiações, pode trazer prejuízos aos olhos; Câncer de pele; Degeneração macular relacionada a idade.
 R: A climatologia clássica também camada de climatologia separativa, uma vez que os elementos climáticos, tais como temperatura do ar, pressão atmosférica, umidade, precipitação, direção, velocidade dos ventos e radiação solar, são tratados de maneira independente e, justamente por isso, muitas vezes, são considerados isoladamente. 
Climatologia dinâmica – enfatiza os movimentos atmosféricos em várias escalas, particularmente na circulação geral da atmosfera.
R: 
16) R: O vento está intimamente associado as variações da pressão atmosférica, vejamos. Se o ar mais quente (baixa pressão) sobe, o ar mais frio (alta pressão) desce e  virá para ocupar o lugar do ar que subiu. A estes movimentos verticais se originam os movimentos horizontais e que  simplesmente  chamamos de vento. Assim sendo, quanto maior for à diferença da pressão atmosférica para um determinado ponto mais intenso deverá ser o vento que atuará sobre este ponto.

Outros materiais