Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO CIÊNCIA POLÍTICA 1 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603658876)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Julgue as proposições a seguir relativas ao Conceito de Política Social e assinale a opção incorreta.
		
	
	A política social está referida a um conceito mais amplo de sistema de proteção social, isto é, formas às vezes mais, às vezes menos institucionalizadas que as sociedades constituem para proteger parte ou o conjunto de seus membros. Tais sistemas decorrem de certas vicissitudes da vida natural ou social, tais como a velhice, a doença, o infortúnio ou as privações.
	
	A política social, no mundo contemporâneo tem um núcleo, historicamente constituído, que engloba pelo menos as políticas de emprego e renda, de previdência, de saúde, de educação e de assistência social.
	 
	Os critérios para alocar recursos seguem basicamente três modalidades: tradição; mercado; política e supõe que o surgimento de uma está diretamente relacionado com o desaparecimento de outra.
	
	O conceito de política social se defi ne em razão de seus componentes históricos e se refere às formas de proteções sociais desenvolvidas a partir da segunda metade do século XIX.
	
	Nas Ciências Sociais, de um modo geral, a política social é entendida como ação governamental com objetivos específicos relacionados com a proteção social.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602932073)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Afirma-se que o Poder Legislativo brasileiro é do tipo bicameral-federativo, pois:
		
	 
	é integrado por duas Casas Legislativas, uma delas composta por representantes do povo brasileiro e a outra por representantes dos Estados e do Distrito Federal
	
	é integrado pela Câmara dos Deputados, composta por representantes do povo brasileiro, e pelo Senado Federal, composto por representantes dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal
	
	é Composto pelos Municípios e Estados Federados.
	
	a União e os Estados têm Poderes Legislativos próprios
	 
	é integrado exclusivamente por representantes dos Estados e do Distrito Federal, que são entes federativos
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603483739)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que concerne à organização dos Poderes da União, é correto afirmar, com base na Constituição Federal. que:
		
	
	o Judiciário é hierarquicamente superior ao Executivo e ao Legislativo, na medida em que àquele incumbe decisão final sobre a constitucionalidade das normas vigentes.
	
	são independentes e harmônicos, não se relacionando entre si, devendo eventual conflito ser dirimido por organismo supranacional.
	
	o Executivo é hierarquicamente superior ao Legislativo, na medida em lhe é autorizado legislar por meio de medidas provisórias.
	 
	são independentes e harmônicos entre si, impondo-se influências e limitações reciprocas que se prestam à limitação do poder estatal.
	
	o Legislativo é hierarquicamente superior ao Executivo, na medida em que pode derrubar o veto do Chefe do Executivo a determinada lei, tornando-a vigente.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603589115)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Três grandes pensadores modernos marcaram a reflexão sobre a questão política: Hobbes, Locke e Rousseau. Um ponto comum perpassa o pensamento desses três filósofos a respeito da política: a ideia de que a origem do Estado está no contrato social. Porém, existem algumas divergências entre eles: 1. _____________ acreditava que o contrato foi feito porque o homem é o lobo do próprio homem. Há no homem um desejo de destruição e de manter o domínio sobre o seu semelhante (competição constante, estado de guerra). Por isso, torna-se necessário existir um poder que esteja acima das pessoas individualmente para que o estado de guerra seja controlado, isto é, para que o instinto destrutivo do homem seja dominado. 2. _____________ parte do princípio de que o Estado existe não porque o homem é o lobo do homem, mas em função da necessidade de existir uma instância acima do julgamento parcial de cada cidadão, de acordo com os seus interesses. Os cidadãos livremente escolhem o seu governante, delegando-lhe poder para conduzir o Estado, a fim de garantir os direitos essenciais expressos no pacto social. 3. _____________ considera que o ser humano é essencialmente bom, porém, a sociedade o corrompe. Ele considera que o povo tem a soberania. Daí, conclui que todo o poder emana (tem sua origem) do povo e, em seu nome, deve ser exercido. Defende que o Estado se origina de um pacto formado entre os cidadãos livres que renunciam à sua vontade individual para garantir a realização da vontade geral. Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta que preenche as lacunas nos textos acima:
		
	
	Rousseau - Hobbes - Locke
	 
	Hobbes - Locke - Rousseau
	
	Locke - Hobbes - Rousseau
	
	Rousseau - Locke - Hobbes
	
	Hobbes - Rousseau - Locke
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603622479)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O ponto de partida dos três autores contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau) é percebido na ideia de estado de natureza como um momento pré-político, tem como referência os seres humanos que são iguais por natureza e que vivem em absoluta liberdade. Vale dizer ainda que esse contexto traz a discussão sobre a intencionalidade da criação do Estado. Hobbes, por exemplo, tem uma visão particular em relação ao indivíduo que traria a necessidade da criação do Estado para resolver tal problema. Ele via ainda a importância da criação de uma instituição que fosse capaz de controlar uma situação que havia sido criada em função do comportamento dos indivíduos. Com base em tais afirmações considere as afirmativas abaixo e em seguida marque a alternativa correta.
		
	
	Hobbes não considera que o Estado surge para controlar o egoísmo
	
	Hobbes concorda com Rousseau sobre as características do indivíduo
	
	Hobbes concorda com Locke sobre que o estado de natureza é um momento posterior ao surgimento do Estado
	 
	Locke considera que o estado de guerra é eminente e por isso seria necessário criar o Estado
	
	Hobbes, Locke e Rousseau combatem o pensamento contratualista

Outros materiais