Buscar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
1) " No que concerne ao interior das relações sociais, ( ao conceito de cidadania)-------- refere-se à ordem simbólica, representando, assim, a realidade, os valores e as significações. Trata-se de uma mediação entre o indivíduo e o Estado" ( CASTRO e BAETA,2011, p. 107).
Segundo esses autores, a qual conceito essa citação faz referência?
C) ao conceito de cidadania.
2) Em qual década a questão ambiental emerge como problema mundial significativo?
C) Na década de 1970.
3) Escolha a alternativa em que diz respeito à escolha das diretrizes para lei etapa de DESENVOLVIMENTO de programas da educação ambiental?
A) Basear-se em outros programas para efetuar o planejamento dos tópicos e formatos mas procura, incluir novas abordagens específicas para o público alvo a que se destinam suas elaborações.
4) Sobre o que podemos dizer a respeito do meio ambiente:
I- É o conjunto de sistemas naturais e sociais em que vivem o homem e os demais organismos e de onde obtêm sua subsistência. Esse conceito abraças os recursos, os produtos naturais e artificiais com os quais se satisfazem as necessidades humanas.
II- Ele se compõe de quatro sistemas estreitamente vinculados, a saber atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera sem nenhuma intervenção humana, esse conjunto de elementos está em constante mutação, ainda que a natureza e o ritmo dessa mutação sejam bastante influenciados pela ação do homem.
III- O meio ambiente compreende os aspectos naturais, mas também os sociais essas duas faces do meio ambiente são complementares e indissociáveis o meio depende de recursos do meio natural e em maior ou menor grau, interfere no ritmo de modificações ocorridas nele.
IV) NÃO ESTÁ CORRETA.
Estão corretas as: I, II e III
5) Assinale V ou F para as afirmações a seguir:
I- O modismo ambiental pode ser caracterizado como uma tendência de valorização de produtos contendo motivos e estampas ambientais, bem como o culto ao discurso ecológico. No entanto, essa tendência muitas vezes é desvinculada da conscientização transformadora da realidade.
IV) “O educador tem a função de mediador na construção de referenciais ambientais e deve saber usá-lo como instrumentos para o desenvolvimento de uma prática social centrada no conceito de natureza”
São verdadeiras as alternativas I e IV.
	
6)Quais metas e estratégias da educação ambiental a seguir foram traçadas na Conferência intergovernamental de Tibilisi?
I- Efetuar uma integração entre as diversas disciplinas do ensino formal, de modo a favorecer a obtenção de novos conhecimentos, bem como o desenvolvimento de valores e comportamentos úteis para a prevenção e busca de soluções de problemas ambientais.
II- Promover o estabelecimento de uma visão ampla da complexidade das interações ocorridas entre o meio natural e o meio social humano e estabelecer meios que propiciem a conscientização a respeito da intima relação entre modo de vida das pessoas e qualidades ambiental.
III- Capacitar, em especial, os tomadores de decisões tanto com conhecimentos científicos e tecnológicos quanto com o desenvolvimento de valores e atitudes necessárias para a prevenção e resolução de problemas ambientais.
ESTÃO CORRETAS AS ALTERNATIVAS: I, II E III.
7) Alguns conceituados teóricos atuais têm discutido a importância do papel do professor e, consequentemente, de sua formação na construção de uma sociedade capaz de compreender e agir positivamente em relação ao ambiente na qual está inserida. Tristão (2004) entende que a formação de professores, mais especificamente ligada à educação (EA), deve dialogar com outros contextos de formação, “estabelecer elos como mola-mestra da tecitura da formação e ficar alerta para as diferentes formas de relações entre conhecimento acadêmico/senso comum, teoria/prática” (GUIMARÃES,2004). Ao analisar a formação de educadores ambientais, avalia que a produção teórica da EA brasileira , que vem se realizando pelo menos nos últimos 20 anos, se estrutura de forma a contestar a educação tradicional, muito discutida e debatida em nosso país a partir dos trabalhos de qual importante autor da educação?
A) PAULO FREIRE
8)Entre 1960 e 1963, uma fundição primária de chumbo poluiu intensamente esta cidade, afetando os trabalhadores da fundição, seus filhos e moradores de regiões próximas à usina. Um estudo de 1995 evidenciou elevadas concentrações de chumbo e cádmo em sedimentos e moluscos de todo o ecossistema na região.
Onde ocorreu esse acidente ambiental?
B) Na região ao norte da Baia de Todos os Santos, na Bahia.
9) Englesson (1998, citado por EECO, 2000) elaborou um processo de oito etapas que podem auxiliar na infusão da educação ambiental no currículo escolar. Quais das etapas a seguir fazem parte desse processo?
II- Selecionar o tópico ambiental a ser infundido em cada uma das disciplinas.
III- Especificar o conteúdo ambiental a ser adicionado a cada unidade de estudo.
IV- Identificar novos recursos a serem usados para se atingiremos objetivos ambientais: equipamentos, material de consumo, referências, locais para trilhas, etc.
E) APENAS AS ALTERNATIVAS II,III E IV ESTÃO CORRETAS.
10) O que foi o “Love Canal”?
E) Em Nova Iorque, 1982, William T. propôs conectar as partes altas e baixa do rio Niágara, abrindo um canal com aproximadamente 9,6 km de extensão e 85 metros de profundidade para o transporte de carga. O projeto foi abandonado em 1920 e o local vendido para a indútria Hooker Chemical, que utilizou como aterro para disposição final de resíduos tóxicos. Após esse procedimento, a empresa vendeu o local por um preço simbólico de 1 dólar , para a Niagara Falls Board of Education. Uma escola foi construída diretamente sobre o aterro e circundada por residências. A partir de 1978 os moradores do conjunto habitacional descobriram que suas casas foram erguidas sobre um canal que havia sido aterrado com dejetos químicos industriais e bélicos no período de 1920 a 1953. Estudos constataram vários efeitos na população: alterações nos cromossomos, aumento de números de abortos, aumento do número de defeitos congênitos.
11) De acordo com o livro-texto, a partir de qual ano a educação ambiental aparece no Brasil e em quais décadas ela ganha maior força?
A) 1973/década de 1980 e 1990.
12)

Outros materiais