Buscar

Documento 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Semana 11
1 - A partir da leitura acima, como Habermas sugere uma possibilidade de consenso? Por quê?
R: Ele sugere o uso da linguagem como forma de mediação, já que é por ela que existe a possibilidade dos seres humanos alcançarem um consenso. Ele também propõe o consenso como a possibilidade de se desenvolver saberes racionais que atendam a diversidade das culturas existentes, na qual os participantes conseguem, com o uso da melhor argumentação, chegar a um consenso válido para todos. Trata-se de uma unidade conquistada na variedade enorme de ideias que reconhece as diferenças e as identidades constituídas por meio de confrontação e discussão pública, o que pressupõe o entendimento a partir de princípios de respeito e de tolerância.
2 – Com base em que argumentos este pensador reconstrói o sentido de racionalidade para dar conta do problema da universalidade? Por quê?
R: Tem por base o mundo ocidental que constantemente possui uma visão técnica-científica, e acredita que o ponto de inicio deve ser construído por meio do diálogo. A racionalidade em Habermas habilita os sujeitos para o diálogo, criando consensos que servem para orientar suas ações, tornando-os sujeitos de suas próprias vidas e destinos. Portanto, o consenso é uma ideia comunitária a ser desenvolvida pelo grupo que pensa seus problemas em comum, e constroem por meio do dialogo suas soluções.
Teoria de dworking
todos os membros de uma comunidade são iguais enquanto seres humanos, independentemente das suas condições sociais e econômicas, ou de suas crenças e estilos de vida.

Outros materiais