Buscar

Compilação Questões Descritivas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O jeito mais fácil de desenvolver um Servlet é criar uma classe que estenda a classe HttpServlet, já existente na biblioteca do Java Enterprise Edition (JEE). Qual a vantagem deste método? Justifique sua resposta. 
Resposta: 
Dentre as vantagens estão os métodos de tratamento para a requisição e resposta, ou mesmo o método "Foreward" do objeto DispacherRequest para redirecionamento das requisições para outro Servlet.
Num projeto Java web, que utilize JSP / SERVLET, que objeto é utilizado na SERVLET para recuperar/obter dentro da SERVLET, os valores dos campos do formulário submetidos ao servidor e quem é responsável por instanciar esse objeto? 
Gabarito: 
O objeto é o REQUEST. A instanciação e envio desse objeto à SERVLET como parâmetro é Container Web Java. Na JSP ele é um objeto implícito.
Considerando a classe Java abaixo, bem como o comando SQL para criação da tabela, implemente o mapeamento objeto-relacional, com uso de JPA, re-escrevendo o código da classe. public class Pessoa { private Integer codigo; private String nome; private Integer idade; // construtores // getters e setters } create table pessoa (codigo int not null primary key, nome varchar(50), idade int) 
Gabarito: 
@Entity @Table(name = "PESSOA") 
public class Pessoa implements Serializable { private static final long serialVersionUID = 1L; @Id @Basic(optional = false) 
@Column(name = "CODIGO") private Integer codigo; 
@Column(name = "NOME") private String nome; 
@Column(name = "IDADE") private Integer idade; // construtores // getters e setters } 
Defina o que são padrões de desenvolvimento e exemplifique dois padrões presentes na arquitetura JEE. 
Gabarito:
São padrões criados a partir de algumas melhores práticas pré-definidas. Ao se utilizar um padrão, problemas que antes poderiam pender no processo de desenvolvimento não irão ocorrer. Dois exemplos interessantes de padrões presentes na arquitetura JEE são o FlyWeight e o Proxy.
Quais as características do JPA e o que muda em relação ao JDBC puro? 
Gabarito:
JPA trabalha com anotações para efetuar o mapeamento objeto-relacional de forma simples, recuperando os dados e tratando de toda a interface com o JDBC. Com o uso do JDBC puro é necessário escrever todo o código SQL em meio ao código JAVA. Além disso, embora o JDBC puro seja mais rápido em situações mais simples, o JPA ganha vantagem em ambientes de alta concorrência devido ao cache de objetos. 
Dentro de um sistema Web feito em Java, o Servlet assume um importante papel como responsável pelainterpretação da requisição e confecção da resposta sob o protocolo HTTP. Mesmo o JSP, quando no acesso inicial, étransformado em Servlet pelo container. Quais os métodos de resposta presentes no Servlet para o tratamento dedados enviados por formulários HTML?
Gabarito: 
Os métodos de resposta são doGet, para satisfazer a requisições do tipo GET, e doPost, para satisfazer arequisições do tipo POST. 
Dentro de uma arquitetura MVC, deseja-se que todas as requisições passem por um ponto central, sendo delegadasaos responsáveis pelo processamento e, ao final, direcionando os resultados para as visualizações corretas. Qual opadrão de desenvolvimento mais adequado para a tarefa e como deve ser implementado em um sistema Web Java?
Gabarito: 
O padrão mais indicado é o Front Control, sendo tipicamente implementado através de um Servlet. 
Qual a importância do arquivo "web.xml" para um aplicativo Web feito em Java? 
Gabarito: 
O arquivo web.xml guarda todas as configurações globais do aplicativo web, incluindo o mapeamento de Servlets, t ime-out de sessã o, página inicia l, página de erro, e parâmetros a serem lidos pelos Servl ets.
As páginas JSP são uma tecnologia Java similar ao ASP, da Microsoft, que permitem a inclusão de trechos dinâmicos feitos em Java em meio a código HTML, viabilizando uma forma mais simples de resposta às solicitações HTTP. Cite vantagens e desvantagens do JSP, e expresse qual a relação destas páginas com a tecnologia de Servlets. 
Gabarito: 
A principal vantagem do JSP é a facilidade para desenhar as páginas de resposta, com a possibilidade de utilizar editores gráficos, aproveitando todo o potencial criativo dos designers. Como desvantagem, o estilo de programação dificulta o reuso, além de estimular o corte e colagem, o que acaba por dificultar as tarefas de manutenção. De qualquer forma, JSP seve como base para a criação de muitos frameworks, como JSF e PrimeFaces, e ao contrário de outras linguagens baseadas em páginas, que são sempre interpretadas, o JSP é transformado em Servlet pelo container, funcionando de forma compilada. 
O framework JSF (Java Server Faces) tem sido amplamente utilizado pelo mercado, inclusive dando origem a outros frameworks derivados, como o PrimeFaces, que incorpora os avanços visuais do JQuery. Caracterize de forma sucinta o framework JSF. 
Gabarito: 
O framework JSF caracteriza-se por oferecer ao programador uma metodologia de programação orientada a eventos, como nos sistemas desktop, ao mesmo tempo em que garante para o sistema a robustez de uma arquitetura em camadas MVC.
Um objeto JavaBean , dentro de uma JSP pode ter uma definição de escopo ( tempo de vida de objeto - contexto do objeto) em até 4 escopos distintos. Quais são eles ? e qual o tempo de vida - contexto do objeto em cada escopo 
Gabarito: 
1.page - disponível apenas no contexto da página. 
2.request - disponível para a requisição HTTP ( a página que recebeu a requisição e as páginas para onde a requisição é encaminhada) , no contexto do objeto request. 
3.session - duração da sessão do cliente (o bean pode ser usado de uma requisição para outra), no contexto do objeto session. 
4 .application - pode ser usado no contexto da aplicação por qualquer outro componente no aplicativo Web.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais