Buscar

O papel do Pedagogo em ambientes escolares e ambientes não escolares

Prévia do material em texto

UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA
Ambiente Escolar e Ambiente não escolar - O papel do Pedagogo
Roseli Aparecida Guerra Falasca
RA: 1541173
Polo
São Manuel
2017
Orientação e prática de gestão em Ambientes escolares e não escolares
Profª : Wanderli Cunha de Lima
AMBIENTE ESCOLAR
Todo cidadão tem direito ao acesso e permanência na escola pública. A lei número 8069/90 no Artigo 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
No artigo 206 encontram-se relacionados os princípios que devem orientar o ensino, entre os quais:
 I – Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II – Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
Devemos levar em consideração que a criança e o adolescente tem direito a educação, direito de frequentar a escola e de se formar com seus pares da mesma faixa etária, usufruindo e se beneficiando de uma escola para todos indistintamente. Não importa se a criança tem ou não uma documentação que comprove sua escolaridade, ela deve ser matriculada normalmente e depois conforme a idade, a supervisão juntamente com o professor fará uma avaliação para averiguar o nível de aprendizado, o Ano ou série em que a criança melhor se desenvolverá. A escola poderá reclassificar os alunos exceto a primeira do Ensino Fundamental.
A educação de qualidade é um direito de todos, o que significa que é função da escola identificar qual é a necessidade da criança e procurar ajudar da melhor maneira possível sem exclui-la do ambiente educacional dando-lhe oportunidade de ingresso na escola dentro de sua faixa etária e do seu conhecimento prévio. É dever do Estado garantir um ensino de qualidade para crianças e adolescentes e toda escola deve estar preparada para dar respostas educativas a todos os alunos e também é direito do aluno a participação em uma escola próxima ao lugar que reside.
A formação e a Educação deve ser garantido ao aluno, dando-lhe suporte para ter um bom desenvolvimento no mercado de trabalho, tornar-se um cidadão consciente e reflexivo podendo mudar o ambiente em que vive como um agente transformador.
AMBIENTE NÃO ESCOLAR- O PAPEL DO PEDAGOGO
O pedagogo é um profissional que deve ser valorizado, pois suas ações vai além dos muros da escola. O papel do pedagogo é capacitar, ensinar e desenvolver métodos educacionais, na empresa que atua. Um dos departamentos que mais se vê a atuação do pedagogo é no RH. A atuação do pedagogo tem por objetivo levar os profissionais a refletirem sobre mudanças de comportamento que contribuam para a melhoria de relações mais humanas, e que garantam um melhor desempenho de sua qualidade e de sua atuação tanto na empresa, quanto pessoal. Ele procura estratégias e metodologias que garantam uma melhor aprendizagem e conhecimento. Pois, é ele que forma equipes, cria estratégias e métodos de capacitação aperfeiçoando o profissional.
O pedagogo tem como função o treinamento de pessoal, formando mão-de-obra qualificada para atuar na empresa, fazendo com que o pessoal tenha uma rotina de trabalho, que eles se tornem mais produtivos , adquiram mais qualidade de vida e satisfação pessoal de cada um dentro da empresa. O pedagogo empresarial atua na empresa como capital humano.
O pedagogo empresarial deve atuar em todos os projetos de desenvolvimento de uma empresa, devendo utilizar métodos eficazes para efetivar a melhoria da qualidade profissional dos funcionários tais como: o planejamento, elaboração de projetos, avaliação e desenvolvimento , através do conhecimento adquirido na faculdade como pedagogo empresarial.
Na empresa o ser humano é o bem mais precioso, tanto dentro como fora, pois é através do trabalhador que a empresa vai crescer e ter sucesso, por isso, é muito importante a satisfação pessoal de cada um dentro da empresa.
Contudo o pedagogo deve buscar meios para o crescimento da empresa, juntamente com a diretoria, preparando os funcionários com aulas ministradas na própria empresa com o intuito de formar cidadãos reflexivos e críticos, visando, obter lucros e garantir resultados positivos para a empresa que atua.
Sendo assim, o pedagogo no caso das empresas é o profissional que tem como característica o saber, aprender, treinar, repassar tarefas e direcionar o trabalhador . 
Referências Bibliográficas
http://apedagogianaempresa.blogspot.com.br/ visitado em 25/09/2017
https://www.passeidireto.com/arquivo/22465312/ambiente-escolar-----trabalho-1
visitado em 22/09/2017
https://www.passeidireto.com/arquivo/6438227/papel-do-pedagogo
visitado em 28/09/2017 
Apostila de Orientação e Prática de Gestão da Educação em Ambientes Escolares e Não Escolares

Outros materiais