Buscar

A TECNOLOGIA MÓVEL E SUA INFLUENCIA NA SOCIEDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A TECNOLOGIA MÓVEL E SUA INFLUENCIA NA SOCIEDADE
	Atualmente a mobilidade apresenta-se como uma das grandes inovações históricas da revolução tecnológica
A Tecnologia Móvel pode ser definida como a forma de acessar a internet e outros recursos computacionais por meio de dispositivos móveis, tais como, celulares, iphone, ipod, ipad, notebooks, smartpads, dentre outros. A cada dia, um número maior de pessoas interessa-se pela mobilidade, o fácil acesso às informações em qualquer lugar, com alcance amplo a qualquer hora, se conectando de forma fácil e rápida a outros dispositivos móveis, localizando pessoas, produtos e serviços personalizados. Estes são os fatores que impulsionam a internet móvel a se estruturar e crescer rapidamente para adaptar às modernidades e necessidades dos usuários finais, bem como das organizações. Para o cientista da computação criador da World Wide Web Tim Berners-Lee, “A iniciativa da Internet móvel é importante, informações devem ser igualmente disponíveis em qualquer dispositivo”.
 
 Dispositivos móveis
Mediante a realidade demandada por serviços e recursos móveis, começam a surgir no mercado sites desenvolvidos para promover a liberdade no uso e consumo de informações por parte dos usuários finais que adquirem aparelhos como os smartphones que possuem facilidade de uso e recursos cada vez mais modernos. Muitos sites e soluções para internet atualmente já tem como foco sua usabilidade em dispositivos móveis. 
 
Exemplo de sites para dispositivos móveis e desktop (Google e Amazon)
O uso da internet através dos Smartphones difere do uso no computador sob vários aspectos. A diferença, na verdade é uma das vantagens, consiste em não necessitar de um computador com teclado e mouse conectados fisicamente. Por meio do uso dos dispositivos móveis, a liberdade de locomoção com acesso a internet é o ponto favorável e que desperta o interesse dos usuários finais e atração comercial de campanhas publicitárias. A mobilidade assim permite ter em mãos serviços, informações, comunicação e entretenimento. No caso dos serviços incluem as consultas bancárias, previsões do tempo, notícias, redes sociais, operações em tempo real. Todo esse conteúdo é obtido por meio de pesquisas, a endereços, telefones, promoções e produtos. Para a comunicação a possibilidade de comunicar, interagir e compartilhar, faz com que pessoas se encontrem, troquem ideias, realizem negócios e cooperem uns com os outros. 
Crescimento: Hoje em dia o usuário tem a vantagem não só de acompanhar o crescimento tecnológico como de usufruir todas as suas vantagens. A cada momento, o mercado se vê na obrigação de melhorar seus atendimentos e vantagens para conseguir uma melhor sedução do seu público-alvo e até mesmo, de seu futuro mercado. Com isso precisa incrementar em seu meio de trabalho um jeito de chamar a atenção e até mesmo de mostrar ao cliente que em momento algum, ele deve se preocupar em levar dinheiro para fazer uma simples compra, de se apavorar por não saber onde está de saber se tem algum dinheiro em sua conta para que possa efetuar uma transação comercial ou até mesmo, de sair de casa para fazer o pagamento de uma conta. Com o crescimento tecnológico do mercado móvel, o empresário está proporcionando tudo isso ao seu cliente. Atualmente, com o crescimento no uso de tecnologias móveis, a facilidade de uma pessoa obter um celular (Smartphone) de qualidade alguns serviços podem ser implementados de forma bastante abrangente.
Serviços: Localização: Algumas empresas atualmente facilitam a vida de pessoas que por diversas razões viajam muito, com serviços localização em sistema GPS ou Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global), indicando em tempo real a sua exata localização, além de mostrar também informações de pontos históricos e locais turísticos da região. Com um simples apertar de teclas no Smartphone ou celular, o cliente tem acesso a um navegador completo e detalhado com ruas, estradas pavimentadas, caminhos e trilhas, pontos de fiscalização e até mesmo acesso a hospitais e restaurantes e outros diversos locais.
Compras: A atual situação tecnológica é a de que não é preciso mais sair de casa para quase nada, muito menos para fazer compras. Como algumas pessoas não têm tempo para ir às compras rotineiras e sempre precisam parar seus afazeres para poder fazê-las, as empresas estão disponibilizando de sistemas de venda por telefonia celular. Agora o cliente se cadastra em uma empresa onde aceita esse tipo de venda e basta ligar para a empresa e fazer o pedido desejado. Logo em seguida chega a seu celular uma mensagem com o código do estabelecimento e código da compra, onde o cliente manda uma mensagem para a empresa prestadora do serviço de venda e fornece os códigos recebidos da empresa onde efetuou a compra e, pronto, compra efetuada com êxito. 
A questão que ainda incomoda muita gente é saber se esses serviços são realmente seguros. De acordo com muitos serviços, é um serviço completamente seguro sim, mas como todo equipamento informatizado terá sempre o problema de vírus. Algumas empresas estão se equipando e fazendo parcerias ao ponto de não deixar “margem para o azar”.
Algumas empresas estão com sistemas onde o cliente cadastra o telefone completo e só pode fazer os pagamentos naquele aparelho, caso alguém descubra a senha não terá como fazer nada. Outras empresas estão fazendo além de cadastrar os aparelhos ainda pedem a senha e login todas as vezes que o usuário tentar utilizar do serviço, pois no caso de perda ou roubo do celular, ainda terão de saber os dados para que possa ter acesso aos serviços.
A tendência é aumentar cada vez mais a aceitação da Tecnologia Móvel, como acontece no mundo inteiro. Como todos se rendem às tecnologias e principalmente ao comodismo, será muito rápida a implantação geral desse serviço bem como sua absorção. O crescimento é exponencial por questões óbvias e concretas, como por exemplo, o fato de não portar dinheiro em locais de alta ocorrência de roubos, o fato de conseguir encontrar pessoas que possam ser sequestradas, fácil localização de locais e estradas, receber noticias onde estiver e até mesmo fazer compras para casa ou trabalho sem ao menos ter que parar o que se está fazendo no momento, entre muitas outras coisas.
Percebe-se que a tecnologia móvel tem se tornado uma realidade no Brasil, assim como em diversos países do mundo, devido à necessidade do ser humano em, através do uso da mobilidade, ter acesso à informações e serviços que facilitem o seu cotidiano.

Outros materiais