Buscar

Fundamentos de Gestão aula 09

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundamentos de Gestão
Aula 9: PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO - Técnicas de Planejamento 
1
Fundamentos de Gestão
Ao final dessa aula o aluno deverá ser capaz de:
 - Conhecer as técnicas de planejamento no âmbito empresarial;
 - Compreender a aplicabilidade das técnicas de planejamento.
2
Fundamentos de Gestão
Já sabemos que o planejamento é uma forma de organizar ideias com relação a um certo tema e estabelecer objetivos e metas, com o propósito de se atingir um determinado resultado.
Nessa aula iremos abordar as técnicas de planejamento estratégico que contribuem no processo de análise das informações e cenários empresariais, sendo considerado ferramentas de grande valia no processo de tomada de decisão e suporte aos gestores.
Como discorremos na aula anterior o planejamento é fundamentado em três pilares: Estratégico, tático e operacional.
3
Fundamentos de Gestão
O objetivo do planejamento estratégico é orientar e reorientar os negócios e produtos da empresas de modo que gere lucros e crescimento satisfatório.
Podemos nos questionar: Para orientar e reorientar é preciso o conhecimento, é preciso desmistificação da organização. Como proceder? Por onde começar?  
Vamos abordar três técnicas de planejamento que irão te dar um suporte e conhecimento para respondermos aos questionamentos anteriores, são eles: PDCA, 5W2H e SWOT.
PDCA (Plan, Do, Check, Action)? Nessa técnica utiliza-se o Planejamento ( Plan), o Fazer ( Do), a Verificação (Check) e a Ação (Action).
4
Fundamentos de Gestão
Valentim (2015) destaca que a técnica de PDCA é importante por estabelecer com clareza aonde se quer chegar, levantando as informações para boa execução, verificando as causas que impedem, ou poderão impedir, de chegar ao resultado e propõe ações para cada causa considerada importante no processo.
Os passos para o Planejamento Estratégico utilizando a técnica PDCA, segundo Valentim (2015) são as seguintes:
5
Fundamentos de Gestão
Plan(Planejamento)
Estabelecer missão, visão, objetivos (metas), procedimentos e processos (metodologias) necessárias para atingir os resultados.
Do (Fazer)
Realizar, executar e implementar as atividades, tarefas e ações.
Check (Verificar)
Monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, elaborando relatórios.
Action (Ação)
Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, se necessário reelaborar o plano de ação, de modo a melhorar a qualidade, a eficiência e a eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas.
Fonte: Adaptado de Valentim (2015)
6
Fundamentos de Gestão
É interessante que se estabeleça indicadores de resultados que possibilitarão a mensuração qualitativa e quantitativa dos resultados, considerando as ações desempenhadas no processo.
A técnica 5W2H, consiste nos seguintes questionamentos:
 - What - O que será feito (ações, etapas, descrição); 
 - Why - Por quê será feito (justificativa, motivo); 
 - Where - Onde será feito (local); 
 - When - Quando será feito (tempo, datas, prazos); 
 - Who - Por quem será feito (responsabilidade(s) pela(s) ação(ões)); 
 - How - Como será feito (métodos, processos); 
 - How much - Quanto custará (custo ou gastos envolvidos).
7
Fundamentos de Gestão
Machado ( 2009) defende que a técnica 5W2H é importante para as organizações por ser muito simples, facilitando a  agilidade de todos os processos.
Para aplicar o método 5W2H é necessário ter em mente as causas do problema a ser solucionado ou amenizado e realizar cada etapa de maneira cuidadosa e da melhor forma possível. A ideia é buscar respostas para cada um dos 5W e 2H expostos acima.
O método 5W2H refere-se basicamente a uma técnica para detalhar a execução de processos, atividades e tarefas, em que são atribuídas as responsabilidades de cada envolvido e determinado como o trabalho deverá ser realizado, assim como o local, o motivo, o prazo e os custos/gastos para sua efetividade. ( VALENTIM 2015, p. 21)
8
Fundamentos de Gestão
Nas duas técnicas estudadas anteriormente percebemos que o Planejamento inicia com a definição dos objetivos. Em outras palavras podemos destacar a importância de conhecermos a Intenção Estratégica, nessa etapa é refletido sobre a missão, visão, valores, ou seja o propósito da empresa.
Faz-se necessário conhecer os fatores críticos de sucesso, ou seja quais as condições internas são essenciais para que a organização atinja seus objetivos.
9
Fundamentos de Gestão
A definição das políticas da organização é a etapa de definição e orientações que expressam os limites das ações desempenhadas pelos integrantes da organização deve desenvolver. Ressaltamos a importância do embasamento ético em relação as políticas e a coerência com os valores pré estabelecidos.
É de fundamental importância no momento da elaboração do planejamento estratégico das organizações que tenhamos definido quais as estratégias e as metas que a organização almeja. Agindo assim, podemos envolver todos os integrantes do sistema empresa.
Não poderíamos deixar de contemplar a análise do ambiente, considerado fundamental no planejamento estratégico, servindo como base para a análise de cenário, levando em consideração os aspectos econômicos, políticos, legais, tecnológicos, socioculturais etc.
10
Fundamentos de Gestão
Essas etapas nos remete a terceira técnica utilizada no processo de planejamento estratégico intitulado de SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats).
É uma técnica que auxilia a elaboração do planejamento estratégico das Organizações que começou a ser desenvolvido nos anos 60-70, nas escolas americanas. O objetivo é focalizar a combinação das forças e fraquezas da organização com as oportunidades e ameaças do mercado. ( ANDREUZA, 2012 p. 22)
11
Fundamentos de Gestão
Uma das ferramentas utilizadas pelas organizações para elaborar o planejamento de ações estratégicas é o método denominado SWOT (Strengths, Weakness, Opportunities, Threats), ou como é conhecido na língua portuguesa FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Esse método propicia à organização realizar uma análise dela mesma e de seu entorno, é uma maneira de conhecer a condição de partida antes de definir as estratégias de ação para o curto, médio e longo prazo.
O método SWOT analisa as forças internas em relação às oportunidades externas, bem como as fraquezas internas em relação às ameaças externas à organização, ou seja, analisa as condições de partida frente às tendências e cenários futuros. (VALENTIM, 2015 p. 23)
12
Fundamentos de Gestão
13
Fundamentos de Gestão
Valentim (2015) discorre sobre as etapas para aplicabilidade da matriz SWOT, onde deve inicialmente realizar um brainstorm para descrevendo as forças e fraquezas. No segundo momento deve elaborar a listadas oportunidades e ameaças e priorizá-las. No terceiro momento deve-se criar uma matriz síntese selecionando forças a consolidar, fraquezas a superar, oportunidades a aproveitar e ameaças a evitar. Após todas as etapas anteriores executadas deve-se elaborar as estratégias de ação.
14
Assuntos da próxima aula:
Na nossa próxima aula iremos abordar o Processo de Organização.
Até a próxima aula!
15

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes