Buscar

Fundamentos de Neuroanatomia Avaliando o Aprendizado 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201701226925)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com sua morfologia, os neurônios podem ser classificados em multipolares, bipolares e pseudounipolares. Considerando seus estudos sobre estas células, avalie atentamente as três frases: I. Neurônios bipolares apresentam um dendrito e um axônio. II. Neurônios pseudounipolares apresentam próximo ao corpo celular, um prolongamento único, mas este logo se divide em dois, dirigindo-se um ramo para a periferia e outro para a parte central do sistema nervoso. III. Neurônios multipolares apresentam mais de dois prolongamentos celulares. Podemos afirmar que está(ão) correta(s):
		
	
	II
	
	I
	 
	I, II e III
	
	III
	
	I e II
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701471654)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O processo de mielinização realizado nos axônios, das fibras nervosas, localizados no sistema nervoso periférico é realizado por células gliais denominadas:
		
	
	Astrócitos
	
	Microgliócitos
	
	Ependimárias
	 
	Oligodendrócitos
	 
	Schwann
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701810169)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Anencefalia é uma malformação rara do tubo neural, caracterizada pela ausência parcial do encéfalo e da calota craniana, proveniente de defeito de fechamento do tubo neural nas primeiras semanas da formação embrionária. Na prática, a palavra "anencefalia" geralmente é utilizada para caracterizar uma má-formação fetal do cérebro. Nestes casos, o bebê pode apresentar algumas partes do tronco cerebral funcionando, garantindo algumas funções vitais do organismo Trata-se de patologia letal. Bebês com anencefalia possuem expectativa de vida muito curta, embora não se possa estabelecer com precisão o tempo de vida que terão fora do útero. Esta alteração pode ser diagnosticada, com certa precisão, a partir das 12 semanas de gestação, através de um exame de ultrassonografia, quando já é possível a visualização do segmento cefálico fetal. De acordo com o texto a anencefalia é uma alteração anatômica chamada de:
		
	
	Anomalia
	 
	Monstruosidade
	
	Estratificação Genética
	
	Transmutação Genética
	
	Variação Anatômica
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701802902)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Avalie as opções abaixo e assinale aquela que indica uma célula da glia que reveste, por exemplo, os ventrículos laterais do encéfalo, plexo corióideo e o canal central da medula espinal contribuindo de forma significativa para a produção de líquor (Líquido Cerebrospinal):
		
	
	Microgliócitos.
	
	Células de Schuwann.
	
	Oligodendrócitos.
	
	Astrócitos.
	 
	Células Ependimárias.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701804815)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo os conceitos anatômicos a monstruosidade se refere:
		
	
	Padrão que ocorre no corpo do indivíduo, ocorre na maioria dos casos, é mais frequente estatisticamente. Ex.: o coração, normalmente, se localiza na região do mediastino médio.
	
	Alterações genéticas de má formações do corpo humano com prejuízo de suas funções. Ex. Síndrome de Down.
	
	Variações morfológicas que acarretam prejuízo funcional. Ex.: o indivíduo nascer com um dedo a mais em uma das mãos. Fenda palatolabial (lábio leporino).
	 
	Anomalia acentuada incompatível com a vida. Ex.: Agenesia (não formação) do encéfalo.
	
	Diferenças morfológicas entre diferentes indivíduos ou órgãos sem prejuízo para a função. Ex.: a postura de indivíduos, diferenças no tamanho da cabeça entre raças, etc.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes