Buscar

Fundamentos de Gestão aula 13

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundamentos de Gestão
Aula 13: Liderança
1
Fundamentos de Gestão
Ao final dessa aula o aluno deverá ser capaz de:
 - Compreender o papel do líder e dos liderados.
 - Conhecer os estilos de liderança.
 - Compreender os fatores que determinam a liderança
2
Fundamentos de Gestão
LIDERANÇA
Gerentes fazem certo as coisas. Líderes fazem as coisas certas.
(Warren Bennis)
Definir liderança não é um dos processos fáceis. A liderança pode mudar de situação para situação, de pessoa para pessoa.
O que sabemos é que a liderança é fundamental nas organizações. Estudamos o processo de controle e percebemos a relevância que tem o ser humano nesse processo, sendo necessária a motivação para o desempenho satisfatório deste na organização.
3
Fundamentos de Gestão
Essa importância fortalece a necessidade de todos os profissionais conhecerem a liderança. Seja você estudante de contabilidade, Recursos Humanos, Administração, Sistema de Informação, Medicina... Todos em algum momento irão desempenhar a liderança no seu cotidiano.
Se observarmos na sala de aula exerceu nossa liderança. Pense um pouco na sua turma e reflita se você consegue identificar aquele colega que tem alguma influência sobre os demais colegas... Aquele que representa a turma. Isso é liderar!
Os tipos de lideranças podem ser definidos como orientado para tarefas e orientado para pessoas.
4
Fundamentos de Gestão
Na liderança orientada para tarefas, nesse modelo o líder pode apresentar demasiada autoridade, exercendo a tirania e a ditadura.
Na liderança por pessoas, é caracterizado pelo modelo democrático da autoridade. O líder entende que o clima organizacional agradável favorece para o bom funcionamento das tarefas.
Liderança, segundo Maximiano (2000), apresenta muitas definições, entretanto a mais objetiva delas é a que determina que o líder é toda pessoa que consegue conduzir as ações ou influenciar o comportamento de outra pessoa ou de um grupo.
5
Fundamentos de Gestão
No processo de liderança temos as personificações dos líderes e dos liderados.
A liderança como definido anteriormente esta baseada na influência que se tem sobre uma pessoa ou grupo. Logo podemos concluir que para a liderança acontecer é necessário que se tenha liderados, ou seja, quem segue as ações e ordens do líder.
Segundo Douglas McGregor (1968 APUD Maximiano 2000), existem dois tipos de liderados os fiéis e os mercenários. Vale ressaltar que em toda liderança há transação entre as partes. O autor destaca que o liderado mercenário segue o líder por interesse, enquanto que o fiel segue pela compatibilidade de caráter moral. Em ambos o líder terá que assumir a função de poder e defender a missão a qual sua liderança esta alicerçada.
6
Fundamentos de Gestão
A influência que o líder possui sobre os liderados, atribui uma relação de poder e autoridade. Autoridade segundo Max Weber ( 1992) é a probabilidade de que uma ordem ou um comando seja obedecido. 
7
Fundamentos de Gestão
Cinco bases da autoridade.
Fonte: Adaptado de Maximiano (2000)
A autoridade aqui expressa deve ser baseada na aceitação. É relutar considerarmos que o excesso de poder e autoridade quando expressas de forma punitiva, na maioria das vezes, proporcionam um desgaste acarretando um baixo rendimento no trabalho.
A teoria da aceitação, proposta por Barnard, defende que o ser humano não pode ser entendido como um ser imutável e isolado.  As ações praticadas refletem em todas as partes.
8
Fundamentos de Gestão
Para Barnard (1938), cada pessoa tem características individuais próprias, a saber:
Sua atitude: que se espelha em seu comportamento.
Os fatores psicológicos: que significam a combinação e os resultados dos fatos físicos, biológicos e sociais que afetaram o passado do indivíduo e estão influindo no seu presente.
A capacidade de determinação e o poder de escolha: responsáveis pelo senso de integridade pessoal de cada um. Esse poder de escolha é limitado.
Tanto os indivíduos como as organizações possuem propósitos (objetivos) resultantes da escolha entre as alternativas possíveis.
9
Fundamentos de Gestão
O autor defendia ainda que a cooperação entre os indivíduos surge da necessidade de sobrelevar as limitações que restringem a atuação isolada de cada um. A necessidade de cooperar entre si leva as pessoas a constituírem grupos sociais. Para Barnard, um grupo social somente existe quando três aspectos fundamentais são reunidos:
a) A interação entre dois ou mais indivíduos;
b) O desejo e a disposição para cooperar;
c) A existência de objetivos comuns entre eles.
10
Fundamentos de Gestão
Barnard (1930),formulou duas interessantes teorias: uma sobre autoridade, e outra sobre incentivos. As duas são vistas no contexto do sistema comunicativo e são regidas por sete regras essências:
Os canais de comunicação devem ser definidos;
Todos devem conhecer os canais de comunicação;
Todos devem ter acesso aos canais formais de comunicação;
Linhas de comunicação devem ser mais curtas e diretas possíveis;
A competência de pessoas que servem como centros de comunicação devem ser adequados;
A linha de comunicação não deve ser interrompida enquanto a organização estiver funcionando;
Toda comunicação deve ser autenticada.
11
Fundamentos de Gestão
O sistema comunicativo de Barnard nos remete a Comunicação Empresarial, é importante que o líder defina os melhores métodos de comunicação com os liderados. 
12
Assuntos da próxima aula:
Na nossa próxima aula abordaremos com mais especificidade o assunto: Comunicação Empresarial.
Até logo!
13

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais