Buscar

ISO9001 RESUMO E TRABALHO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ela é a norma que certifica os Sistemas de Gestão da Qualidade e define os requisitos para a implantação do sistema. Este documento possui ferramentas de padronização, é um modelo seguro para a implantação da Gestão da Qualidade.
O objetivo da norma, é trazer confiança ao cliente de que os produtos e serviços da empresa serão criados de modo repetitivo e consistente, afim de que adquira uma qualidade, de acordo com aquilo que foi definido pela empresa.
Qualquer empresa pública ou privada pode obter essa certificação com base na ISO 9001, independente do seu setor, produto/serviço oferecido. Esse documento é um recurso valioso para a gestão da empresa, pois agrupa um conjunto de práticas de gestão de empresas do mundo todo. Quando a empresa certifica-se nesta norma, terá competência para utilizar uma famosa ferramenta da qualidade: o Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Action) que significa planejar, fazer, checar e agir.
Princípios de Gestão da Qualidade
Princípios de Gestão da Qualidade
Além do Ciclo PDCA, a norma ISO 9001 conta com 8 princípios da qualidade. São vários requisitos, provenientes das experiências de várias organizações, que podem ser usados por qualquer empresa que deseja utilizar o sistema, Assim cada princípio deve ser analisado e estudado para que seja atingido o sucesso na implantação do modelo:
Liderança
Foco no Cliente
Abordagem de Processo
Abordagem Sistêmica para a Gestão
Envolvimento das Pessoas
Melhoria Contínua
Abordagem Factual para Tomada de Decisões
Benefícios Mútuos nas Relações com os Fornecedores
Como uma transportadora consegue a certificação
Processo de implantação de um sistema de qualidade
Definir o método de implementação
Existem alguns métodos de implantação que podem ser adotados pelas empresas que desejam implementar a ISO 9001. É preciso analisar o método mais adequado para cada empresa, o que impactará diretamente no valor de implantação das normas.
Selecionar a equipe de implementação
Escolha profissionais da sua equipe que conheçam:
a cultura organizacional da sua empresa
as atividades da organização
técnicas e métodos de gestão
administração geral
informática
 
As seguintes habilidades vão ajudá-los na tarefa:
 
Organização, planejamento e realização
Iniciativa
Capacidade de percepção e análise crítica
Persistência na busca de soluções
Negociação
Realizar o diagnóstico e planejamento
É nessa etapa que a equipe selecionada começa o trabalho de estudo e avaliação dos processos executados pela empresa. Por meio dessas análises é que todos os pontos de adequação são levantados e começa a ser elaborado o planejamento a respeito das ações que devem ser tomadas.
Diagnóstico
Planejamento
Envolver os colaboradores
Apresentar para todos
Comunicar os avanços
Reconhecer as melhores práticas
Para que seja possível realizar as mudanças necessárias, o ideal é envolver os colaboradores, conscientizando-os a respeito da importância do papel que exercem durante o processo de certificação e quais são suas responsabilidades no planejamento.
Implementar os requisitos da norma
A implementação é a etapa em que se coloca a mão na massa. Neste momento é que serão criados procedimentos e manuais, identificados aspectos da empresa e desenvolvidas as atividades necessárias para adequação aos requisitos da norma. Ter uma Empresa de Consultoria nesta etapa facilitará todo o processo, em virtude da experiência e do conhecimento técnico do Consultor para realização de treinamentos, orientação dos demais profissionais, uso de modelos de documentos, entre outros.
Escopo
Referência normativa
Termos e definições
Contexto da Organização
Liderança
Planejamento
Apoio
Operação
Avaliação de desempenho
Melhoria
Executar uma auditoria interna
INTERNA
A auditoria interna buscará encontrar não-conformidades que possam comprometer a concessão da certificação à empresa. O funcionamento da auditoria interna é como um teste para a auditoria externa. Algumas empresas também chamam essa fase de pré-auditoria.
Contratar uma auditoria de certificação
O contrato com o organismo certificador será válido por três anos, ou seja, aquela instituição garantirá que a empresa está adequada aos padrões da ISO por três anos.
primeiro ano para a certificação
segundo para manutenção 
terceiro para re-certificação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais