Buscar

Teoria e Sistemas Psicológicos 1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201701258744)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico vienense que alterou, radicalmente, o modo de pensar a vida psíquica. Se fosse possível concentrar a teoria freudiana em uma única palavra, essa palavra seria:
		
	
	Independência
	 
	Inconsciente
	
	Alterego
	
	Dissociação
	
	Comportamentalismo
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701258759)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quando Freud abandona a hipnose, ele começa a solicitar a seus pacientes que se lembrasse do evento traumático que poderia ter causado os sintomas, mas se deparou com a resistência, que consiste em:
		
	
	um processo físico
	
	um trauma muito profundo
	
	uma facilidade de lembranças
	 
	uma defesa psíquica
	
	uma conscientização do problema
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701881034)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marcos é estudante de Psicologia da Faculdade Estácio de Sergipe. Ele está fazendo o 3º período, dentre as disciplinas que está cursando existe uma que no começo não tinha muito interesse, mas agora passou a ficar interessante: a disciplina TSP II ¿ Abordagem Psicanalítica. Descobriu que é uma disciplina que vem contribuindo significativamente para o seu crescimento, principalmente quando a professora da disciplina explicou alguns métodos que antecederam a hipnose chegando até a explicação da Livre Associação de Ideias. Depois desse breve histórico debatido em sala de aula, Marcos passou a defender veementemente a disciplina, pois a partir daí, conseguiu entendê-la. Dentro desse contexto, analise as alternativas abaixo e assinale a resposta correta:
		
	
	IV - Através da hipnose, o médico podia obter um conjunto de sintomas bem definidos. Mas, Charcot não utilizava a sugestão hipnótica, quem vai utilizar é Freud.
	
	III - O método utilizado por Charcot foi à hipnose. O emprego da hipnose tinha por objetivo o controle da situação. Mas, infelizmente o médico nunca conseguia ter esse controle.
	
	II - O mesmerismo é abandonado e, a partir da metade do século XIX, impõe-se uma nova técnica inventada por James Braid: a hipnose, conhecida durante muito tempo como Associação Livre de Ideias.
	 
	V - Freud utilizou tanto da hipnose de Charcot, quanto do método catártico de Breuer. Porém, achou que os dois métodos não eram tão efetivos quanto esperava. Com isso, encorajou seus pacientes a falarem livremente e a relatarem o que quer que pensassem independentemente da aparente relação ou falta de relação com os seus sintomas. Esse novo método foi intitulado Livre Associação de Ideias.
	
	I - O mesmerismo foi precedido historicamente pela hipnose. O pressuposto do mesmerismo era o de que os seres animados estavam sujeitos às influências magnéticas, pois os corpos dos animais e do homem são dotados das mesmas propriedades que o ímã.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701258761)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Freud, ao apreender um aparato psíquico dividido em sistemas, dá ênfase ao elemento que responde pelo modo de ser do conteúdo inconsciente, que consiste em:
		
	 
	recalque
	
	emoção
	 
	catarse
	
	elaboração
	
	reforma
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701302057)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Bertha Pappenheim, conhecida na literatura psicanalítica pelo pseudônimo Anna O., foi paciente do médico Josef Breuer que, juntamente com Freud, escreve Estudos sobre a histeria, em 1893.
Atribui-se a Anna O. a expressão talking cure ou "cura pela fala", também "limpeza da chaminé" para referir-se ao tratamento utilizado por Breuer. Freud considera a técnica utilizada com Anna O. o primeiro caso de tratamento pela psicanálise.
A chamada "cura pela fala" é a precursora do método clínico conhecido por:
		
	
	hipnose
	 
	associação livre
	
	ab-reação
	
	análise do caráter
	
	catarse

Outros materiais