Buscar

Aplicação do Agregado Reciclado no Concreto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aplicação do Agregado Reciclado no Concreto
Introdução
Há um grande número de pesquisas sobre as vantagens do uso de agregados recicláveis, focalizando o aproveitamento de RCD (Resíduos da Construção e Demolição), porém pouca aplicação em campo, devido ao pouco conhecimento sobre as suas qualidades. Neste contexto, uma das questões técnicas importantes a serem estudadas é como se dá a aplicação de material reciclado no concreto.
Normas para manejo dos resíduos
NBR 15112 - Resíduos volumosos
NBR 15113 - Aterros de destinação
NBR 15114 - Áreas de reciclagem 
NBR 15115 - Execução de camada de pavimentação
NBR 15116 - Concreto sem função estrutural
NBR 7211 - Recepção e produção do agregado
CONAMA 307 - Classificação e destinação
Características físicas
O agregado reciclado geralmente é menos resistente em função de suas características físicas, com uma alta porosidade, alta absorção de água.
Perda de Consistência
Em concreto com RCD acontece uma perda de água por evaporação podendo ser mais alta que o normal, causando deficiências com relação ao adensamento, cura do concreto e aparições de fissuras. O agregado reciclado por ter um nível maior de porosidade, absorve a água livre na pasta de cimento rapidamente, quando não for previamente saturado. 
Retração
A ocorrência de água acontece tanto nos poros da pasta de cimento quanto nos poros do RCD. A exposição a condições de ventilação e temperatura elevadas ocasiona a maior evaporação de água. O modulo de elasticidade do RCD também é menor, como consequência a retração do material é sempre maior quando relacionada a de concretos com agregados naturais.
Porosidade
Quanto maior é a substituição do agregado natural por agregados recicláveis, mais significativa é a porosidade do concreto. Em conformidade o uso de determinados agregados RCD podem levar ao dobro de absorção de água. 
Resistência à compressão
A resistência mecânica do concreto com RCD sempre será inferior à do concreto de agregados naturais, entretanto esta resistência pode ser ampliada pela redução da relação água/cimento, reduzindo a porosidade. A substituição de agregados recicláveis afeta diretamente a resistência à compressão, quando utilizados os mesmos e cuja a absorção de água for inferior a 7%, pode-se permutar aproximadamente 20% do agregado natural pelo reciclável, diminuindo apenas 10% da resistência à compressão.

Outros materiais