Buscar

5 S RH e Qualidade

Prévia do material em texto

5 S
O que é o Programa 5S ?
É um programa desenvolvido no Japão, com o objetivo de resolver o problema da sujeira nas fábricas. Ele se baseia em cinco palavras japonesas que começam com a letra S: Seiri (utilização), seiton (organização), seisou (limpeza), seiketsu (saúde), shitsuke (autodisciplina).
Atualmente, ele é bem mais amplo e tem o objetivo de propiciar condições para a implantação de um sistema de qualidade. É através dele que se construi novos hábitos e se consegue mudanças de comportamento.
Quais os benefícios?��
Racionalização de processos; 
Promoção do bem estar do ser humano; 
Ambiente propício para implantar o sistema da qualidade; 
Promove o trabalho em equipe; 
Melhora o relacionamento entre as pessoas; 
Aumentar a produtividade. 
O que a minha empresa ganha com a implantação do 5S?��
O maior ganho que o 5S proporciona é a mudança de comportamento das pessoas e do ambiente da empresa. Economia, organização, limpeza, higiene e disciplina tornam-se palavras comuns - e praticada - por todos. Estes fatores são fundamentais para elevar e garantir a produtividade. Além disso, implantar o 5S é uma boa maneira de melhorar o seu Gerenciamento da Rotina e ter resultados cada vez melhores.
Sem falar no ganho social da empresa, com a prática da coleta seletiva.
Como implantar e envolver os funcionários?��
Antes de começar a implantação, você deve fazer algumas considerações:
tomar como referência a realidade atual; 
trabalhar inicialmente com as pessoas dispostas; 
escolher os facilitadores. 
Prepare um treinamento que envolva todos os funcionários para a primeira mobilização. Pode ter certeza de que nem todos darão uma resposta positiva imediatamente. Por isso, os facilitadores e outros funcionários que aderirem ao Programa terão papel fundamental para disseminar a idéia dentro da empresa. Depois, é hora de definir e registrar itens de controle para que o resultado possa ser medido.
Facilitador - Quem é ele?��
Para uma pessoa ser o facilitador do 5S de uma empresa. Ela deve ter algumas características. São elas:
ser comprometida com o trabalho e com a empresa; 
ser dinâmica; 
ter liderança; 
ter boa fluência verbal; 
estabelecer boas relações sociais com os outros funcionários; 
ter disponibilidade de tempo; 
acreditar na filosofia do Programa 5S e dar exemplo. 
	5 S - D’OLHO (SEBRAE)
�� HYPERLINK "http://www.sucatas.com/5s.html" \l "1#1" Seiri - Senso de Utilização - Sim à classificação, seleção de utensílios, materiais e equipamentos adequados para cada trabalho ou atividade. Sim também à seleção de informações e dados necessários para o trabalho;
�� HYPERLINK "http://www.sucatas.com/5s.html" \l "2#2" Seiton - Senso de Organização - Sim ao local certo para guardar os objetos, sim à organização do local de trabalho, Sim a organização aos sistemas de armazenamento e recuperação de informação;
�� HYPERLINK "http://www.sucatas.com/5s.html" \l "3#3" Seisou - Senso de Limpeza - Sim à manutenção da área de trabalho sempre limpa. Sim à ter apenas as informações e dados necessários para as decisões em tarefas específicas;
�� HYPERLINK "http://www.sucatas.com/5s.html" \l "4#4" Seiketsu - Senso de Higiene - Sim às boas condições de higiene e sanitárias verificando itens tais como: iluminação, poluição atmosférica, ruído, temperatura ambiente, etc.. Sim também à manter boa apresentação de dados para fácil assimilação e compreensão;
�� HYPERLINK "http://www.sucatas.com/5s.html" \l "5#5" Shitsuke - Senso de Ordem Mantida - Sim ao hábito de observar preceitos e normas, sim ao exercício do autocontrole e auto direção.
  Somente quando os Empregados se sentirem orgulhosos pôr terem construído um local de trabalho digno e se dispuserem a melhora-lo continuamente, estará realmente compreendida a verdadeira essência do 5S.voltar ao topo
	1S - Senso de Utilização - 1S 
	 Definição: Deixar no local de trabalho os materiais que vai utilizar no momento, na quantidade certa.  O que não serve só atrapalha!
 Procedimento:
 -Analisar tudo que está no local de trabalho.
 -Separar o que é necessário do que não é.  -Verificar a utilidade de cada coisa.
 -Adequar os estoques às necessidades.
 -Manter o estritamente necessário. 
 Resultado: Sem “bagunça” se faz mais com menos! Mais espaço ,menos acidentes!; menor tempo de procura.
	Como Fazer
	
	Objetos e Dados Necessários
	Usados Constantemente
	
	
	Usados Ocasionalmente
	
	
	Usados Raramente mas Necessários
	
	Objetos e Dados Desnecessários
	Potencialmente Úteis e Valiosos
	
	
	Sem Uso Potencial
Significado do Senso de Utilização 
  Ter senso de utilização é identificar materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados necessários e desnecessários, descartando ou dando a devida destinação àquilo considerado desnecessário ao exercício das atividades.
  Observe que "guardar" constitui instinto natural das pessoas. Portanto, o Senso de Utilização pressupõe que além de identificar os excessos e/ou desperdícios, estejamos também preocupados em identificar "o porquê do excesso" de modo que medidas preventivas possam ser adotadas para evitar que o acúmulo destes excessos voltem a ocorrer.
  Na terminologia da Qualidade, denominamos esta ação de "bloqueio das causas".
Observe que este conceito pode ser aplicado em casa (na cozinha, na despensa, na geladeira, no quarto das crianças, etc.), na escola, no lazer, etc. Como exemplo, basta verificar aquele espaço da casa onde colocamos tudo que não serve, os brinquedos quebrados que não usamos mais, a roupa velha que guardamos, as revistas e jornais que jamais serão lidos novamente, dentre outros exemplos que você já deve estar imaginando.
  Na sentido mais amplo, o Senso de Utilização abrange ainda outras dimensões. Nesta outra dimensão, ter Senso de Utilização é preservar consigo apenas os sentimentos valiosos como amor, amizade, sinceridade, companheirismo, compreensão, descartando aqueles sentimentos negativos e criando atitudes positivas para fortalecer e ampliar a convivência , apenas com sentimentos valiosos.voltar ao topo 
	Seiton - Senso de Ordenação - 2 S
	 Definição: Organizar da melhor maneira funcional o local de trabalho. Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar !
 Procedimento: 
 -Reorganizar o local de trabalho.
 -Padronizar nomes.
 -Guardar objetos semelhantes no mesmo lugar. 
 -Usar estiquetas e cores vivas para identificação
 -Identificar o lugar de cada coisa. 
Resultado: Em ambiente ordenado se trabalha melhor; aumenta-se a produtividade; ganha-se espaço e facilita-se a limpeza !
	Como fazer
	
	Usado Constantemente
	Tem que estar sempre às mãos
	
	Usado Ocasionalmente
	Arquivado e Fácil Acesso
	
	Usado Raramente
	Arquivo Morto
Significado do Senso de Ordenação 
  Ter Senso de Ordenação é definir locais apropriados e critérios para estocar, guardar ou dispor materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados de modo a facilitar o seu uso e manuseio, facilitar a procura, localização e guarda de qualquer item. Popularmente significa "cada coisa no seu devido lugar".
  Na definição dos locais apropriados, adota-se como critério a facilidade para estocagem, identificação, manuseio, reposição, retorno ao local de origem após uso, consumo dos itens mais velhos primeiro, dentre outros.
  Da mesma forma que o Senso de Utilização, este senso se aplica no seu dia-a-dia. Não é incomum para você as cenas de correria pela manhã à procura da agenda, dos documentos, dos cadernos, das chaves do carro, dos documentos do carro. E na hora de declarar o imposto de renda? É aquela luta para encontrar os documentos, os recibos, a declaração do ano anterior. E as idas e vindas ao mercado? Cada hora falta alguma coisa para comprar. Estas e outras cenas são evitáveis com aplicação do Senso de Ordenação.
  Na dimensão mais ampla, ter Senso deOrdenação é distribuir adequadamente o seu tempo dedicado ao trabalho, ao lazer, à família, aos amigos. É ainda não misturar suas preferências profissionais com as pessoais, ter postura coerente, serenidade nas suas decisões, valorizar e elogiar os atos bons, incentivar as pessoas e não somente criticá-las.voltar ao topo
	Seisou  - Senso de Limpeza  - 3 S
	Definição: Limpar deve ser uma tarefa presente na rotina de trabalho; mais importante que limpar deve ser não sujar!
Procedimento: 
 -Educar para não sujar.
 -Descobrir e eliminar as fontes de sujeira:  -Manter limpos mesas, armários, gavetas, equipamentos, ferramentas, mobiliários; verificar o estado de uso enquanto se faz a limpeza; 
 -Todos devem se comprometer com a limpeza de cada um.
Resultado: Qualidade germina em ambiente limpo! Melhora a conservação dos patrimônios! Aumenta a auto-estima no trabalho!
	Como fazer
	
	Diga não a todo tipo de poluição :
	
	Sonora
	ruídos, gritos, etc.
	
	Visual
	bagunça , sujeira, etc.
	
	Ambiental
	intrigas, fofocas, discussões
Significado do Senso de Limpeza 
  Ter Senso de Limpeza é eliminar a sujeira ou objetos estranhos para manter limpo o ambiente (parede, armários, o teto, gaveta, estante, piso) bem como manter dados e informações atualizados para garantir a correta tomada de decisões.
  O mais importante neste conceito não é o ato de limpar mas o ato de "não sujar" . Isto significa que além de limpar é preciso identificar a fonte de sujeira e as respectivas causas, de modo a podermos evitar que isto ocorra. (bloqueio das causas).
  No conceito amplo, ter Senso de Limpeza é procurar ser honesto ao expressar, ser transparente, sem segundas intenções com os amigos, com a família, com os subordinados, com os vizinhos, etc.voltar ao topo
	Seiketsu  -  Senso de Higiene  -  4 S
	Definição: Buscar condições favoráveis de saúde no trabalho,em casa e pessoalmente. Saúde é o que interessa para o resto ir mais depressa. 
Procedimento:
 -Manter limpos e higienizados locais de uso comum.
 -Observar as práticas de segurança no trabalho.
 -Pensar e agir positivamente.
 -Valorizar a aparência pessoal e da empresa.
 -Evitar todas as formas de poluição.
Resultado: Diminuição do absenteísmo! Melhoria na produtividade! Melhoria na Qualidade de Vida!
	Como fazer
	
	Com a prática dos Sensos de:
	
	utilização
	estamos ganhando saúde
	
	limpeza
	
	
	ordenação
	
	Significado do Senso de Asseio 
  Ter Senso de Asseio significa criar condições favoráveis à saúde física e mental, garantir ambiente não agressivo e livre de agentes poluentes, manter boas condições sanitárias nas áreas comuns (lavatórios, banheiros, cozinha, restaurante, etc.), zelar pela higiene pessoal e cuidar para que as informações e comunicados sejam claros, de fácil leitura e compreensão. Significa ainda ter comportamento ético, promover um ambiente saudável nas relações interpessoais, sejam sociais, familiares ou profissionais, cultivando um clima de respeito mútuo nas diversas relações.
	Shitsuke - Senso de Ordem Mantida - 5 S
	Definição: Comprometer-se com normas e padrões morais e técnicos, buscando a melhoria contínua pessoal , profissional e empresarial. 
Procedimento:
 -Compartilhar visão e valores.
 -Educar para a criatividade.
 -Planejar com foco no processo.
 -Melhorar a comunicação em geral.
 -Treinar com empenho e persistência.
Resultado: Melhorias contínuas e permanentes! Aprimoramento pessoal e empresarial ! Busca efetiva ao Zero Defeito!
	A Prática Leva à Perfeição!!! 
Significado do Senso de Autodisciplina 
  Ter Senso de Autodisciplina é desenvolver o hábito de observar e seguir normas, regras, procedimentos, atender especificações, sejam elas escritas ou informais. Este hábito é o resultado do exercício da força mental, moral e física. Poderia ainda ser traduzido como desenvolver o "querer de fato" , "ter vontade de", "se predispor a". Não se trata puro e simplesmente de uma obediência cega, submissa, "atitude de cordeiro" como pode parecer. 
  É importante que seu desenvolvimento seja resultante do exercício da disciplina inteligente que é a demonstração de respeito a si próprio e aos outros. Ter Senso de Autodisciplina significa ainda desenvolver o autocontrole (contar sempre até dez), ter paciência, ser persistente na busca de seus sonhos, anseios e aspirações, respeitar o espaço e a vontade alheias. 
5S: Benefícios percebidos 
	Visão dos Funcionários: 
Maior colaboração entre as pessoas.
Banheiros e ambientes mais limpos e organizados.
Local mais fácil de trabalhar e mais bonito. 
Melhoria da disciplina.
Facilidade na localização de objetos.
Menos chances de acidentes.
Melhor rendimento do serviço.
Mais espaço para tudo.
Retirada de materiais velhos.
Conscientização em relação ao meio ambiente e cidadania.
	Visão da Empresa:
Melhoria da produtividade
Redução nos custos operacionais
Redução no absenteísmo
Melhor aproveitamento de materiais e equipamentos
Redução nos desperdícios
Melhoria do moral, uso eficiente do tempo
Melhoria do ambiente de trabalho
Conscientização em relação ao meio ambiente e cidadania.
O 5S e o dia-dia 
  A contratação de uma faxineira periodicamente pode nos transmitir a certeza de ter a casa sempre limpa e organizada. A faxineira é capaz de dispor adequadamente todo o mobiliário e utensílios da casa, retirar a sujeira do chão, do teto, das gavetas, organizar os armários e prateleiras. 
   Porém, é fato que algum tempo depois de executado seu trabalho, as vezes horas depois, os chinelos estarão novamente espalhados e fora do lugar, o tapete sujo, gavetas desarrumadas, livros e revistas espalhados, etc.
  Além da arrumação visível, a faxineira não é capaz de identificar se os remédios devem ficar aqui ou ali. Se estão no lugar que deveriam estar, se estão vencidos e devem ser descartados, se os eletrodomésticos estarão sempre disponíveis em seus lugares, fáceis de serem encontrados, limpos, e em perfeito estado. Se os procedimentos dos membros da família no cotidiano refletem preocupação com a segurança, com economia, com o não desperdício, com a afetividade e a compreensão. 
  Não é incomum adquirir um novo abridor de lata pois não encontramos o antigo. Os armários e gavetas estarem sendo ocupados por objetos sem serventia. Alimentos sendo consumidos com data de validade vencida. Crianças se acidentando com facas ou fósforos esquecidos sobre algum móvel. Televisão ligada para a sala vazia. Luzes acesas a iluminar o nada para ninguém. A comida feita em excesso indo para o lixo. Objetos entulhados nos cantos ocupando espaço desnecessário. Muitas outras cenas como estas também não são incomuns. Basta parar e observar.
  Da mesma forma como a faxineira, o trabalho dos garis não impede que haja lixo nas calcadas das cidades e que as lixeiras públicas, colocadas estrategicamente, permaneçam vazias ou depredadas.
  A partir destes exemplos, você pode avaliar a aplicação dos conceitos dos 5 sensos na sua vida cotidiana e como podem ajudar a melhorar a sua rotina, o seu bolso, o seu ambiente e, constituir um instrumento de educação para o convívio com seu dia-a-dia.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes