Buscar

IMPORTANCIA DA NUTRIÇAO NA REPRODUÇAO DE RUMINANTES

Prévia do material em texto

IMPORTANCIA DA NUTRIÇAO NA REPRODUÇAO DE RUMINANTES:
A partir da década de 70 já se conhece a importância da nutrição no desempenho reprodutivo. Desde então de acordo com a necessidade de uma alta produção de leite e carne e um baixo custo na produção dos mesmos, levam ao estudo do manejo nutricional destes animais, visando a boa nutrição e o aumento da produção. A nutrição se tornou importante na reprodução devido a intensa seleção genética para o aumento de produção o que influenciou na exigência nutricional destes animais. A nutrição tem impacto direto sobre a fertilidade, o manejo nutritivo irá depender das exigências de acordo com a fase de crescimento do animal, a prioridade por nutrientes e energia irá variar de acordo com a fisiologia do animal. (BERCHIELLI,PIRES, OLIVEIRA;2006)
Em vacas prenhas a exigência nutricional é maior, o manejo nutricional varia de acordo com a fase da gestação. No período pós-parto a nutrição irá influenciar principalmente na produção do leite, que consequentemente irá influenciar no crescimento e desenvolvimento dos bezerros. No período do anestro pós-parto a exigência de energia é maior, a má nutrição irá levar a diminuição da fertilidade devido a diminuição dos hormônios responsáveis pela produção do corpo lúteo. (BERCHIELLI,PIRES, OLIVEIRA;2006)
A nutrição terá maior impacto na reprodução quando relacionada ao consumo adequado e balanceado de nutrientes, as prioridades nutritivas em um rebanho iram variar de acordo com a função e sua intensidade e o estado fisiológico do animal. Na reprodução a eficiência nutricional está associada ao estado nutricional do animal antes e depois do parto, os padrões nutricionais antes e após o parto influenciam na duração do intervalo entre partos, no aparecimento do primeiro cio fértil e na taxa de prenhez do rebanho. (BERCHIELLI,PIRES, OLIVEIRA;2006)
Referencia: BERCHIELLI,PIRES, OLIVEIRA, et al .Nutrição de ruminantes. Cap:17 pág.: 513:534. Jaboticabal: Funep 2006.

Outros materiais