Buscar

Fisiologia do exercicio fisico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Pressão Arterial: 
Antes do exercício físico: 120/80
Depois do exercício físico: 130/70 
Segundo algumas literaturas do Guyton fala que durante o exercício físico, os músculos requerem o fluxo sanguíneo maior, o que leva a uma vasodilatação local. Com isso, ocorre a elevação simultânea da pressão arterial causada pela estimulação simpática durante o exercício físico. Efeitos na área motora do cérebro, sistema de ativação reticular do tronco cerebral, e áreas vasoconstritoras e cardioaceleradoras, aumentam instantaneamente a pressão arterial para se adequar à maior atividade muscular. A função do sistema cardiovascular é proporcionar fluxo sanguíneo necessário para manter a homeostasia, a fonte energética do metabolismo aeróbico mostra que quanto mais eficiente for o sistema cardiovascular em oferecer O2 e distribuir o fluxo sanguíneo aos tecidos, melhor será a capacidade funcional deste sistema. Durante o exercício físico, aumenta o consumo de O2 dos músculos esqueléticos em atividade. A pressão arterial é o produto do débito cardíaco e da resistência periférica. Portanto o aumento da pressão arterial pode resultar de um aumento do débito cardíaco, ou um aumento da resistência periférica ou de ambos ao mesmo tempo. Quando isso ocorre, mecanismos reguladores intervêm rapidamente para normalizar a pressão arterial, porem se este mecanismo não funcionar normalmente, a pressão arterial se eleva. Estes mecanismos são renais, endócrinos, nervosos ou cardiovasculares.
Frequência Respiratória: 
Antes do exercício físico: 22
Depois do exercício físico: 38 
Percebeu-se que essa exaltação das frequências, taquicardia, ocorre nos primeiros minutos após o exercício, depois volta ao normal. Essa exaltação ocorre porque o nosso organismo vai precisar de mais oxigênio para queimar os açúcares e outros nutrientes necessários para nos fornecer energia. Como estão fazendo exercício físico, as células musculares irão precisar de mais oxigênio que é levado às mesmas através do sangue. Assim, os movimentos respiratórios vão ser acelerados, para que o sangue receba maior quantidade de oxigênio dos pulmões. O coração, por sua vez, baterá mais rápido para que a circulação sanguínea circule mais rapidamente, suprindo a demanda energética das fibras musculares.
Frequência Cardíaca: 
Antes do exercício físico: 48
Depois do exercício físico: 114
O coração possui sistemas autônomos de controle que permitem seu funcionamento sem qualquer influência nervosa, porém a eficácia da ação cardíaca pode ser modificada pelos impulsos reguladores do sistema nervoso central. O coração está conectado ao sistema nervoso por dois diferentes grupos de nervos, os sistemas simpático e parassimpático. O sistema simpático, quando estimulado, aumenta a frequência cardíaca, aumenta a força de contração e também aumenta o fluxo sanguíneo para suprir o aumento da nutrição do músculo cardíaco. O sistema simpático aumenta a atividade cardíaca como bomba, efeito necessário quando um indivíduo é submetido a situações de estresse, tais como, exercícios, doenças, calor excessivo e outras condições que exigem um rápido fluxo sanguíneo através do sistema circulatório. Os efeitos simpáticos sobre o coração constituem o mecanismo de auxílio utilizado numa emergência. O sistema parassimpático tem efeitos como, diminuição da frequência de batimentos cardíacos, diminuição da força de contração do músculo atrial, diminuição na velocidade de condução dos impulsos através do nódulo atrioventricular, retardando a contração atrial e ventricular e também a diminuição do fluxo sanguíneo para manter a nutrição do músculo cardíaco.
 Calor e Suor: O corpo produz muito calor e apenas cerca de 25% do qual é usado para o movimento. O resto simplesmente permanece em forma de calor no corpo. A derme, que é a camada mais profunda da pele localizada por baixo da epiderme, é composta de capilares e vasos que transportam sangue e oxigênio às células. Durante o exercício, o coração bombeia sangue mais frequentemente, e o corpo por sua vez aumenta a pressão e o volume do sangue enviado para as células. Isso é para atender à crescente demanda do corpo em oxigênio e nutrientes necessários para a atividade reforçada. Suor e aumento do fluxo sanguíneo são as duas formas em que o corpo regulariza a temperatura durante os exercícios. Como o corpo trabalha mais, acontece o aumento da temperatura interna. O corpo envia sangue através da derme para a superfície da pele de modo que o calor possa sair fora do corpo. O excesso de fluxo de sangue para a pele dá a aparência de um rosto com manchas vermelhas.

Outros materiais