Buscar

a importancia do real

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A Historia da Moeda
	Está ligada com as trocas comerciais, a moeda surgiu de diversas civilizações com diversas formas de representação do valor monetário: conchas, o sal, o ouro, a prata etc.; era praticado o escambo.
A moeda passou por seis fases distintas tais como:
A ERA DO ESCAMBO: BOI E SAL: Essa economia primitiva funcionava á base de escambo, que se define pela pura e simples troca de mercadorias, e as de mais valor eram o boi e o sal.
A ERA DA MERCADORIA MOEDA: a evolução da sociedade impõe à necessidade de se facilitar as trocas de mercadorias. O homem passa a eleger um único produto como referencial de troca para as mercadorias, algo que tivesse valor e fosse aceito por todos como tal. É a passagem da troca, do escambo de um produto por outro, para as trocas indiretas, feitas através de algo com valor intrínseco.
ERA DA MOERA METALICA: os metais, ouro e prata, foram às mercadorias, cujas características se aproximavam das exigidas para um instrumento monetário da época.
A ERA DA MOEDA PAPEL: moeda representativa, que veio eliminar as dificuldades enfrentadas pelos comerciantes com os riscos de assaltos e deslocamentos pelas regiões europeias, facilitando a efetivação das operações comerciais e de créditos. Sua origem está relacionada á solução encontrada para as transações comerciais. O comerciante levava apenas um pedaço de papel denominado, CERTIDÃO DE DEPÓSITO, que era emitida por instituições conhecidas como CASAS DE CUSTODIA, onde eles depositavam suas moedas metálicas, ou outros valores sob garantia.
A MOEDA FIDUCIARIA: ou papel moeda, as Casas de Custodia passaram a emitir gradativamente, certificados sem lastro, ou seja, sem deposito em moedas metálicas, que serviam de garantia ao papel moeda ou certidão de deposito, dando assim, origem á moeda fiduciária, moeda baseada na fidúcia, na confiança ou papel moeda. 
MOEDA BANCARIA OU ESCRITURAL: com a evolução do sistema bancário, desenvolveu-se esta modalidade de moeda, que é representada pelos depósitos á vista e a curto prazo nos bancos, que passam a movimentar esse recurso por cheques ou ordem de pagamentos.
Cobrança de Juros
O conceito dos juros surgiu naturalmente quando o Homem percebeu existir uma estreita relação entre o dinheiro e o tempo. Processos de acumulação de capital e a desvalorização da moeda levariam normalmente a ideia de juros, pois se realizavam basicamente devido ao valor temporal do dinheiro, ou seja, o juro pode ser compreendido como uma espécie de "aluguel sobre o dinheiro". A taxa seria uma compensação paga pelo tomador do empréstimo para ter o direito de usar o dinheiro até o dia do pagamento. O credor, por outro lado, recebe uma compensação por não poder usar esse dinheiro até o dia do pagamento e por correr o risco de não ter de volta o dinheiro.
“Os juros surgiram, entre os povos da antiguidade, como uma compensação pelo uso do capital alheio”. A cobrança dos juros, condenada pelos Concílios de acordo com a doutrina da Igreja, não foi admitida na maioria das legislações europeias anteriores à Revolução Francesa. Em reação, inspirando-se na lição de Calvino, os autores protestantes, de um lado, e os economistas e filósofos franceses do século XVIII, liderados por Montesquieu, por outro lado, consideraram cabível a compensação pela utilização do capital alheio, desde que estabelecida em bases moderadas e não configurando a usura. (ALENCAR, 2006)
A cobrança dos juros sempre foi alvo de debates, desde a Idade Média. “A Igreja Católica repelia sua cobrança ao argumento de que a cobrança de juros constituía um pecado, uma vez que não se concebia a ‘remuneração do ócio’, como os cristãos denominavam”. (CARDOSO, 2010)
E não demorou muito para a “evolução” acontecer. Ainda na Babilônia, encontramos práticas bem parecidas com a realidade de mercado atual. Vejamos:
“É bastante antigo o conceito de juros, tendo sido amplamente divulgado e utilizado ao longo da história”. Esse conceito surgiu naturalmente quando o homem percebeu existir uma estreita relação entre o dinheiro e o tempo. Processos de acumulação de capital e a desvalorização da moeda levariam naturalmente a ideia de juros, pois se realizavam basicamente devidos ao valor temporal do dinheiro. (...)
Bibliografia: 
http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10658
http://www.trabalhosfeitos.com/topicos/cobran%C3%A7a-de-juros-e-as-pr%C3%A1ticas-adotadas-no-passado-e-que/0
https://www.trabalhosgratuitos.com/search/Origem+Das+Opera%C3%A7%C3%B5es+Comerciais+E+Da+Cobran%C3%A7a+De+Juros/page1.html
http://www.eumed.net/libros-gratis/2008a/372/MOEDA%20E%20SUA%20ORIGEM.htm
http://www.webartigos.com/artigos/origem-e-evolucao-da-moeda/6858/
FACULDADE ESTÁCIO FAP DISCIPLINA: MATEMÁTICA FINANCEIRA(GST0054)
ATIVIDADE ESTRUTURADA 2015.2
Prof. João Ulisses
Aluna: Egreene Abreu Mat. 201301096091

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes