Buscar

Ortotanasia - Slide Pronto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estácio FIB
Ortotanásia
Tanatologia
Salvador - BA
1
1
Salvador - BA
2
Docente: Patrícia Mara
Discentes:
 Marta Tereza
Simone de Oliveira
Laila Trindade
Edvan Bispo
Débora dos Santos
ORTOTANÁSIA
ORTO: CERTA
THANATOS: MORTE 
Salvador - BA
3
Conceito
O termo ortotanásia se refere à tomada de medidas necessárias para que um paciente em estado terminal tenha a morte mais digna possível. Esta situação envolve uma técnica para reduzir substancialmente qualquer tipo de dor que uma pessoa possa ter, seja ela física ou psicológica. Além disso, há o desejo de manter pela última vez o vínculo com seus entes queridos no caso de ser possível; assim, considera-se indispensável que as pessoas envolvidas acompanhem o sofrimento terminal do paciente. Pelo fato deste tipo de circunstância ser uma simples exposição de desejos, existe uma legislação que garante uma série de tratamentos básicos aos moribundos. Do ponto de vista do comportamento profissional, é um tópico comum em relação à bioética.
Salvador - BA
4
Diferença entre eutanásia, ortotanásia e distanásia?
Salvador - BA
5
Leis
O projeto de lei nº 524/2009, proposto pelo Senador Gerson Camata tem por interesse a regulação dos direito concernentes à pessoa em fase terminal de doença.
Art. 2º A pessoa em fase terminal de doença tem direito, sem prejuízo de outros procedimentos terapêuticos que se mostram cabíveis, a cuidados paliativos e mitigadores do sofrimento, proporcionais e adequados à sua situação.
Art. 3º Para os efeitos dessa lei são adotadas as seguintes definições:
I – pessoa em fase terminal de doença: pessoa portadora de doença incurável, progressiva e em estágio avançado com prognóstico de ocorrência de morte próxima e inevitável sem perspectiva de melhora do quadro clínico mediante a instituição de procedimentos terapêuticos proporcionais;
II – procedimentos paliativos e mitigadores de sofrimento: procedimentos que promovam a qualidade de vida do paciente e de seus familiares, mediante prevenção e tratamento para o alívio de dor e de sofrimento de natureza física, psíquica, social e espiritual;[2] (...) [grifos próprios]
Salvador - BA
6
Aspectos éticos e legais
É vedado ao médico :
Art. 24. Deixar de garantir ao paciente o exercício do direito de decidir livremente sobre sua pessoa ou seu bem-estar, bem como exercer sua autoridade para limitá- lo. Capitulo V
Art. 31. Desrespeitar o direito do paciente ou de seu representante legal de decidir livremente sobre a execução de práticas diagnósticas ou terapêuticas, salvo em caso de iminente risco de morte.
 Art. 34. Deixar de informar ao paciente o diagnóstico, o prognóstico, os riscos e os objetivos do tratamento, salvo quando a comunicação direta possa lhe provocar dano, devendo, nesse caso, fazer a comunicação a seu representante legal. 
Art. 41. Abreviar a vida do paciente, ainda que a pedido deste ou de seu representante legal. Parágrafo único. Nos casos de doença incurável e terminal, deve o médico oferecer todos os cuidados paliativos disponíveis sem empreender ações diagnósticas ou terapêuticas inúteis ou obstinadas, levando sempre em consideração a vontade expressa do paciente ou, na sua impossibilidade, a de seu representante legal.
Salvador - BA
7
Ortotanásia no Brasil e no Mundo
No mundo o direito à ortotanásia tem garantia legal, nos Estados Unidos, Itália,Canadá, França, Inglaterra, Japão e no Brasil, a Lei Estadual 10.241, XXIII, do Estado de São Paulo, tendo como autor o médico e deputado Roberto Gouveia, PT/SP, foi aprovada por Mário Covas em 17/03/1999, tendo este se beneficiado anos após.
Destaca-se ainda no Brasil a resolução de nº 1.805/2006, do Conselho Federal de Medicina (CFM) que foi aprovada, por unanimidade, permitindo aos médicos interromperem os tratamentos que prolongam a vida dos doentes em estado terminal. A prática da ortotanásia ocorre pela vontade explícita do próprio doente ou de seus familiares.
Salvador - BA
8
Salvador - BA
9
Salvador - BA
10
Salvador - BA
11
11
“Não tenho medo da morte, temo apenas a desonra.” 
A frase marcou a briga do ex-vice-presidente da República, José Alencar, após 18 longas cirurgias e inúmeros tratamentos para curar ou ao menos conter o câncer que acabou por tirá-lo da vida. O louvor nacional à postura de gladiador do político reflete não apenas a vontade natural (e respeitável) de manter-se vivo, mas a dificuldade social em lidar com a morte.
Salvador - BA
12
E VOCÊ ?
QUAL É A SUA OPNIÃO?
Salvador - BA
13
Referências
https://gczampieri.jusbrasil.com.br/artigos/118688207/regulamentacao-legal-da-ortotanasia
https://conceitos.com/ortotanasia/
http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11921
http://www.revistas.usp.br/sej/article/viewFile/97135/96202
http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/3734/Ortotanasia-decisao-polemica
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Logotipo-estacio-fib.png
Salvador - BA
14

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais