Buscar

PIIM III LOGISTICA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM LOGISTICA
CONEMA ACESSÓRIOS E MANUTENÇÕES LTDA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III
 
 
 
 
Sorriso – MT
2016
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM LOGISTICA
CONEMA ACESSÓRIOS E MANUTENÇÕES LTDA
PIM III - PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
 NOME RA
 Eric Matheus dos Santos 1648385
 Geovan Aristides Balboena 1648430
 
Sorriso – MT
2016
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM LOGISTICA
CONEMA ACESSÓRIOS E MANUTENÇÕES LTDA
PIM III - PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
AUTORES
Eric Matheus dos Santos
Geovan Aristides Balboena
Projeto entregue a Universidade Paulista – Unip interativa, como parte das exigências do 1º semestre á conclusão da matéria de tecnologia em logística.
Orientador: Charles Krause
Sorriso – MT
2016
RESUMO 
Para que uma empresa tenha um bom lucro é necessário que seu proprietário trace um bom plano de ação em todos os setores que nela existem, a logística é fundamental para que sejam atendidas as necessidades da crescente demanda e competição de mercado acirrada, tem o intuito de promover integração das cadeias de suprimentos com informação, traçando uma importante ligação na gestão de informação da logística, visando diminuir as dificuldades existentes na produção de um bem e serviços com a necessidade de consumo.
“A missão da logística é dispor a mercadoria ou o serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em que fornece uma maior contribuição à empresa”. Ballou (2003 p.23).
Logística engloba uma diversidade de atividades que podem ser classificadas como Principais: Transportes, Manutenção de Estoques, Processamento de Pedidos.
Secundárias: Armazenagem, Manuseio de materiais, Embalagem, Aquisição, Compras, Programação de Produtos e Sistema de Informação.
 
 Palavras Chave: Logística, Demanda Mercado, informação. 
SUMÁRIO
RESUMO....................................................................................................................4
INTRODUÇÃO..........................................................................................................6
1.DESENVOLVIMENTO..........................................................................................7
2. FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGISTICA.....................................7
2.1 MISSÃO LOGISTICA .........................................................……………………9
2.2 FLUXO LOGISTICO....................................................................……………...10
2.3 CADEIA DE SUPRIMENTO.............................................. ............................. . 11 2.4 LOGISTICA REVERSA..............................................................………………12 	 3. CONTABILIDADE………………………………………………………………13 4. ESTATISTICA………………………………………………………………..…..16 5. CONCLUSÃO.........................................................................................................17 6. REFÊRENCIAS E CITAÇÕES..............................................................................18 
INTRODUÇÃO
O projeto integrado multidisciplinar do curso tecnologia em logística, referente ao Terceiro bimestre do segundo semestre, tem como objetivo apresentar um levantamento de informações da Empresa: Conema acessórios, que atua no ramo de vendas de acessórios e manutenções de veículos em geral, nos trazendo dados relevantes sobre organização e terá como alvo demonstrar o funcionamento atual da empresa com o alicerce nas disciplinas Fundamentos e Importância da Logística, Contabilidade e Estatística Aplicada, assim compondo o processo de consolidação de aprendizagem do conhecimento proposto nas disciplinas, analise atual e possibilidades de mudanças a serem tomadas a partir das aplicações e sugestões ao responsável ou proprietário de estabelecimento.
1. DESENVOLVIMENTO
A empresa Conema acessórios e manutenções Ltda, é uma empresa de médio porte, que atua no fornecimento peças para veículos e manutenções, seus principais produtos vendidos são acessórios, ela está situada na cidade de Sorriso – Morta Grosso, também conhecida como capital do agronegócio, sua localização está situada estrategicamente na Perimetral Sudoeste, nº 2530 no Bairro: Industrial dois. Está classificada atualmente no mercado como empresa destaque e líder no segmento de serviços da região, além de uma concorrência a altura como Ac Acessórios e Acesso Car entre outras.
 Seu ramo de atuação principal está concentrado comercio de vendas e de produtos e consertos de automóveis. A conema trabalha com uma diversidade de produtos para atender as necessidades dos seus clientes como exemplo: Protetor de motores, Faróis, Lanternas, Lâmpadas, Maçanetas, Máquinas de vidro, Lonas marítimas, Fechaduras de portas, Calhas de chuva, Pestanas, Canaletas, Amortecedores de porta malas, Antenas de Caminhões, Aparelhos de som automotivos, Capas de banco, Capa de Veículos, Retrovisores, Buzinas, Borrachas de portas Para choques, Protetores de para lamas, e toda linha mais completa de latarias; Capôs, Caixas de ar, Painéis frontais, Portas traseiras e dianteiras entre outros.
Desde que foi fundada em 1994, por João Carlos Nogueira, a Conema passou por muitas mudanças assim contribuindo positivamente para os seus negócios, produtos e serviços. Com intuito de sempre estar atento ao mercado, João desde sempre como pequeno empreendedor buscava oferecer seu melhor potencial na prestação de serviços e vendas para seus clientes, construindo uma relação sólida de demanda que consequentemente contribuiu para que seja líder no mercado na região.
2. FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGISTICA 
Ao analisarmos a logística no mundo atual em que vivemos se torna cada vez mais indispensável ela tem como objetivo planejar, implementar e controlar os fluxos eficientes de materiais e informações, desde seu ponto inicial que é origem do produto até o ponto de consumo final que é feito pelo cliente. Podemos utilizar ela em diversos segmentos de negócios como processos fabris, atacado, varejo, comércios de pequeno e grande porte, nos possibilitando aplicar as necessidades e assim desenvolvendo a organização além de outros métodos para alavancagem de sua performace. 
“A logística refere-se á responsabilidade de projetar e administrar sistemas para controlar o transporte e a localização geográfica dos estoques de materiais, produtos inacabados e produtos acabados pelo menor custo total” BOWERSOX (2004, p.24).
O papel da logística na empresa Conema é fundamental para que se concluam todas as obrigações e demandas atuais, pois ela possibilita o gerenciamento dos pedidos de transporte de mercadorias, armazenagem dos mesmos, assim como a distribuição correta com as rotas estabelecidas internamente pelos responsáveis, e o atendimento final das solicitações do cliente.
A armazenagem dos produtos é controlada com sistemas eficientes e tecnológicos de programações antecipadas de materiais e controles de estoques onde apresentam em tempo real as informações sobre quantidades dos produtos e futuras compras de reposição, além de relatórios de falhas como avarias em produtos e contagens que não batem com quantia correta.
Sua distribuição de mercadorias vendidas é feita na região de forma integrada ao mesmo sistema de controle de estoque, pois ele desempenha diversas funcionalidades como relatórios de saída dos produtos e emissões de notas fiscaisconsequentemente gerando pedidos de transporte para as determinadas localidades. 
Em questões de competitividade o sistema logístico e planejamento assim como todas as correções de erros cometidos por falhas humanas e mecânicas, ainda não os impede de a organização se destacar em suas ações, pois se aplica empenho e esforço de todos envolvidos nos trabalhos realizados, mantendo a classificação ideal no mercado e compromisso com o cliente, fidelizando-o.
A estratégia competitiva é definida como “a busca de uma posição competitiva favorável em uma indústria” visando “estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a concorrência na indústria”. Porter (1991, p.1).
Os fatores principais que os clientes buscam na empresa Conema acessórios é qualidade no serviço executado, pois o agrada devido sua durabilidade sendo consequência da qualidade do produto, agilidade e um custo que satisfaça suas necessidades. 
Levando em consideração os fatos acima, a empresa tenta analisar cada caso, sendo flexível nas suas negociações com o cliente, pois desenvolve um relacionamento visado em longo prazo através de uma boa pós-venda. A qualidade é um dos compromissos mais priorizados pela empresa Conema desde a recepção a um bom atendimento ao cliente, apresentando de forma clara e objetiva quais as vantagens que tal produto propicia.
2.1 Missão da Logística 
Procura sempre estar conectado com seus fornecedores tendo uma comunicação concisa e precisa para que tenha seus pedidos ajustados á demanda no tempo certo, com horários combinados para que não haja atrasos chegando algumas vezes antes do tempo estipulado. As condições desejadas são geralmente especificadas a cada produto solicitado e o que necessitamos que ele atenda, além de valores previamente definidos e os cuidados ao envia-los para local de destino. 
Devido ao controles desenvolvidos tanto físicos e virtuais além da uma boa comunicação e dinâmica entre os envolvidos, obtivemos uma grande redução de custos operacionais e comerciais, da logística como resposta a organização aumentou sua eficiência na execução dos processos. Os valores de faturamento acabaram aumentando consideravelmente atendendo a meta e objetivos almejados por um ponto determinado a novas possibilidades. 
“A palavra logística vem do antigo grego lógos, que significa razão, cálculo, pensar e analisar” (CAXITO, 2011, p.47).
2.2 Fluxo Logístico 
Fluxo de produtos Conema acessórios e manutenções ltda. Os dados abaixo apresentam desde a cotação de produtos e solicitações de pedidos até a sua estocagem no armazém, dando continuidade com o processo de expedição e distribuição dos mesmos, utilizando os transportes internos até o cliente final.
RECEBIMENTO MATERIAIS
PEDIDO SOLICITADO AO
 
FORNECEDORV
DISTRIBUIÇÃO
EXPEDIÇÃO (TRANSPORTE)
ESTOQUE DE PRODUTOS CONEMA
CLIENTES
Fluxo de serviços é composto por as seguintes ordens exemplificadas dando sentido ao fluxograma apresentado abaixo. 
INICIO
CHEGADA DO CLIENTE NA EMPRESA
CONFERÊNCIA
EMISSÃO DE ORDEM DE SERVIÇO
DESMONTAGEM 
 FUNILARIA 
Recebimento do pagamento e entrega do veiculo
POLIMENTO
MONTAGEM
LAVAGEM 
VISTORIA DE SERVIÇO APÓS CONCLUIDO
CLIENTE VAI EMBORA
2.3 Cadeia de suprimento.
INDÚSTRIA QUÍMICA 
A cadeia de suprimentos Conema começa pelo fornecedor de primeiro nível, no caso será a indústria química e de minério que fornecem matéria prima citadas acima, logo depois passando pelos fabricantes dos produtos utilizando-se da matéria prima para fabricar produtos, depois indo ao Distribuidor conveniado ou contratado e por final entrando no CD da empresa que responde ao processo eficiente envio aos clientes da região.
2.4 Logística reversa
A empresa Conema acessórios ainda não adotou a política de logística reversa de sustentabilidade em seus produtos. Como conversado com seu João Carlos Nogueira, fizemos uma critica construtiva e possível solução para que possa estar buscando métodos de retorno dos produtos inutilizados seja de seus clientes ou até mesmo de serviços executados manutenções onde permanece conteúdos ou embalagens vazias na própria organização, entrando no processo reciclagem juntamente com indústrias para dar o retorno produto reaproveitado. Hoje devemos levar em conta o quão importante é para o mundo esta mudança e deve ser implementada com forte persistência pelos envolvidos como um todo. 
3. CONTABILIDADE 
	BALANÇO PATRIMONIAL DA EMPRESA CONEMA 
	ATIVO 
	CIRCULANTE 
	 
	Disponível 
	R$ 77.765,00
	Contas a receber 
	R$ 208.055,00
	Estoques 
	 R$ 199.870,00 
	 
	 
	RELIZÁVEL A LONGO PRAZO
	 
	 
	 
	Duplicadas a Receber 
	 R$ 682,00 
	 
	 
	PERMANENTE 
	 
	Investimentos 
	R$ 160.987,00
	Imobilizados 
	R$ 27.286,00
	Intanvígeis 
	R$ 7.504,00
	 
	
	TOTAL DO ATIVO 
	R$ 682.149,00
	 
	PASSIVO
	CIRCULANTE 
	Fornecedores 
	 R$ 286.508,00 
	Salários a pagar
	 R$ 34.790,00 
	 
	 
	EXIGÍVEL A LONGO PRAZO
	 
	Impostos a pagar
	 R$ 12.279,00 
	 
	 
	PATRIMONIO LÍQUIDO 
	 
	Capital Social 
	 R$ 200.000,00 
	Reservas 
	 R$ 102.322,00 
	Lucros acumulados 
	 R$ 46.250,00 
	TOTAL DO PASSIVO
	 R$ 682.149,00
	DRE DA EMPRESA “CONEMA"
	DESCRIÇÃO 
	2015
	RECEITA OPERACIONAL BRUTA 
	 
	Vendas de mercadorias 
	 R$ 848.883,00 
	(-) Deduções 
	 
	Devoluções e abatimentos 
	R$ 25.000.00
	Impostos sobre vendas
	 R$ (68.355,00) 
	(=) RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA 
	 R$ 755.528,00 
	(-) Custo das vendas 
	 R$ (566.460,58) 
	Lucro Bruto Operacional
	 R$ 189.067,42 
	Despesas operacionais 
	 
	Administrativas
	 R$ 62.802,00 
	Com vendas 
	 R$ 66.197,00 
	Financeiras 
	 R$ (1.302,45) 
	(=) Lucro operacional 
	 R$ 58.765,97 
	(-) Provisão para IRPJ
	 R$ 7.697,49 
	(-) Provisão para CSLL
	 R$ 4.818,48 
	Lucro Líquido do Exercício
	 R$ 46.250,00 
Liquidez Geral
	ATIVO CIRCULANTE 
	77.765,00
	 +
	 
	208.055,00
	
	 
	199.870,00
	REALIZÁVEL A LONGO PRAZO 
	682,00
	 
	TOTAL 
	486.372,00
	PASSIVO CIRCULANTE 
	286.508,00
	 +
	 
	34.790,00
	EXIGÍVEL A LONGO PRAZO
	12.279,00
	
	TOTAL 
	333.577,00
	ATIVO CIRCULANTE + REALIZÁVEL A LONGO PRAZO
	486.372,00
	 
	 
	÷ 
	
	 
	
	PASSIVO CIRCULANTE +EXIGÍVEL A LONGO PRAZO
	333.577,00
	 
	TOTAL 
	1.46
 A empresa Conema acessórios e manutenções Ltda, pode-se ser representada com uma liquidez total do ano 2015 com 1.46. 
Liquidez Imediata 
	Disponível 
	77.765,00
	 
	 
	÷ 
	
	 
	
	Passivo Circulante 
	321.298,00
	 
	
	
	TOTAL 
	
	0,24
A liquidez classifica-se com a porcentagem de 0,24 no valor que está disponível na conta.
Liquidez Seca 
	Disponível e Contas a receber 
	285.820,00
	 
	 
	÷
	Passivo Circulante
	321.298,00
	 
	
	
	TOTAL 
	
	0,89
O total de disponibilidade na liquidez seca é a porcentagem de 0,89.
Liquidez Corrente
	ATIVO CIRCULANTE 
	485.690,00
	 
	 
	÷
	PASSIVO CIRCULANTE 
	 321.298,00 
	 
	
	
	TOTAL 
	
	1,5
	
	
	
O total de liquidez demonstra que há capital disponível para as obrigações que possam estar pendentes.
A empresa conema acessórios desde sua existência investe em terrenos, edificações e principalmente em suas instalações, quando disponível e necessário para que haja um retorno futuramente, como exemplo recentefoi aplicado capital em um novo empreendimento que se classifica no ativo imobilizado, sendo a inauguração de uma nova sede para melhor atender seus clientes.
Grau de Endividamento 
	TOTAL PASSIVO CIRCULANTE + PASSIVO NÃO CIRCULANTE X 100
	33.357.700,00
	 
	÷
	PATRIMONIO LÍQUIDO 
	 348.542,00 
	 
	
	
	TOTAL 
	
	95,71
4. ESTATÍSTICA APLICADA 
	Montadores 
	6
	Financeiro 
	3
	Gerência 
	2
	Entregadores
	2
	TOTAL DE FUNCIONÁRIOS
	13
	Total de funcionários
	13
	
	÷
	Montadores
	2
	TOTAL
	6,5%
	Total de funcionários
	2
	
	÷
	Entregadores
	13
	TOTAL
	15%
O gráfico demonstrado acima se refere á rotatividade de funcionários na empresa, no período 01/01/2015 á 31/12/2015. Foi dividido a quantidade de funcionários total pela quantidade de cada cargo onde houve troca. Somente duas funções apresentaram dados de giro o de montagem com 6,5% e entrega com 15% os demais com 0% pois não houve troca de funcionários.
5. CONCLUSÃO
Este trabalho apresentado foi uma forma de realizar um levantamento das características e práticas existentes dentro da empresa Conema Acessórios e Manutenções Ltda.
Foram aplicados os conhecimentos acadêmicos estudados durante o período na empresa citada, assim como uma avaliação de maneira sistemática de todos os processos logísticos solicitados, dentro de cada particularidade da organização. Podemos concluir que para que o Jr. João Carlos Nogueira, proprietário da citada, concluir suas metas definidas deve buscar aplicar e aprimorar os métodos logísticos com empenho, assim corrigindo falhas que surgem na operação de seu negócio, qualificando os fatores que interferem de ele chegar ao alvo. Sempre estar atento e adaptar-se as transformações do mercado, juntamente conquistando a satisfação de seu consumidor. As informações das disciplinas aplicadas na organização nos mostra como um guia o que, como e onde devem ser feitas alterações e analises.
6. REFERÊNCIAS
FAUZE Najib Mattar, Administração de Varejo. Cap.10 p.389.
PORTER, Michael. Estratégia competitiva: técnicas para análise das indústrias e da concorrência. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1991.
BOWERSOX, Logística. 2004, p.24. Unip interativa.
CAXITO, Logística. 2011, p.47. Unip interativa.
BALLOU,(2003 p.23) Unip interativa.

Outros materiais