Buscar

Aula 04.Ex.Adm.Marketing

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
4a aula	
 Exercício
1 - Uma empresa resolveu segmentar o seu público alvo, para tanto pesquisou sobre o estilo de trabalho dos seus clientes. Marque a opção correta sobre o tipo de segmentação que a empresa utilizou:
R = Psicográfica
2 - O MKT Holístico é chamado assim porque busca ter visão de tudo, o que é fundamental para as ações de MKT da empresa, o que leva à ideia de que ele compreende várias fases. Dentre as fases a seguir, APENAS UMA delas se aplica à visão do MKT holístico:
R = MKT Interno
 3 - Assinale a alternativa que descreve as principais variáveis de segmentação utilizadas em Marketing:
R = geográfica, demográfica, psicográfica e comportamental
 4 - (ENADE-2012 / ADAPTADO) "As razões para o sucesso dos tablets vão além do preço mais acessível e da portabilidade. O tablet é o símbolo de uma mudança na forma como as pessoas consomem tecnologia. Os usuários enviam e-mails e interagem nas redes sociais - as mesmas tarefas que motivam parte considerável dos usuários a ligar seu PC. Agora, eles fazem isso em uma tela fina e leve, que pode ser levada para qualquer lugar. A Gartner divulgou uma pesquisa afirmando que, em 2014, os computadores pessoais (PCs) deixarão de ser o centro de nossa vida digital." - FERRARI, B. É o fim do reino dos PCs? Revista Exame: São Paulo, ano 46, n. 11, p. 175, 13/06/2012 (adaptado).
Considerando o uso dos tablets no dia a dia das pessoas, avalie as afirmações abaixo.
I. O comportamento de compra do consumidor de tablet é influenciado por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos, ajudando a mapear o consumidor com mais densidade.
II. Devido à tendência de generalização do uso do tablet, os profissionais de Marketing podem desconsiderar a ocupação e as circunstâncias econômicas do consumidor ao analisar os fatores pessoais que influenciam a compra desse aparelho.
III. O aumento do consumo do tablet indica que os indivíduos estão mais preocupados com aspectos como mobilidade e convergência, que por sua vez estão relacionados com as mudanças no estilo de vida dos consumidores.
É correto o que se afirma em:
R = I e III, apenas.
5 - Rosa é dona de um pequeno salão de beleza no interior do estado do Rio de Janeiro. Há duas semanas ela tem observado um aumento no número de clientes que pintam suas unhas com cores cítricas. Rosa associou essa tendência ao sucesso que uma personagem de novela vem conquistando recentemente. Uma das marcas registradas dessa personagem é o uso de unhas com cores semelhantes àquelas que suas clientes têm solicitado. Podemos inferir corretamente que esse fenômeno é tipicamente:
 R = psicográfico, pois mostra como as preferências e as atitudes dos consumidores podem ser afetadas por produtos da cultura de massa.
6 - (FCC, 2008) O processo de dividir o mercado com base em como as pessoas conduzem sua vida, incluindo suas atividades, interesses e opiniões é denominado de segmentação
R = Psicográfica
7 - Sabemos que os consumidores não são todos iguais, e tampouco suas preferências para um mesmo tipo de produto. Há uma complexidade de realidades que devem ser analisadas, selecionadas e definidas para que se tenha uma boa imagem do perfil qualitativo do mercado alvo da organização.
Sabendo das diferenças entre os consumidores e suas necessidades e desejos, as empresas identificaram oportunidades para segmentar o mercado, isto é, subdividir o mercado maior em grupos menores, chamados de segmentos, que se tornam os mercados-alvo.
Nesse contexto, aponte qual é o tipo de segmentação cujos critérios ou variáveis de seleção são a faixa etária, tamanho médio das famílias, estado civil, número de unidades domiciliares, nacionalidade, religião e raça?
R = Demográfica
 8 - Assinale a alternativa INCORRETA sobre a satisfação do consumidor.
R = e) Para medir a satisfação, examine as qualidades críticas de experiência de pequenos grupos isolados de clientes.

Outros materiais