Buscar

Aula 05.Ex.Adm.Marketing

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
5a aula	
 Exercício: 
 1 - Estratégia é a maneira utilizada pelas empresas para atingir seus objetivos. Uma boa estratégia de marketing deve integrar os objetivos, políticas e sequências de ações (táticas) num todo coerente da organização. O objetivo de uma estratégia de marketing é colocar a organização numa posição de cumprir eficaz e eficientemente a sua missão.
As definições de estratégia são fundamentadas na inseparabilidade entre a organização e o ambiente onde ela está inserida, que, se por um lado, representa algumas ameaças ou contingências quanto às suas atividades, por outro, lhe oferece oportunidades que devem ser aproveitadas.
As empresas podem adotar três diferentes tipos de estratégias genéricas de competição: liderança, custo total, diferenciação e enfoque.
A qual é o tipo de estratégia que concentra suas atenções em um grupo específico de compradores, ou em um segmento da linha de produtos, ou ainda em uma determinada área geográfica?
R = Enfoque
2 - "Em agosto de 2008 a Claro passou a ser a segunda colocada no segmento de telefonia móvel no Brasil. Segundo a Anatel a empresa ultrapassou a TIM, alcançando um número superior a 25% de market share. A empresa está em busca da liderança de mercado, que atualmente pertence à Vivo, e para isso aposta no pioneirismo e na inovação. Exemplo disso foram as ações realizadas em relação à portabilidade, apoiando os consumidores na livre escolha de sua operadora de celular, e a tecnologia 3G, sendo a primeira a operar nessa modalidade no país." (Revista Marketing, fev./2009)
Com base nesse trecho de reportagem da Revista Marketing, assinale a alternativa INCORRETA:
 R = A TIM torna-se uma Ocupante de Nicho de Mercado ao passo que perde posição para a Claro.
 3 - A estratégia visa atingir o menor custo possível mediante a utilização de políticas e processos que orientem a companhia para suas atividades-fim. Exige-se que a empresa disponha de ampla capacidade instalada para atender grandes demandas, o que possibilita economias de escala e reduções de custo em função da experiência adquirida. Podemos considerar que estratégia aplicada:
R = Liderança de custos
 4 - A ideia de sustentabilidade vem ganhando espaço em nossos dias em todos os setores da vida. No espaço organizacional, fala-se de um novo paradigma para as empresas, que leve em conta as preocupações ambientais. Certamente, a área do Marketing está sendo afetada por essa nova visão de mundo. Apresenta um efeito da noção de sustentabilidade sobre o Marketing:
R = o deslocamento do foco da promoção do consumo para a promoção do consumo responsável
 5 - A Gillete consegui se recuperar de um problema com as lâminas de aço inox revestidas porque foi capaz de elevar a produção muito mais depressa que suas rivas. A maior barreira à limitação do Sensor parece ter sido o conhecimento dos processos exigidos para o desenvolvimento de tecnologia de solda a laser para a aplicação de um volume muito elevado, chegando a quase cem soldas por segundo com um índice de rejeição de apenas dez por milhão. Com o March 3, a Gillete foi além: com base em seu investimento US$ 750 milhôes em linhas de produção contínuas e robótica avançada, ela espera triplicar seus índices de produção. A fim de obter vantagens sustentáveis, no contexto acima, a Gillete procurou:(BNDES/2005) I Desenvolver capacidades superiores de fabricação. II Obter economias de escala. III Focar a sua produção por meio do corte em investimento de P&D IV Obter economias com empréstimos bancários. Estão corretas somente as afirmativas:
R = I e II apenas
 6 - Um fabricante de telefones celulares sem câmera percebeu que seu produto entrou fase de declínio. Qual deve ser a estratégia de preços a ser implementada pela empresa?
R = Preços baixos para vender o que resta no estoque.
 7 - O ganho que uma empresa consegue quando for a primeira a criar um produto novo ou entrar em um mercado novo, onde a empresa pioneira tem que suportar os custos de promover e estabelecer um produto, incluindo os altos custos de educação dos clientes e dos fornecedores. Podemos considerar uma estratégia:
R = Pioneira
8 - Mariana, gerente de marketing do Grupo Pão de Açúcar, se reuniu com os demais diretores e gerentes da empresa para participar das decisões que teriam que ser tomadas naquele momento. Mariana percebeu, em determinado momento da reunião, que os diretores estavam definindo um plano de ações para atingir as metas empresariais. Qual a etapa do processo de planejamento estratégico de unidades de negócios os diretores e gerentes do Grupo Pão de Açúcar estavam desenvolvendo naquele momento?
R = Formulação das estratégias

Outros materiais