Buscar

complexo de edipo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No inicio da carreira como psicanalista Sigmund Freud formulou a teoria da sedução que tem grande peso pra compreendermos o abuso sexual essa teoria defendia que cenas reais ou fantasiadas de sedução entre criança e um adulto causaria danos de psiconeurose quando essa criança se tornar adulta.
 Para Freud o complexo do Édipo é quando surgem desejos amorosos em que o menino enquanto ainda criança experimenta com relação a sua mãe e as menina com o pai, e apresentam a hostilidade com a pessoa do mesmo sexo (pai/mãe).  A criança quando nasce esta completamente ligada aos pais, pela satisfação das necessidades e de cuidados, proteção, então ela não existe sozinha assim ela cresce em uma união triangular (pai/mãe/filho ou filha), e a partir de certa idade ela começa a ver que os pais possuem uma relação onde essa não se enquadra para a criança o cuidado e amor é diminuído e ela culpa internamente o progenitor do mesmo sexo pela separação, objetivando o amor e proteção total como tinha no início pelo progenitor do sexo oposto. 
 No inicio quando ainda se analisava relatos sobre abuso sexual infantil seguindo a teoria da sedução acreditava-se que esses relatos eram verídicos, porem a teoria do complexo de Édipo levou que a maioria dos relatos de incestos fossem vistos apenas como fantasias.
 Crianças em idade pré-escolar não são capazes de fazer um depoimento falso por vingança mesmo sabendo a distinção entre realidade e fantasia.
Essa perceptiva psicanalítica levou a se acreditar que quando criança sofria o abuso de certa forma ela tinha colaborado, procurado, assim culpando a criança pelo abuso que ela sofreu. 
 Mas há autores que não encontram no complexo de Édipo motivo para que essa criança sofra tais abusos os adultos tendem a confundir a brincadeira da criança com os desejos sexuais de uma pessoa (adulta) o que leva a cometer o abuso.

Outros materiais