Buscar

Falar em alteridade é falar sobre a condição de ser do

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Falar em alteridade é falar sobre a condição de ser do “outro” e, portanto, é algo que diz respeito ao jogo identidade/diferença. Sistemas de alteridade articulam a oposição “nós”/”eles” segundo uma gradação da diferença e podem conceber “outros” próximos (o vizinho), distantes (o estrangeiro; o primitivo) e absolutos (a natureza, os mortos). Do ponto de vista humanista, por exemplo, os animais encarnariam a alteridade máxima. No panorama das ciências sociais, a Antropologia é a disciplina que institui a alteridade como seu objeto de estudo. Consiste em um saber que se arvora a competência de revelar a verdade do “outro”, de tornar uma outra realidade inteligível, de traduzir a diferença em termos familiares ou interpretar uma visão de mundo diferente. Em outros termos a tarefa da Antropologia já foi definida de diversas maneiras – tradução, interpretação, decodificação, representação – mas o problema da alteridade se manteve
O princípio de alteridade, em ciências sociais, parte do pressuposto de que o indivíduo, ao mesmo tempo que é igual a qualquer outro homem, possui características próprias que o tornam diferente das outras pessoas. Assim, o homem percebe o outro com base em si mesmo.
A palavra alteridade, significa a visão que tenho do outro. Em outras palavras, é olhando para o outro que me percebo enquanto pessoa e vejo as diferenças que existem entre nós. Essas diferenças são inúmeras: culturais, religiosas, políticas, econômicas, sociais, etc. 
Em 1906, o sociólogo William G. Sumer, criou o conceito de etnocentrismo, segundo o qual, as pessoas terem a tendencia de se sentirem superiores frente aos outros grupos sociais. Para ele, é natural as pessoas tecerem comparação com as demais culturas, tendo como base a sua própria.
Senso crítico significa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente. Através dosenso crítico, o homem aprende a buscar a verdade questionando e refletindo profundamente sobre cada assunto. A palavra “crítica” vem do Grego “kritikos”, que significa “a capacidade de fazer julgamento

Outros materiais