Buscar

CASO CONCRETO respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- distinção entre imunidade e isenção?
Imunidade: è uma proteção que a CF confere aos contribuintes,è uma hipótese de não incidência tributaria constitucional qualificada.A imunidade só atinge a obrigação principal,permanece assim as obrigações acessórias. Isenção : Exclusao do credito tributário,pois embora tenha acontecido o fato gerador do tributo,o ente tributário está impedido de constituir e cobrar o credito tributário.
2- A imunidade deve ser interpretada de maneira ampla ou restrita?
 De forma ampla,não na intenção de estender o sentido da norma jurídica,inovando no que o constituinte não quis expressar,mas de buscar o alcance e o sentido que a lei maior quis trazer.Então recomenda-se a utilização,se necessário,de todos os métodos de interpretação para se chegar ao fim buscado pelo legislador.
3- O que são as isenções heterônomas? Elas são possíveis no Brasil?
Ocorre qunado o ente federativo,diferente daquele que detem a competência para instituir o tributo,concede o beneficio fiscal da isenção tributaria.A rigor o art.171,III/CF fala em vedação do ente federativo da união instituir isenções de tributos de competência dos estados e municípios,não abrangendo quando representante do estado brasileiro,no plano externo,por meio dos tratados internacionais.
4- a repartição das receitas tributárias do IPVA, assinale a opção correta, segundo a CRFB/88: 
(X) Pertencem aos Municípios: 50% do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios.
5- Assinale a opção que demonstra a noção adequada do princípio da anterioridade genérica: 
 (X) Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.
6- Assinale a opção que demonstra os fatos geradores da taxa: 
 (X) o exercício, efetivo, do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição. 
7- Assinale a opção que demonstra a noção adequada do princípio da capacidade contributiva:
(X) trata-se da concretização da igualdade formal no âmbito da tributação. 
8- Assinale a opção que demonstra a noção adequada do princípio da noventena: 
 (X) Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar tributos antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou. 
9- Assinale a opção que demonstra a noção adequada do princípio da anterioridade genérica: 
 (X) Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou .
10- Marque a opção que apresenta o conceito de tributo no Brasil: 
 (X) Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

Outros materiais