Buscar

Conceitos das Ciências Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201703042750)	Pontos: 0,0 / 0,1
Entende-se por Ciências Sociais, o conjunto de saberes relativos às disciplinas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Embora alguns especialistas considerem este leque mais amplo, essa é a designação usualmente mais aceita. Essas disciplinas estudam fatos que resultam da vida em sociedade e, embora tratem fenômenos muito semelhantes, são norteadas por conceitos distintos. Nesse contexto, identifique o(s) conceito(s) que é(são) abordado(s) pela Sociologia.
 Certo	Estuda o homem a partir daquilo que o constitui em sua humanidade, isto é, a produção de cultura.
 Certo	Estuda os sistemas de poder, as instituições e os partidos políticos de um país, o comportamento e as políticas públicas em suas diversas fases.
 Certo	Estuda as diferenças entre povo, nação e governo, bem como o papel do Estado.
 Certo	Estuda o homem e o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais.
 Errado	Investiga as estruturas da sociedade, procurando compreender como estas influenciam os grupos ou indivíduos no que se refere a seu comportamento, seus costumes e sua cultura.
 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201702521333)	Pontos: 0,1 / 0,1
As ciências sociais diferem de maneira significativa das ciências naturais. Observe as afirmativas abaixo e indique 1 quando a afirmativa se refere as ciências sociais e 2 quando se refere as ciências naturais: ( ) Estudam fenômenos complexos. ( ) Estudam fatos recorrentes e sincrônicos ( ) A interação entre sujeito e objeto leva a interpretações. ( ) Estudam fenômenos divisíveis em laboratórios Assinale a alternativa que contém a sequência certa
	2, 1, 1, 2
	2, 1. 2. 1
 Certo	1, 2, 1, 2
	1, 1, 2, 2
 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201702950419)	Pontos: 0,1 / 0,1
Aprendemos que existem formas diferentes de compreensão do mundo: a visão do senso comum ou o conhecimento científico. Nesse sentido, marque a única opção verdadeira.
	O senso comum depende de juízos científicos a respeito das coisas, sem envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	O senso comum depende tanto de juízos científicos como de juízos pessoais a respeito das coisas, não importando o grau de envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	O senso comum depende de juízos científicos a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
 Certo	O senso comum depende de juízos pessoais a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	O senso comum não depende de juízos pessoais a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201702862487)	Pontos: 0,1 / 0,1
Para a questão que segue, leia as assertivas abaixo: I.	É reflexivo, mas, estando limitado pela familiaridade com o objeto, não pode ser reduzido a uma formulação geral. A característica de assistemático baseia-se na "organização" particular das experiências próprias do sujeito cognoscente, e não em uma sistematização das idéias, na procura de uma formulação geral que explique os fenômenos observados, aspecto que dificulta a transmissão de pessoa a pessoa, desse modo de conhecer. É verificável, visto que está limitado ao âmbito da vida diária e diz respeito àquilo que se pode perceber no dia-a-dia. II.	É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de idéias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos. Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao seu âmbito de análise e reflexão. Constitui-se em conhecimento falível, em virtude de não ser definitivo, absoluto ou final e, por este motivo, é aproximadamente exato: novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular o acervo de teoria existente. III.	Parte do princípio de que as "verdades" tratadas são infalíveis e indiscutíveis, por consistirem em "revelações" da divindade (sobrenatural). A adesão das pessoas passa a ser um ato de fé, pois a visão sistemática do mundo é interpretada como decorrente do ato de um criador divino, cujas evidências, não são postas em dúvida nem sequer verificáveis. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os tipos de conhecimentos ilustrados acima:
	I ¿ Religioso / II - Religioso / III - Científico
	I - Senso comum / II - Filosófico / III ¿ Científico
 Certo	I - Senso comum / II ¿ Científico / III - Religioso
	I - Senso comum / II ¿ Marxista / III - Religioso
	I - Senso comum / II - Religioso / III - Científico
 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201702869165)	Pontos: 0,1 / 0,1
Segundo Cristina Costa ¿durante séculos, o homem pensou sobre si mesmo e sobre o mundo, adquiriu conhecimentos, estabeleceu interpretações ajustadas à vida cotidiana. Entretanto, o tipo de problemas que o levava a isso mudou sensivelmente conforme as culturas e o passar dos séculos.¿
Segundo as aulas ministradas e as contribuições da autora citada, avalie as questões abaixo e assinale a única alternativa INCORRETA:
	
As atividades desenvolvidas pelas diversas áreas do saber se destinam a vida do ser humano, por isso a sociologia é uma ramo do saber que ser de instrumento valioso.
 
	
O surgimento do capitalismo e das novas tecnologias abriram um largo espaço de atuação para o estudo sociológico.
	
O surgimento do capitalismo foi responsável por uma nova ordem econômica e por uma transformação radical nas diversas relações sociais.
 
 Certo	
O aparecimento da sociologia significou que as questões concernentes às relações entre os homens deveriam ser apenas matéria religiosa e do senso comum: não podendo interessar também aos cientistas.
 
	
A Revolução Industrial pretendiam terminar com as barreiras que impediam o livre desenvolvimento da indústria e do comércio pelo mundo

Outros materiais