Buscar

ATIVIDADE AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Universitário Estácio do Ceará
Curso de Enfermagem
Disciplina: Tanatologia
Atividade Estruturada – AV2
Nome: VIRGIIA PINHEIRO VIEIRA DE LIMA
Matrícula: 201402420404
Prezado aluno, você deve entrevistar um enfermeiro (a) sobre as questões abaixo. Além disso, deverá fazer o levantamento de um artigo científico que envolva aspectos estudados na disciplina e que tenha afinidade com a área da Enfermagem que pretendes trabalhar. Por exemplo, se pretendes trabalhar em Unidade de Terapia Intensiva, inserir artigo que envolva o contexto da UTI. Você deverá ler o artigo e fazer uma resenha de até 10 linhas. A presente atividade deverá ser postada até às 23h59 do dia 17/11/2017 e valerá até 2,0 pontos na nota da AV2.
Lembre que para cada entrevistado você deve inserir as respostas.
Nome: ELIANE NUNES DE LIMA
Registro profissional (enfermeiro): 175073
Qual a sua compreensão sobre o termo Tanatologia? Defina-o.
- Relação entre o ser humano e a morte. Resumidamente como isso atinge o ser humano.
Em quais vivências é útil o aprofundamento em Tanatologia para o enfermeiro? Descreve-as.
- Na hora da noticia familiar
- O preparo profissional, para que diante a situação não haja um desencorajamento profissional. 
- Preparo para diversas situações , dentre elas a perca, claro. O "salvar vidas" nos encoraja e nos dá a sensação de dever comprido, porém não podemos evitar perdas e o estudo da tanatologia nos dá embasamento para se posicionar e se portar.
Descreva o momento mais marcante de sua vida profissional no qual tenha usado conhecimentos relacionados à Tanatologia para melhor cuidar de seu cliente.
 - Um momento mais marcante na minha vida profissional foi no momento em que me deparei com uma puérpera na sala de parto que por conta de complicações o bebe veio a óbito e nos juntamente com a equipe medica revertemos á situação. Sendo passiveis e sensíveis a posição da família. "Foi um momento muito marcante." 
Qual a sua compreensão pessoal sobre o processo de morte e morrer. Descreva-a.
- Com o aumento do índice de mortalidade nos últimos anos, aumenta o medo da morte. Por não saber lhe dar com a perda e o emocional. Para nós a morte é inaceitável quando se trata de nos mesmo, pois a morte sempre está ligada a uma ação má ou a um acontecimento medonho. O caminho ao hospital é o primeiro capitulo para a morte. Quando há um paciente gravimente ferido, é tratado como alguém sem opinião, quase sempre existe uma pessoa opinando por ela, e não podemos esquecer que o enfermo tem opinião, sentimentos, desejos e acima de tudo o direito de ser ouvido.
Artigo científico
Área temática do artigo (RELACIONAR COM ÁREA QUE VOCÊ TEM AFINIDADE):
FETO MORTO: ATUAÇÃO DA ENFERMEIRA FRENTE AO SENTIMENTO MATERNO
Título do artigo:
Um estudo feito com mães de natimortos em unidades de internação obstétrica. A importância da equipe e o tratamento ao paciente em um estado mais delicado por se tratar de mãe de primeira viagem ou segundo filho. Durante a aplicação do estudo as enfermeiras tiveram dificuldades de realizar, por conta do trabalho prestado na hora da perca. Trata também sobre a dificuldade do profissional em dá a noticia e a investigação. Sobre o suporte de apoio recebido pelas pacientes que por vez muitas são mães de primeira viagem, a maioria referem ter recebido apoio da equipe de saúde e de familiares. Importância da notificação da morte do feto logo após o acontecimento, falar do acontecimento significa não fugir do assunto de maneira deliberada. Entretanto retrata de um falar mais relativo, no sentido mais de escutar. A cerca do apoio recebido pela mãe observouse ser continuo. O acompanhamento oferecido pela equipe do centro obstetrico parece ter sido mais adequado, já em nivel de UIO, o atendimento parece deixar a desejar. Retratou-se o modelo de tratamento prestado a essas mães.

Outros materiais