Buscar

Direito civil V caso 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito civil V
Caso 8
Aline e Carlos são casados pelo regime legal desde 2005 e durante o casamento constituíram considerável patrimônio. Decidem dissolver o casamento mas entram em litígio por conta da partilha de bens do casamento. O casal adquiriu durante o casamento dois imóveis e dois automóveis, mas o primeiro imóvel foi adquirido com o produto da venda de um terreno que pertencia a Carlos antes do casamento mas tal fato não restou consignado no título aquisitivo do imóvel. Aline alega que o bem terá que ser igualmente dividido e Carlos alega que o bem deverá ter seu valor proporcionalmente dividido, abatendo-se do valor total o correspondente ao que ele integralizou em decorrência da venda do referido terreno. Analise a questão sob a ótica das regras aplicáveis ao regime de bens, informado justificadamente a quem assiste razão.
R: Observa-se que o casal não compactuou um acordo pré-nupcial , sendo assim pressupõe que este matrimonio será regido pelo regime legal onde este estabelece o regime parcial de bens. No caso em tela pode se notar que Carlos não fez notar na escritura publica a origem de sub-rogação na aquisição do referido bem. Neste caso dar-se razão a Aline pois o referido bem será parte da mediação na partilha. 
Questão objetiva
Tendo em vista as disposições da lei civil com relação ao regime matrimonial de bens, assinale a alternativa INCORRETA:
d. Estabelecido o regime matrimonial de bens, por força de pacto antenupcial ou adoção do regime legal, não é possível, por conta da imutabilidade, a alteração posterior do regime matrimonial de bens.
	Recibo de entrega
	
	Trabalho entregue com sucesso.
Código do recibo: 7448685 
Trabalho entregue: SEMANA 8 
Trabalho entregue: 28/09/2017 18:08 
Observações: 
Arquivo enviado: Direito civil V caso 8.docx

Outros materiais