Buscar

CASO CONCRETO 05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 05
A aplicação do arquivamento implícito no processo penal pátrio ainda não é pacífica na jurisprudência, e ainda não há norma legal que o regulamente. O fenômeno consiste na ocorrência em que o titular da ação penal pública se omite em face de um dos indiciados e passa a oferecer a denúncia somente com relação a um destes, sem qualquer justificativa no procedimento. Vislumbra-se assim, a ocorrência do arquivamento implícito subjetivo (quando a omissão se dá em relação aos autores do fato). No caso exposto, resta-se nítido a ocorrência do arquivamento implícito subjetivo, com isso, levando em consideração a efetiva aplicação do instituto, só se poderia iniciar novamente a ação penal, se novas provas se juntassem nos autos. Súmula 524 do STF:
Súmula 524
Arquivado o inquérito policial, por despacho do juiz, a requerimento do promotor de justiça, não pode a ação penal ser iniciada, sem novas provas.
Contudo, é importante lembrar a segunda hipótese possível de aplicação ao caso exposto, qual seja a possibilidade do juiz intimar o ministério público para que expressamente se manifeste acerca do indiciado omitido, podendo esta inclusão ocorrer até antes da prolação de sentença no processo (art. 569.CPP), de modo que se deixe claro as razões do arquivamento do feito em referência ao indiciado, nos termos do artigo 28 do CPP, e em consonância ao princípio da obrigatoriedade da ação penal. Ademais, saliente-se que o STF em decisão ao RHC[4] 95141/RJ pelo rel. Min. Ricardo Lewandowski, em 6.10.2009 entendeu que o sistema de processo penal brasileiro não acatou o instituto do arquivamento implícito do inquérito policial. Nesse sentido:
Art. 28.  Se o órgão do Ministério Público, ao invés de apresentar a denúncia, requerer o arquivamento do inquérito policial ou de quaisquer peças de informação, o juiz, no caso de considerar improcedentes as razões invocadas, fará remessa do inquérito ou peças de informação ao procurador-geral, e este oferecerá a denúncia, designará outro órgão do Ministério Público para oferecê-la, ou insistirá no pedido de arquivamento, ao qual só então estará o juiz obrigado a atender.
 Art. 569.  As omissões da denúncia ou da queixa, da representação, ou, nos processos das contravenções penais, da portaria ou do auto de prisão em flagrante, poderão ser supridas a todo o tempo, antes da sentença final.
2-D
3-C

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes