Buscar

questões sobre o desenvolvimento dos linfocitos e rearranjo dos genes.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO DE IMUNOLOGIA 
CAP. 8: DESENVOLVIMENTO DOS LINFÓCITOS E REARRANJO DOS GENES DOS RECEPTORES DE ANTÍGENOS
O repertorio imune é constituído pelo conjunto de receptores de antígenos e por tanto, especificidades, expressos pelos linfócitos B e T, que são produzidos durante a maturação dessas células. A maturação é iniciada por sinais de receptores de superfície celular, que desempenham quais papeis principais? 
Promovem a proliferação dos progenitores e também induzem a expressão de fatores de transcrição que atuam em conjunto para iniciar o rearranjo dos genes de receptores de antígenos específicos e comprometer as células em desenvolvimento em uma célula B ou T.
Efetuam a proliferação dos progenitores e também inibem a expressão de fatores de transcrição que atuam em conjunto para iniciar o rearranjo dos genes de receptores de antígenos específicos e comprometer as células em desenvolvimento em uma célula B ou T.
Produzem a proliferação dos progenitores e também induzem a expressão de fatores de transcrição que não atuam em conjunto para iniciar o rearranjo dos genes de receptores de antígenos específicos e comprometer as células em desenvolvimento em uma célula B ou T.
Promovem a proliferação dos progenitores e também inibem a expressão de fatores de transcrição que não atuam em conjunto para iniciar o rearranjo dos genes de receptores de antígenos específicos e comprometer as células em desenvolvimento em uma célula B ou T.
Promovem a proliferação dos progenitores e também induzem a expressão de fatores de transcrição que atuam em conjunto para iniciar o rearranjo dos genes de receptores de antígenos específicos e comprometer as células em desenvolvimento em uma célula dendritica ou NK.
A maturação dos linfócitos B e T envolve uma série de eventos que ocorrem nos órgãos linfoides geradores, dentro os quais se incluem: 
Comprometimento de células progenitoras, proliferação, rearranjo sequencial de genes, preservação de células que não expressam receptores corretamente t diferenciação de células B e T.
Comprometimento de células progenitoras, proliferação, rearranjo sequencial de genes, preservação de células que expressam receptores corretamente e diferenciação de células B e T.
Não envolve células progenitoras, proliferação, rearranjo sequencial de genes, preservação de células que expressam receptores corretamente e diferenciação de células B e T.
Comprometimento de células progenitoras, proliferação, rearranjo aleatório de genes, preservação de células que expressam receptores corretamente e diferenciação de células B e T.
As células tronco pluripotentes na medula óssea, denominadas células tronco hematopoiéticas(CTH), dão origem a todas as linhagens de células sanguíneas, incluindo os linfócitos. As CTH amadurecem e transformam-se em quais progenitores linfoides comuns?
Linfócitos B, linfócitos T, células NK e algumas células dendrídicas.
 
Como são organizados os loci gênicos das imunoglobulas? 
a) Cadeia β, cadeia α e cadeia γ
b) Cadeia leve, cadeia δ e cadeia α
c) Cadeia pesada, cadeia leve K e cadeia leve λ
d) Cadeia pesada, cadeia β, cadeia α e cadeia γ
Os genes que codificam os receptores funcionais de _________ são apenas criados nos _____________ durante o seu desenvolvimento após os eventos de rearranjo do _________, que estabelecem uma continuidade de segmentos gênicos V, (D) e J _____________ escolhidos. 
a) I- Anticorpo, II- Linfócitos T, III-RNA, IV-Sequencialmente 
b) I- Anticorpo, II- Linfócitos B , III- DNA, IV- Aleatoriamente
b) I- Antígenos, II- Linfócitos T, III- RNA, IV- Sequencialmente
d) I- Antígenos, II- Linfócitos B e T, III- DNA, IV- Aleatoriamente
O processo de recombinação V (D) J pode ser divididos em quatro eventos distintos, que seguem um fluxo sequencial. Quais são eles? 
a) Sinapse, clivagem, junção, abertura do grampo e processamento das extremidades.
b) Sinapse, clivagem, abertura do grampo e processamento das extremidades e Junção.
c) Clivagem, sinapse, abertura do grampo e processamento das extremidades e Junção.
d) Clivagem, junção, sinapse, abertura do grampo e processamento das extremidades.

Outros materiais