Buscar

Resumo Psicopatologia 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Página 300
O que você entende por transfundo das vivências psicopatológicas?
Espécie de palco, de contexto mais geral, em que emergem os sintomas.
Quais são os tipos básicos de transfundos?
Estáveis e duradouros – Pouco mutáveis – personalidade e inteligência. Qualquer vivência ganha conotação diferente a partir da personalidade do indivíduo. P. ex. pacientes muito reativos tendem a responder aos sintomas de forma mais ampla. A inteligência determina a profundidade e a riqueza dos sintomas. P. ex. pacientes muito inteligentes produzem delírios ricos e complexos.
Mutáveis e momentâneos – Determinam a qualidade e o sentido do conjunto das vivências psicopatológicas – nível de consciência e humor. O nível de consciência estabelece a clareza e a precisão dos sintomas. O humor e o estado afetivo volitivo momentâneo influenciam no colorido específico de sintomas . P. ex. uma ideia prevalente em um contexto ansioso extremo pode ganhar dimensões próprias, diferente de um contexto depressivo.
Quais são os fatores envolvidos na manifestação das doenças mentais?
Fator patogenético – relacionado à manifestação dos sintomas produzidos pelo transtorno mental de base. P.ex. na depressão encontramos humor triste e desânimo.
Fator patoplástico – fatores externos e prévios ao processo patológico de base. P. ex. personalidade do sujeito, história de vida e padrões de comportamento relacionados à cultura de origem do sujeito.
Fator psicoplástico – eventos e reações do sujeito e do meio após o adoecer.
Descreva o que é patogênese, patoplastia e psicoplastia.
Ver acima.
Defina e descreva as diferenças entre crise/ataque, episódio, fase, surto e estado residual.
Crises ou ataques – surgimento e término abrupto. Dura segunda ou minutos, raramente horas. 
Episódio – tem, geralmente, a duração de dias até semanas. Não há condições de especificar a natureza do fenômeno mórbido. 
Após vários anos de doença, nos quais vários surtos foram se sucedendo (ou um processo insidioso foi se implantando de forma lenta), em geral o paciente encontra-se no chamado estado residual da doença, apresentando apenas sinais e sintomas que são seqüelas desta, sintomas predominantemente negativos.
Fase – passada a fase, o indivíduo retorna ao que era antes dela. Tem caráter endógeno. Pode durar semanas ou meses, raramente anos. 
Surto – é uma ocorrência aguda, de instalação repentina, fazendo eclodir uma doença endógena, não compreensível psicologicamente. Produz sequelas irreversíveis, danos à personalidade ou á esfera cognitiva.
Página 303
Defina síndrome e descreva sua utilidade em psicopatologia.
As síndromes são conjuntos de sinais e sintomas que se agrupam de forma recorrente e são observadas na prática clínica diária. Identificar síndromes é o primeiro passo no sentido de ordenar a observação psicopatológica dos sinais e dos sintomas dos pacientes.
Quais são os cinco transtornos mentais mais freqüentes na população brasileira?
Transtorno de ansiedade, fobias, dependência ou abuso de álcool, transtornos depressivos e transtornos de somatização e dissociativos.

Outros materiais