Buscar

BIOMECÂNICA DO MOVIMENTO DENTAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

BIOMECÂNICA DO MOVIMENTO DENTAL
Dr. Luiz Ricardo de Abreu
- Brasília/DF - 
Novembro de 2016
Aspectos histológicos da porção radicular de um dente inserido em seu alvéolo.
Na imagem A uma visão panorâmica, onde o osso alveolar e o cemento estão corados em azul escuro, as fibras periodontais em ozul c/aro e a dentino em vermelho.
Em uma maior aproximação B, o ligamento periodontal 
mostra-se como um emaranhado de fibras colágenas 
(azul c/aro) e vasos sanguíneos.
Na imagem C, fibras do ligamento periodontal aparecem
 inserindo-se no cemento radicular.
Fibras periodontais e fluido intersticial agirão em conjunto, se contrapondo às cargas aplicadas sobre o dente, devolvendo-o à posição original
Sequência de eventos que decorrem da aplicação de uma força ortodôntica contínua e que produz o deslocamento horizontal de um dente, como aquela ilustrada na figura abaixo:
Fig. /8.3 - Sequência de eventos decorrentes de uma força ortodôntica (suave e contínua) aplicada sobre um dente. Na figura A, o dente está em sua situação de repouso. No momento em que se inicia a força (8) o dente desloca-se no interior do alvéolo; entretanto este movimento é contido pelos ligamentos periodontais (distendidos do lado esquerdo e comprimidos do lado direito).e pelo líquido intersticial. A carga é então transferido para o osso alveolar gerando um efeito piezoelétrico. Caso a força seja mantida, o dente aproxima-se ainda mais da parede alveolar, o que provoca um processo in~amatório periodontal (C). As reações teciduais locais levarão à remodelação óssea do alvéolo e conseqüente migração dental (D).
Fig.18.8 - Radiografias de paciente submetido às forças ortodônticas inadequadas, o que resultou em perda óssea periodontal e reabsorção radicular severa, principalmente em incisivos e premolares.
Fig. 18.9 - O aparelho de disjunção palatina (A e B) se vale de forças contínuas de alta intensidade para provocar a necrose estéril dos tecidos periodontais (hialinização). Com isto os dentes não se movem (C) e a força provoca a abertura da sutura palatina mediana, auxiliando no ajuste ósseo em casos de maxila atrésica (D e E).
Fig. 18.10 - Gráfico representativo da relação entre a força ortodôntica contínua e
o tempo. Observar que após a ativação do aparelho fixo, as forças decaem em 
função do deslocamento dental. Se a queda da intensidade de força é suave, 
denominamos forças contínuas de longa duração (A). Quando a queda é abrupta, 
nos referimos à força como contínua de curta duração (B).
Fig. 18.11 - Gráfico representativo da relação entre a força ortodôntica intermitente e o tempo. São aplicadas por aparelhos removíveis e sua intensidade varia entre o valor desejado e a ausência de pressão.
FIM

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais