Buscar

Marketing e Vendas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

- Marketing e Vendas 
1 - Descrição dos produtos e serviços As oficinas de alinhamento oferecem serviços de alinhamento e balanceamento, mas além desse serviço as oficinas poderão também oferecer serviços de revisão.Os serviços de revisão são aqueles que fidelizam os clientes, pois permitem que haja um acompanhamento.Para isso será necessário que a oficina de alinhamento tenha um sistema de cadastro de clientes e por meio desse cadastro seja possível observar clientes que não retornam após alguns meses de serviços e que os veículos já estejam precisando de revisão.
2 - Estudo dos clientes Nas oficinas mecânicas seja qual for a natureza de negócios, o importante é o bom atendimento, o profissionalismo capaz de passar confiança e credibilidade para o cliente, que deverá se sentir deixando o seu veículo em boas mãos.
O que os clientes mais procuram nas oficinas é o atendimento, o profissionalismo que advém de conhecimentos técnicos, e, além disso, os clientes procuram honestidade, principalmente quando o assunto são as peças necessárias, outro fator bem procurado é a sinceridade quanto aos problemas apresentados pelos veículos.
Confiança é o que os clientes mais procuram, restando depois quesitos como bons preços, condições  de pagamento e pós-venda.
O pós-venda é muito importante, pois o cliente se sente valorizado, por isso não hesite em telefonar e perguntar sobre revisões pendentes.
Tenha também um serviço de copa para servir cafezinho e água, para isso conte com serviço de copeira, para um atendimento de primeira qualidade.
3 - Estudo dos concorrentes A disputa pelo cliente se dá de várias formas: existe a concorrência com oficinas já conhecidas, concorrência com grandes oficinas e também pequenas que já estabeleceram o seu nome no mercado.
Mesmo sabendo que existe bastante concorrência neste ramo, as oficinas se agrupam no mesmo setor de Oficinas, essa opção é também estratégica, pois dá ao cliente a oportunidade de pesquisar preço mais serviços.
Para Oficinas que estão tentando entrar neste ramo é essencial que o início da jornada se dê através de descontos na quantidade de serviços, parcelamentos e condições melhores de pagamentos, menor preço, todas essas medidas abocanham clientes que voltarão se os serviços realizados forem de qualidade.
4 - Estudo dos fornecedores As oficinas de alinhamento precisarão de máquinas específicas para alinhamento e balanceamento, que são as máquinas estacionárias –essas máquinas são necessárias para o balanceamento de rodas fora do veículo, essas máquinas servem para solucionar os impactos da falta de balanceamento nas rodas e nos pneus.
5 - Definição das estratégias de marketing oficina, como qualquer negócio, dependerá também de marketing para divulgação de suas atividades e para isso será necessário que haja um esforço de marketing que meça custo-benefício, com a avaliação do desempenho dos recursos de divulgação utilizados.
Os recursos de divulgação mais benéficos para as oficinas de alinhamento são os recursos de outdoor, principalmente próximo a setores de oficinas, instrumentos que tenham visibilidade e atinja o maior número de pessoas possível e também instrumentos que comuniquem individualmente como panfletos, folhetos, carros com logomarca, comerciais na TV, rádio e jornal também é bem cabível.
6 - Estrutura de comercialização As oficinas de alinhamento e balanceamento deverão ter espaço para realização das atividades, escritório para atendimento, escritório para gestão do negócio, copa, banheiro para os funcionários, depósito.

Outros materiais