Buscar

CIRURGIA PARENDODÔNTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CIRURGIA PARENDODÔNTICA
CONSIDERAÇÕES GERAIS 
Procedimento cirúrgico de curetagem deva sempre acompanhado de uma plastia apical (que é um alisamento cuidadoso do ápice radicular.) isso se faz necessária principalmente nos processos crônicos de longa duração onde existe uma lesão periapical, radiograficamente bem evidenciável. Nestes casos, o cemento que recobre a porção apical da raiz encontra-se reabsorvido e a porção da dentina exposta em contato com a lesão também apresenta áreas de reabsorção sob a forma de pequenas crateras.
Rosa neto, estudou através da microscopia eletrônica de varredura, a região apical de 50 raízes de dentes portadores de lesões periapicais crônicas. Observou lacunas de reabsorção na superfície radicular ao redor do forame e nas paredes internas do canal radicular próximas ao forame. Essas lacunas podem estar isoladas como unidas entre si, formando multiáreas de reabsorção. Observou ainda o autor que em alguns casos de reabsorção cemento-dentinária apical ocorre o encurtamento da raiz, com o desaparecimento do canal cementário.
As lacunas decorrentes da absorção cemento-dentinária alojam em seu interior colônias microbianas provindas do canal radicular infectado, através dos túbulos dentinários, chegando a constituir um verdadeiro biofilme microbiano na região apical dos dentes com lesões periapicais crônicas, conforme observações de Ribeiro.
Mesmo com a aplicação do curativo de demora entre sessões e uma obturação satisfatória do canal radicular, nem sempre se consegue a total destruição ou inativação destas colônias microbianas, razão pela qual algumas lesões periapicais não respondem ao tratamento endodôntico, segundo estudos de Nair. Assim sendo, executando-se um alisamento cuidadoso da porção apical de maneira a se eliminar as pequenas áreas de reabsorção e, consequentemente, as colônias bacterianas ali alojadas, estaremos mais seguros quanto aos bons resultados que esperamos obter com o procedimento cirúrgico, em lugar de realizarmos uma curetagem periapical.

Outros materiais