Buscar

Relatório Final

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE ANHANGUERA
Curso de Gestão Financeira
Nayane Sandes de Oliveira
RA – 5015630949
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de 
Tecnologia - Prointer IV
Brasília, DF
Novembro de 2017
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de 
Tecnologia - Prointer IV
Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação parcial na disciplina Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia IV (PROINTER) no curso de Gestão Financeira da Faculdade Anhanguera, sob orientação da Professora-Tutora EAD Joziane Almeida.
Brasília, DF
Novembro de 2017
INTRODUÇÃO
O controle financeiro é uma ferramenta que auxilia na tomada de decisões, definindo qual a melhor forma de coordenar as despesas das empresas sem gastos desnecessários, amparado em um orçamento bem elaborado, com previsão de custos, despesas e receitas da organização. De tal forma, o instrumento pode capacitar o gestor de recursos nas suas avaliações e precisão dos resultados almejados.
Controlar os recursos das empresas é garantir que os planos traçados poderão ser alcançados com êxito. Assim, o processo de planejamento financeiro e estratégico facilita a análise de comprometimento de receitas, de modo que a alta administração possa desempenhar suas atividades com qualidade e eficiência sem colocar em risco as finanças e contribuir para funcionamento salutar da organização. 
REVISÃO TEÓRICA – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E FINANCEIRO
Devidos aos imperativos de mudanças no ramo dos negócios, as organizações devem se manter preparadas e alocar seus recursos tendo como base o planejamento financeiro e estratégico. Assim, a empresa estará pronta para grandes tomadas de decisões sem que haja gastança desnecessária.
Para Casarotto, o planejamento estratégico pode ser definido como um processo que consiste na análise sistêmica da situação atual e ameaças e oportunidades futuras, visando a formulação de estratégias. Ou seja, tem como objetivo montar uma estrutura que seja condizente com a realidade da empresa, de modo que seus gastos, principalmente, sejam satisfatórios.
Planejar e controlar são ferramentas necessárias em todas as atividades da empresa. Juntas possibilitam o alcance das metas organizacionais. Uma vez que a meta mais frequente das empresas é o crescimento, o planejamento é o método para o seu alcance. Sem a programação de estimativas, sem um plano financeiro sólido, a mesma pode acabar em ruínas, sem honrar compromissos.
Basicamente, conclui-se, segundo Anthony, que:
o planejamento do futuro parte da formulação de estratégias, que é um processo no qual criatividade e inovação devem ser fortemente encorajados. Já um planejamento estratégico considera os objetivos e estratégias aprovados e procura desenvolver programas para o seu cumprimento.
Há de se conceber também que o planejamento não é uma iniciativa onde se pretende acertar tudo sempre, mas minimizar, ao máximo, decepções e prejuízos, visando eficiência nos processos e nos projetos da organização.
É importante, para tanto, conhecer a fundo o Fluxo de Caixas. Tal ferramenta exibe de forma direta e indireta mudanças ocorridas e o destino de aplicação dos recursos financeiros. De posse do demonstrativo, infere-se sobre entradas e saídas das operações financeiras do ativo circulante. 
Outro fator de extrema importância dentro do planejamento financeiro e estratégico é a execução do Orçamento, sintetizando a previsão de receitas e despesas da empresa. Receitas, basicamente, são entradas de elementos para os ativos da organização, na forma de bens ou direitos. Estes provocam aumento da situação líquida. Já as despesas são tidas como gastos incorridos para, direta ou indiretamente, gerarem receitas.
Faz-se necessário conceber que poderá, sim, haver desvantagem na persecução do planejamento financeiro e estratégico uma vez que exige monitoração e adequações contínuas. Por ser baseado em estimativas possíveis, está sujeito a riscos e falhas, necessitando, por vez, de ajustes em relação aos resultados.
Contudo, a possibilidade de falhas não deve, de modo algum ser desestimulante. De fato, há riscos, entretanto, com objetivos e metas pré fixados, as tomadas de decisões saem da responsabilidade exclusiva dos gestores, podendo ser delegadas, além de alocar recursos nas atividades prioritárias.
ANÁLISE SOBRE TÉCNICAS DE ORÇAMENTO DE CAPITAL
01.) VPL ( VALOR PRESENTE LÍQUIDO)
O VPL é uma métrica que tem como objetivo calcular o valor presente de uma sucessão de pagamentos futuros, deduzindo uma taxa de custo de capital. O cálculo é extremamente necessário, uma vez que o dinheiro que recebido no futuro não terá o mesmo valor do presente. Deve-se sempre considerar o valor do dinheiro no tempo.
Em outras palavras, pode-se dizer que o VPL consiste em trazer para o presente todos os fluxos de caixa de um projeto de investimento, somando-o ao montante inicial. Assim, será possível avaliá-lo de forma a averiguar sua viabilidade.
- Como calcular: É comumente calculado por meio das planilhas de Excel. No entanto, conhecer sua fórmula é essencial para entender a sua importância.Matematicamente, o VPL é dado pela equação abaixo:
VPL=FC0+FC1(1+TMA)1+FC2(1+TMA)2+⋯+FCn(1+TMA)n.
O termo FC0 representa o fluxo de caixa do período zero, isto é, o investimento inicial. Normalmente este termo entrará com sinal negativo na equação do VPL. A fórmula do VPL também pode ser entendida da seguinte forma:
VPL=∑n=0NFCn(1+TMA)n.
O VPL pode ser positivo, negativo ou neutro. Obviamente, cada uma dessas situações representa um panorama diferente. A interpretação de resultados é bastante simples.
Para VPL negativo, pode-se dizer que o investimento é inexequível e que ocasionará perdas e prejuízos. Porém, se o VPL for positivo, isso é um sinal de que o investimento é executável e o investidor terá ganhos financeiros e conseguirá a valorização do seu dinheiro. Na terceira opção, o VPL pode ser neutro e isso representa que o investimento a ser realizado será equilibrado — ou seja, ele não trará nenhum prejuízo e nenhum benefício.
Pode-se afirmar que o VPL evidencia que um investimento viável não é aquele que possui um retorno financeiro numericamente maior, mas aquele que apresenta um retorno financeiro maior do que se tivesse investido todo o montante em um investimento seguro. Assim, o risco de um investimento desse porte deve valer a pena.
Para além disso, também pode ser utilizado para verificar a viabilidade de projetos empresariais, como o lançamento de um novo produto, a compra de um novo software e até mesmo a troca ou a modernização de uma fábrica. Em breves palavras, vale muito a pena utilizá-lo.
02.) TIR (TAXA INTERNA DE RETORNO)
A Taxa Interna de Retorno vem do inglês Internal Return Rate(IRR). É uma fórmula matemático-financeira utilizada para calcular a taxa de desconto que teria um determinado fluxo de caixa para igualar a zero seu Valor Presente Líquido, VPL. Ou seja, é a taxa de retorno do investimento em questão. É também um dos indicadores essenciais em análises de retorno de projetos ou valoração de empresas. 
Como calcular:
formula TIR
Onde:
F significa o fluxo de caixa de cada período
E t é o período em questão.
03.) IMPORTÂNCIA DO CAPITAL DE GIRO
O capital de giro representa, em média, 30 a 40% do total dos ativos de uma empresa. O capital permanente tem um peso maior sobre o total dos ativos, atingindo entre 60 e 70%.
Apesar de sua menor participação sobre o total dos ativos da empresa, o capital de giro exige um esforço do administrador financeiro maior do que aquele requerido pelo capital fixo.
O capital de giro precisa de acompanhamento permanente, pois está continuamente sofrendo o impacto das diversas mudanças enfrentadas pela empresa. Já o capital fixo não exige atenção constante, uma vez que os fatos capazes de afetá-lo acontecem com uma frequência bem menor. Boa parte dos esforços
do administrador financeiro típico é canalizada para resolução de problemas de capital de giro - formação e financiamento de estoques, gerenciamento de contas a receber e administração de déficits de caixa.
04.) ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
O objetivo da Análise das Demonstrações Financeiras é oferecer um diagnóstico sobre a real situação econômico-financeira da organização, utilizando relatórios gerados pela Contabilidade e outras informações necessárias à análise.
O produto da análise é apresentado em forma de relatório que inclui análise da estrutura, a composição do patrimônio e conjunto de índices e indicadores. As informações da análise estão voltadas para dentro e fora da empresa e não se limitam apenas a cálculo de meros indicadores de desempenho.
No levantamento dos Balanços e das demais Demonstrações Contábeis que, no Brasil, são intituladas de Demonstrações Financeiras, são necessários vários procedimentos, detalhados nas NBC - Normas Brasileiras de Contabilidade, na Lei das Sociedades por Ações, no Regulamento do Imposto de Renda e em normas expedidas pelo Banco Central do Brasil e pela Comissão de Valores Mobiliários.
Como uma das principais ferramentas para auxiliar a tomadas de decisões e pode ser dividida em:
a) Análise Contábil – tem por objetivo fornecer informações numéricas preferencialmente de dois ou mais períodos de modo a instrumentar os administradores e acionistas, entre outros, que estejam interessados em conhecer a situação da empresa para que possam tomar decisões. Subdivide-se em:
	Análise de estrutura;
	Análise de evolução;
	Análise por quocientes; e
	Análise por diferenças absolutas.
b) Análise Financeira – indicadores para análise global , a curto, médio e longo prazo da velocidade do giro dos recursos.
c) Análise da Alavancagem Financeira - é utilizada para medir o grau de utilização do capital de terceiros e seus efeitos na formação da taxa de retorno do capital próprio.
d) Análise Econômica – é utilizada para mensurar a lucratividade, a rentabilidade do capital próprio, o lucro líquido por ação e o retorno de investimentos operacionais.
Portanto, a verdadeira análise das Demonstrações Contábeis deve abranger:
	A avaliação de Ativos (Circulante, Realizável de Longo Prazo e Permanente) e Passivos (Circulante e Exigível a Longo Prazo) utilizando-se os princípios e demais regras constantes das Normas Brasileiras de Contabilidade, da Lei das S/A, do Regulamento do Imposto de Renda;
	A análise das receitas e despesas, principalmente no que se refere à apuração de fraudes documentais com o intuito de manipulação de resultados; e
	A verificação e a apuração de ações administrativas ou judiciais tanto ativas como passivas de cunho trabalhista, previdenciário, fiscal e tributário.
ANÁLISE DA VIABILIDADE PARA UM INVESTIMENTO FINANCEIRO
Taxa interna de retorno prevista:
	Investimento
	-150.000,00
	Ano 1
	284.337,50
	Ano 2
	201.150,04
	Ano 3
	201.381,50
	Ano 4
	199.736,09
	Ano 5
	245.876,89
	TIR
	168%
Valor presente líquido
	Investimento
	R$ 150.000,00 
	Ano 1 
	R$ 284.337,50 
	Ano 2
	R$ 475.487,54 
	Ano 3
	R$ 666.868,83 
	Ano 4
	R$ 856.605,30 
	Ano 5 
	R$ 1.042.483,40 
	TMA 
	20%
	VPL
	R$ 1.635.118,31 
Taxa interna de retorno de acordo com o fluxo de caixa:
	Investimento
	-150.000,00
	Ano 1 
	284.337,50
	Ano 2
	475.487,54
	Ano 3
	666.868,83
	Ano 4
	856.605,30
	Ano 5 
	1.042.483,40
	TIR
	241%
	
	
De acordo com as intenções de investimento da empresa Fort Way Man, a análise feita acima presume segurança e viabilidade para o montante financeiro, uma vez que, a longo prazo, será rentável.
		Liquidez Corrente
	Ano 1
	Ano 2
	Ano 3
	Ano 4
	Ano 5
	6,5986
	8,9586
	10,7174
	11,9567
	12,7490
	 2. Liquidez Seca
	Ano 1
	Ano 2
	Ano 3
	Ano 4
	Ano 5
	1,59
	1,62
	1,65
	1,68
	1,72
		Giro de Estoque 
	Ano 1
	Ano 2
	Ano 3
	Ano 4
	Ano 5
	2,67
	2,20
	1,89
	1,76
	1,72
		Capital de Giro 
	Ano 1
	Ano 2
	Ano 3
	Ano 4
	Ano 5
	R$ 334.337,50
	R$ 535.487,55
	R$ 736.869,05
	R$ 936.605,12
	R$ 1.132.483,02
		Prazo de Médio de Recebimento
	Ano 1
	Ano 2
	Ano 3
	Ano 4
	Ano 5
	21 dias
	19 dias
	18 dias
	18 dias
	17 dias
6. Prazo Médio de Pagamento
	Ano 1
	Ano 2
	Ano 3
	Ano 4
	Ano 5
	42 dias 
	40 dias
	39 dias
	41 dias 
	37 dias
		Giro do Ativo Total 
	Ano 1
	Ano 2
	Ano 3
	Ano 4
	Ano 5
	2,44 vezes
	2,01 vezes
	1,80 vezes
	1,43 vezes
	1,64 vezes
		Endividamento Geral 
	Ano 1
	Ano 2
	Ano 3
	Ano 4
	Ano 5
	R$ 119.434,66
	R$ 134.567,84
	R$ 151,658,18
	R$ 170.964,24
	R$ 191,778,95
		Margem de Lucro Bruto 
	Ano 1
	Ano 2
	Ano 3
	Ano 4
	Ano 5
	32,36%
	20,73%
	17,74%
	15,45%
	13,22%
		Margem de Lucro Operacional 
	Ano 1
	Ano 2
	Ano 3
	Ano 4
	Ano 5
	27,28%
	16,36%
	17.93%
	15,45%
	10,37%
		Margem de Lucro Líquido
	Ano 1
	Ano 2
	Ano 3
	Ano 4
	Ano 5
	23,19%
	13,91%
	12,03%
	10,35%
	8,82%
Com capital disponível para liquidação das ações, a análise permite concluir que a organização pode seguir com o plano inicial de investimentos, uma vez que os dados sugerem eficiência e lucratividade nas operações.
CONCLUSÃO
Entende-se que o planejamento financeiro é ferramenta essencial para o aperfeiçoamento de desempenho da empresa, afim de evitar diversos prejuízos operacionais e financeiros.
O controle de finanças das empresas é o diferencial, pois, além de prospectar o futuro, estabelece metas, planos e diretrizes a serem seguidos. Assim, identifica-se a importância do planejamento na Gestão Financeira quando as organizações elaboram o fluxo de caixa e definem o orçamento, baseando-se em na obtenção de informações cada vez mais detalhadas nos seus processos administrativo e decisório.
Toda e qualquer organização necessita de planejamento estratégico. Os gestores, por sua vez, devem fixar metas, planejar futuramente, além de aplicar instrumentos de administração financeira, tais quais o fluxo de caixa e orçamento, fundamentados em informações cedidas pela própria administração e contabilidade da organização.
Espera-se, então, que as empresas entendam a necessidade de utilizar mecanismos de controle de suas atividades para que mensurem seus negócios de maneira apropriada.
BIBLIOGRAFIA
ASSAF NETO, Alexandre. ESTRUTURA E ANÁLISE DE BALANÇOS: um enfoque dinâmico. 4 Ed.São Paulo: Atlas,2000.
GITMAN, Lawrence J. PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. 7 Ed. São Paulo: Harbara, 1995.
Acessado em < http://hcinvestimentos.com/2017/01/17/valor-presente-liquido/ >
Acessado em < http://www.wrprates.com/o-que-e-vpl-valor-presente-liquido/>
Acessado em < https://alexandrevenancioconsultoria.wordpress.com/2010/10/01/a->
Acessado em < https://andrebona.com.br/descubra-o-que-e-vpl-e-qual-sua-importancia-nos-investimentos/>
Acessado em < http://www.wrprates.com/o-que-e-tir-taxa-interna-de-retorno/>
Acessado em < https://blog.luz.vc/o-que-e/taxa-interna-de-retorno-tir/>
Acessado em < https://www.treasy.com.br/blog/taxa-interna-de-retorno-tir>
Acessado em < http://fazaconta.com/matematica-financeira-val-tir.htm>
Acessado em < http://www.opet.com.br/faculdade/revista-cc-adm/pdf/n4/PLANEJAMENTO-ESTRATEGICO-FINANCEIRO-FERRAMENTA-PARA-TOMADA-DE-DECISOES.pdf >
Acessado em < https://medzoconsultoriafinanceira.wordpress.com/2014/10/01/gestao >
Acessado em < http://www.ief.com.br/analise.htm>
Acessado em < http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/necessidadecapitalgiro.htm>

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais