Buscar

Aps UNip

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividades Práticas Supervisionadas – 2017/2
Biomedicina - 1º E 2º Semestres
Tema 01 – Anatomia – Densidade óssea
Henry é um homem de 65 anos que foi admitido na emergência após uma queda. Uma radiografia confirmou que ele fraturou a parte proximal do seu osso do braço (colo cirúrgico do úmero). A radiografia também revelou que sua matriz óssea não era tão densa como o esperado para um homem da sua idade. O teste para Ca2+ sanguíneo estava normal. No questionário, Henry confessou que é viciado em comidas pouco saudáveis, que come poucos vegetais e nunca consome laticínios. Além disso, Henry nunca faz exercícios e raramente sai para a rua exceto a noite. Analisando o caso acima, responda:
Nomeie os componentes da matriz óssea e explique sua contribuição para flexibilidade óssea e a habilidade do osso em suportar carga.
A Matriz Óssea é composta por 35% parte orgânica e 65% inorgânica. Sua composição orgânica representa a flexibilidade do osso composta por colageno tipo I. Já a parte inorgânica,representa a rigidez e resistência do osso cuja composição é dada basicamente por íons de fosfato e cálcio, formando cristais de hidroxiapatita.
Osteoblastos sintetizam a região orgânica da matriz óssea e participam da mineralização. Osteoclastos secretam substâncias como colagenase, que digerem a matriz orgânica e dissolvem sais de cálcio. O endósteo é formado por uma camada de células achatadas e reveste algumas regiões e o periósteo possui fibras colágenas e fibroblastos e células que se multiplicam por mitose, auxiliando no crescimento de ossos e reparação de fraturas.
Explique as diferenças em estrutura entre os ossos longos, curtos, achatados e irregulares.
Ossos largos: são ossos cujo o comprimento supera a largura e são constituídos por um corpo e duas extremidades, como por exemplo o Fêmur. Podem ser divididos em três partes:
- Diáfise:	O corpo do osso composto principalmente de tecido ósseo compacto.
- Epífise:	Sua extremidade composta principalmente por substancia óssea compactada que reveste o osso esponjoso e recoberta por cartilagem
- Metáfise:	Parte dilatada da diáfise mais próxima da epífise.
Ossos curtos: São parecidos com um cubo, tendo seus comprimentos praticamente iguais as suas larguras. Compostos por osso esponjoso, exceto na superfície, onde há fina camada de tecido ósseo compactado. Exemplo, osso do carpo.
Ossos achatados (planos, laminados): São ossos com equivalência entre largura e comprimentos, que se sobressaem a espessura que é reduzida. Composto por duas laminas paralelas de tecido ósseo compactado, com camada de osso esponjoso entre elas. Exemplo: Frontal e Pariental.
Ossos irregulares: São ossos cuja a sua forma não é associada a nenhuma forma geométrica ou mensura exata de suas dimensões, pois são peculiares. Formado por tecido esponjoso fechado dentro de uma fina camada de osso compactado. Exemplo: Vertebras.
Por que Henry está mais propenso a quebrar um osso do que outros homens da sua idade?
Segundo o diagnóstico, Henry não tem o costume de comer alimentos saudáveis e também não costuma praticar exercícios. O corpo precisa de manutenção, com a ausência de alguns nutrientes necessários o corpo vai perdendo a viscosidade. No caso de Henry ele tem ausência de laticínios que é fundamental para o funcionamento dos ossos. Então se compararmos Henry com outro homem de sua idade que tenha o costume de praticar exercícios e tenha uma alimentação saudável, com certeza Henry sempre está mais propenso a quebrar um osso, por conta do estilo de vida saudável que ele não segue.
Como os hábitos alimentares de Henry contribuíram para sua baixa densidade óssea?
O consumo exagerado de alguns alimentos e bebidas podem gerar diversos problemas e até matar aos poucos. Refeições prontas e congeladas como, por exemplo, lasanha e pizza, são ricos em gordura saturada e fazem subir os níveis do colesterol, além de aumentar o risco para doenças cardiovasculares e da pressão arterial, isso devido a quantidade exagerada de sódio encontrados nesses alimentos. Os embutidos (salsicha, linguiça, mortadela, presunto, salame) também entram na lista de alimentos que contêm excesso de sódio, além dessas doenças, os alimentos com muitos conservantes podem causar alergias e problemas estomacais.
Otimizar a formação de massa óssea é uma das prioridades para o organismo. É essencial a ingestão de cálcio, flúor, ferro, zinco, fósforo, magnésio, ácidos graxos ômega-3, vitaminas C, D, K, B6, B12 e ácido fólico. Resultados de estudos científicos demonstram que o cálcio, as fibras e os ácidos graxos têm participação ativa na manutenção da densidade óssea.
Todos esses elementos vão sendo reduzidos com o avançar da idade e sofrem uma queda percentual muito maior, quando uma pessoa se aproxima dos 60 anos de idade. Além de fortalecer os ossos, o cálcio também é responsável pelo bom funcionamento dos músculos, inclusive o coração e o diafragma, e até pelos impulsos nervosos do cérebro. Na falta dele, o organismo tira o cálcio das reservas que se encontram no esqueleto.
Os níveis de paratormônio (PTH) de Henry estariam abaixo do normal, na média, ou acima do normal? Justifique.
Na média. O metabolismo de cálcio nele estava normal e que os níveis de cálcio no sangue estão adequadamente regulados.
Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Matriz_%C3%B3ssea
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/tecido-osseo.htm
https://www.auladeanatomia.com/novosite
http://www.anatomiadocorpo.com/
www.guianews.com.br
www.maisequilibrio.com.br
www.labtestsonline.org.br

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes