Buscar

papada agora

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Exercícios Civil 
QUESTÃO DISSERTATIVA 01: Alqueire (do árabe al kayl) designava originalmente uma das bolsas de carga que se punham, atadas, sobre o dorso dos animais para transporte de carga. Logo, o conteúdo daquelas cestas ou bolsas, mais ou menos padronizadas, foi tomada como medida de grãos. Depois acabaram designando a área de terra necessária para o plantio de todas as sementes. Em São Paulo prevalecia o entendimento de que a medida agrária deveria representar apenas um dos alqueires originais. Em Minas Gerais prevaleceu o entendimento de que deveria representar o par de alqueires. Por essa razão, até hoje se conhecem como alqueire paulista a área correspondente a 24.200 metros quadrados e alqueire mineiro, que corresponde a 48.400 metros quadrados (Fonte: Wikipedia, verbete ‘alqueire’, com adaptações). Considere que João, pactue um contrato de arrendamento (aluguel) de certo terreno, com Pedro. João tem domicílio em São Paulo; Pedro, em Minas Gerais. Ambos negociam à distância, a partir de seus respectivos domicílios. O terreno é situado em Minas Gerais. A negociação se baseia na área do terreno. João propõe o arrendamento de 10 alqueires, por R$ 5 mil. Pedro aceita, mas considera que o preço deva ser R$ 4.500,00. O negócio é fechado nos termos de Pedro. Ao executar o contrato, Pedro encontra um terreno de 242.000 m2. Pedro questiona João, afirmando que o terreno tem a metade do tamanho ofertado. Na justiça, determinou-se que, à falta de cláusula contratual específica, deve-se ser aplicada a medida do local do contrato. Neste contexto, analise o caso com base na teoria da formação dos contratos e determine quem deverá ser vitorioso na lide.
- Pedro deverá ser o vencedor da lide, pois no momento da contraproposta o mesmo torna-se o policitante da relação contratual. Portanto, conforme o regulamentado pelo Código Civil o lugar do contrato será definido em razão da proposta. Com base nas informações do texto e considerando o entendimento da área correspondente a um alqueiro de Minas Gerais, Pedro deveria ter encontrado um terreno com do dobro do entregue a ele, ou seja, os 10 alqueiros possuem extensão de 484.000 metros quadrados, e não os 242.000 metros entregue. 
QUESTÃO DISSERTATIVA 02: 
João, comprador, negocia com Pedro, vendedor, a compra e venda de imóvel. No caso, aplica-se a regra geral que impõe a forma de escritura pública como requisito de validade do negócio. João e Pedro realizam, antes da venda definitiva, uma promessa de compra e venda do referido imóvel. Fazem essa promessa em escritura particular. Também se ajusta no contrato de promessa que Pedro, em 15 dias, indicará terceira pessoa a substituí-lo no contrato. O contrato de promessa não é registrado na matrícula do imóvel. No prazo estipulado, Pedro indica José, que manifesta sua aceitação por e-mail. Após pago o preço fixado na promessa, o vendedor, Pedro, se recusa a assinar a escritura pública de compra e venda definitiva. José entra com ação contra Pedro, requerendo que o juiz, por sentença, adjudique (atribua) o imóvel diretamente a ele, José. Pedro se defende alegando (a) que a promessa de compra e venda é nula porque não foi feita por escritura pública; (b) que José é parte ilegítima, pois sua aceitação não foi feita por escritura pública; (c) que José não pode requerer a adjudicação por não ter feito o registro do contrato de promessa; (d) que José não pode forçá-lo a realizar o contrato definitivo, podendo apenas exigir multas rescisórias e satisfação de perdas e danos. Diante do caso, analise (na ordem e separadamente) os argumentos de Pedro, determinando se procedem ou não.

Outros materiais