Buscar

FARMACOTECNICA 1.docx

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201513629014)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(IBFC-2016) Medicamento é o produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico. Um medicamento é uma especialidade farmacêutica quando atender à definição apresentada numa das alternativas abaixo, assinale a correta.
		
	
	Realizar assepsia das mãos a fim de facilitar a sua utilização, e obter o efeito terapêutico desejado, com características apropriadas a uma determinada via de administração.
	
	For uma preparação oriunda da forma farmacêutica básica ou da própria droga e obtida pelo processo de dinamização.
	 
	For uma substância ou matéria-prima que tenha finalidade medicamentosa ou sanitária.
	
	For um produto cujo estado final de apresentação, que os princípios ativos farmacêuticos possuirão, após uma ou mais operações farmacêuticas, executadas com ou sem a adição de excipientes apropriados.
	 
	For um produto oriundo da indústria farmacêutica com registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária e disponível no mercado.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512629874)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Dentre os processos de controle de qualidade na fabricação de comprimidos existem dois que irão interferir diretamente no processo de revestimento destes comprimidos são eles:
		
	 
	Friabilidade e Dureza
	
	Dureza e Peso Médio
	 
	Dissolução e Desintegração
	
	Friabilidade e Peso Médio
	
	Desintegração e Peso Médio
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513513972)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	07- Como forma farmacêutica, os granulados são classificados em: (A) Granulados ou grânulos efervescentes (B) Granulados ou grânulos revestidos (C) Granulados ou grânulos gastrorresistentes (D) Granulados ou grânulos de liberação modificada
(----) São preparados com excipientes com a propriedade de controlar a liberação do fármaco veiculado. Sua principal função é modificar a velocidade e/ou local de liberação e/ou tempo de liberação do ingrediente ativo.
(----) São granulados de liberação retardada, preparados de modo a resistir sem alteração ao suco gástrico e desintegrar liberando o ingrediente ativo no fluido intestinal.
(----)São granulados compostos geralmente por uma mistura de uma substância ácida (ex: ácido cítrico e/ou tartárico) com carbonato ou bicarbonato de sódio que na presença de água libera gás carbônico.
(----) São constituídos por grânulos recobertos por um ou mais tipos de excipientes (ex: goma arábica, PVP)
A seqüência correta será:
		
	
	A - B - D - C
	
	B - C - A - D
	 
	D- C - A - B
	
	A - B - C - D
	
	C- D - B - A
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512629898)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Na preparação de comprimidos e cápsulas, podemos dizer que os excipientes que melhoram o fluxo do material para as matrizes ou envólucros, impedindo que fiquem aderidos no maquinário, são os:
		
	
	diluentes
	 
	lubrificantes
	
	compactantes
	
	aglutinantes
	 
	desintegrantes
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513309092)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os parabenos, como o metilparabeno e o etilparabeno são amplamente utilizados em soluções farmacêuticas de administração por via oral, estes agentes atuam como:
		
	 
	Apenas conservantes
	
	Conservantes e tensoativos
	
	Conservantes e anti-oxidantes
	
	Corretores de pH e conservantes
	 
	Conservantes, anti-oxidantes e tenso-ativos.

Outros materiais

Perguntas Recentes